Antes de ter um nome ou uma organização formal, o movimento adventista já tinha uma escola: A Escola Sabatina. Desde o início, os adventistas guardadores do sábado se dedicaram a estudar profundamente a Bíblia. Nesse contexto, “Tiago White foi quem desenvolveu e publicou as primeiras lições de Escola Sabatina, começando em 1852, na edição inaugural de The Youth’s Instructor. Ele também organizou a primeira Escola Sabatina em Rochester, Nova York, em 1852” (Enciclopédia de Ellen G. White, p. 869).
No início, a Escola Sabatina estava direcionada exclusivamente para o crescimento espiritual dos jovens através do estudo da Bíblia, mas mais tarde se tornou o centro de desenvolvimento de missionários para cumprir a missão local e mundial. Atualmente, é a maior escola do mundo, com mais de 22 milhões de alunos em 209 países.
Ellen White escreveu: “O objetivo da Escola Sabatina deve ser a conquista de almas” (CES, p. 61). Esse esforço deveria ter dois objetivos: 1) interno: fortalecer a vida espiritual da igreja através do estudo da Bíblia, e 2) externo: cumprir a missão de conquistar almas para Cristo.
* A Igreja Adventista comemora o aniversário da Escola Sabatina, sempre no segundo sábado de outubro.
Ao celebrarmos os 170 anos da Escola Sabatina, desejamos voltar ao propósito para o qual Deus criou a Escola Sabatina: ser um agente ganhador de almas no qual os membros da igreja são treinados para cumprir a missão.