ALIVIANDO O SOFRIMENTO


Texto bíblico: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma” (3 João1:2).


Reflexão: Neste mês, dedicado aos intercessores da terceira idade, não podemos esquecer de mencionar um grupo que carece muito de nossas orações – os enfermos da igreja e da comunidade. Se existe um motivo, hoje em dia, para o qual a oração intercessora é extremamente necessária, esse motivo é a saúde. É quase impossível participar de um culto de oração hoje em dia sem ouvir de quase todas as pessoas um pedido pela saúde de um ente querido.

As consequências do pecado têm levado milhões de pessoas à morte precoce ou a uma vida de lutas combatendo doenças e enfermidades. Se pararmos para olhar ao nosso redor, o quadro é desesperador. Como filhos de Deus, no entanto, devemos desejar saúde ao nosso próximo, saúde espiritual, bem como saúde física. Interceder pelos enfermos e aflitos faz parte da missão da igreja.

“Por toda parte ao nosso redor se ouvem lamentos de um mundo em tristeza. De todos os lados há necessitados e opressos. Pertence-nos ajudar a aliviar e suavizar as durezas e misérias da vida. Unicamente o amor de Cristo pode satisfazer as necessidades da alma. Se Cristo está habitando em nós, o nosso coração estará cheio de divina simpatia. As fontes contidas do amor fervente semelhante ao de Cristo, serão franqueadas.

“Há muitas pessoas a quem a esperança abandonou. Restituí-lhes a luz. Muitos perderam a coragem. Falai-lhes palavras de ânimo. Orai por eles. Há os que necessitam do pão da vida. Lede-lhes da Palavra de Deus. Há muitos enfermos da alma, os quais nenhum bálsamo terrestre pode alcançar nem médico levar cura. Orai por essas almas. Levai-as a Jesus. Dizei-lhes que há Bálsamo e Médico em Gileade” (Profetas e Reis, p. 369).

Podemos alcançar os sofredores de três maneiras principais: oferencendo palavras de ânimo, intercedendo em nossas orações e repartindo da Palavra de Deus para que tenham um encontro com o Médico dos médicos. Há, no entanto, uma outra maneira de ajudar as pessoas a restabelecer ou evitar problemas de saúde: a reeducação dos hábitos de saúde, e esse é um chamado a todo membro de igreja, da criança ao idoso.

“Em quase toda comunidade há grande número de pessoas que não frequentam qualquer culto ou igreja. Se devem ser alcançadas pelo evangelho, este deve ser levado a seus lares. Não raro é o alívio de suas necessidades físicas o único caminho pelo qual se pode deles aproximar” (Medicina e Salvação, p. 246).

“Os que se empenham em trabalho de casa em casa, encontrarão ocasiões para servir em muitos sentidos. Devem orar pelos doentes, e fazer tudo ao seu alcance para aliviá-los dos sofrimentos. Trabalhem eles entre os humildes, os pobres e oprimidos. Devemos orar pelos desamparados e com eles, esses que não têm força de vontade para dominar os apetites degradados pela paixão…. Supram-se primeiro suas necessidades materiais. Ao verem as demonstrações de amor abnegado de nossa parte, mais fácil lhes será crer no amor de Cristo” (Testemunhos para a Igreja, v. 6, p. 83, 84).

Orientar os que sofrem a buscar um estilo de vida saudável de acordo com a vontade de Deus, além de promover seu bem-estar físico é uma das melhores portas para levar o evangelho. Hoje em dia, todos precisam se envolver na obra médico-missionária, sendo praticantes da verdade que pregam, bem como portadores dessa mensagem aos que estão sofrendo.

Pode ser que alguns doentes estejam em um estágio muito avançado da doença devido a práticas intemperantes do passado, mas ainda assim a mensagem de saúde pode ser a porta para um encontro com Deus que poderá ser sua única possibilidade de salvação. Que Deus nos ajude a dar esse passo a mais ao interceder pelos sofredores, para que sua recuperação seja completa: física, mental e espiritual.

Atividade: Escreva em seu diário de oração o nome de pessoas que estão sofrendo com problemas de saúde. Ore por essas pessoas e busque maneiras de ajudá-las. Se não souber o que fazer, procure ajuda com o Ministério da Saúde ou profissionais de saúde que tenham esses princípios.