Ser pastor é algo que vem de dentro da alma, não apenas do conhecimento. Ser pastor é sentir paixão pelas almas. É desejar a salvação de alguém de forma tão intensa, que nos leve à atitude solidária de repartir as boas-novas com ele. É chorar pelos que se mantém rebeldes.
Ser pastor não é só ministrar e viver a palavra de Deus diariamente, nem apenas ser um bom conselheiro. Ser pastor é envolver seu rebanho de amor e ser um exemplo de quão maravilhoso é andar no caminho do Senhor o tempo inteiro. A sua presença é um presente de Deus nas nossas vidas.
A natureza do que os pastores e suas famílias realizam é ímpar. Deus lhes confiou uma das responsabilidades mais preciosas: cuidar de Sua igreja. Quando eles deixam de cumprir esse dever, os membros da igreja são prejudicados. Nesse contexto, a família pastoral tem uma grande responsabilidade diante de Deus e da igreja a que serve. A igreja, por outro lado, precisa orar por eles e apoiá-los em seu trabalho.
O mês de outubro foi designado pelos cristãos em todo o mundo como o Mês de Apreciação dos Pastores. Assim como outras profissões são homenageadas durante o ano, oficialmente, foi escolhida uma data para homenagear os pastores e aqueles que realizam a obra ministerial. A Igreja Adventista do Sétimo Dia comemora o Dia do Pastor Adventista e das Vocações Ministeriais, sempre no penúltimo sábado de Outubro, como merecido tributo a nossos pastores.
Sugestões de homenagem aos pastores
- Faça planos para celebrar o Dia do Pastor em sua igreja.
- Dedique uma oração especial aos pastores e suas famílias.
- Entreviste a família pastoral.
- Apresente uma música que a família pastoral mais aprecie.
- Escreva uma carta ou prepare um cartão especial assinado pelos membros/oficiais da igreja.
- Convide a família pastoral para uma refeição.
- Faça uma ligação telefônica, envie um texto, e-mail ou mensagens através das mídias sociais a seu pastor nesse dia.