EDUCAÇÃO ADVENTISTA: PARCEIRA NA FORMAÇÃO DOS VALORES DA FAMÍLIA

Restaurar no homem à imagem de seu Autor, levá-lo de novo à perfeição em que fora criado, promover o desenvolvimento do corpo, espírito e alma para que se pudesse realizar o propósito divino da sua criação — tal deveria ser a obra da redenção. Este é o objetivo da educação, o grande objetivo da vida (White, 2008, p.15). Em 2017, participei da inauguração do Colégio Adventista de Campo Grande em Cariacica, Espírito Santo. Centenas de famílias estavam reunidas na quadra do colégio, aguardando com expectativa os diferentes atos protocolares. O que as famílias estavam esperando deste momento? Quais eram as mensagens que estavam aguardando?

Diversos discursos foram apresentados, porém quando um dos palestrantes declarou que nesta escola é defendido o princípio de que “criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gên. 1:17), as famílias ficaram emocionadas e começaram a aplaudir com intensidade. O que teve esta frase que despertou este sentimento?

Nos tempos em que vivemos, as famílias vêm sendo atacadas por diversas correntes filosóficas que colocam em risco os seus valores fundamentais. O pós-modernismo, relativismo, secularismo, marxismo e evolucionismo, vêm ganhando espaço a cada dia, criando novos conceitos relacionados à identidade de gênero, que colocam em risco o conceito divino de uma família saudável. Manter famílias saudáveis, famílias onde os valores bíblicos sejam praticados, “onde o contentamento, a cortesia e o amor” fazem habitação e “que a paciência, a gratidão e o amor mantenham no coração a luz solar” (White, 2013, p.393), é cada vez mais um grande desafio.


MAS O QUE DEFINE CONCEITUALMENTE UMA FAMÍLIA SAUDÁVEL?
Segundo Swindoll (2014), uma família saudável se caracteriza por membros que estão comprometidos, passam tempo juntos, comunicam-se frequentemente, trabalham juntos nas dificuldades, expressam palavras de encorajamento, têm comunhão com Deus, confiam uns nos outros e desfrutam de liberdade.

PELA COSMOVISÃO ADVENTISTA, TER DEUS COMO BASE É O MAIS IMPORTANTE, JÁ QUE “TODO O SABER E DESENVOLVIMENTO REAL TÊM SUA FONTE NO CONHECIMENTO DE DEUS.” (WHITE, 2008, P.14).


Esse principio deve ser ensinado nos diferentes âmbitos educacionais, sendo o lar o primeiro deles. Assim, é de fundamental importância que as famílias entendam o conceito de uma educação cristã, baseado em princípios divinos e valores bíblicos.

White (s.d.) afirma que “o treinamento inicial das crianças é um assunto que todos devem estudar cuidadosamente. Como pais e mães, devemos nos treinar, disciplinar e preparar, assim como aos nossos filhos, para a futura herança imortal”.

Se, como pais, entendermos este princípio, desejaremos continuar com esta educação em instituições que garantam o aprimoramento e fortalecimento dos ensinos do lar.

QUEM PODERIA DAR A CONTINUIDADE A EDUCAÇÃO COM VALORES?


Para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, “a educação compreende não somente a disciplina mental, mas aquele cultivo que garante a sã moral e o correto comportamento (White, 2007b, p.51). Assim, para a educação adventista, “Educar é redimir”, pois “no mais alto sentido, a obra da educação e da redenção são uma” (White, 2008, p.30). Nenhuma outra rede educacional procura este fim tão elevado, nobre e santo. Para esta formação, a educação adventista toma como base a Bíblia, que ocupa o primeiro lugar no plano curricular, já que “a religião da Bíblia é a única salvaguarda dos jovens” (White, 2007b, p.61).

Também, desde 2008, é promovido anualmente um Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual (PMDE), que tem por objetivo fortalecer a formação em valores de uma família saudável. Desde 2016, a cada ano é selecionada uma das 28 crenças fundamentais da Igreja Adventista para ser trabalhada em nível temático.

No próximo ano, o PMDE promoverá a crença fundamental número 6, ou seja, a criação, resgatando o princípio de que “Deus criou o universo; e, em uma criação recente, que durou seis dias, o Senhor fez “os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há” e descansou no sétimo dia. O primeiro homem e a primeira mulher foram formados à imagem de Deus como obra-prima da criação”.


ASSIM, A EDUCAÇÃO ADVENTISTA É A MAIS SÓLIDA PARCEIRA NA FORMAÇÃO DOS VALORES DE UMA FAMÍLIA SAUDÁVEL. “QUANDO DEVIDAMENTE DIRIGIDAS, AS ESCOLAS SERÃO O MEIO DE ERGUER O ESTANDARTE DA VERDADE NOS LUGARES EM QUE FUNCIONAM; POIS AS CRIANÇAS QUE RECEBEREM EDUCAÇÃO CRISTÃ, SERÃO TESTEMUNHAS DE CRISTO”. (WHITE, 2007A, P.215).


Sócrates Quispe-Condori é diretor sssociado do Departamento de Educação, Divisão Sul Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia.