Texto bíblico: “E tudo que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão” (Mateus 21:18, NVI).
Reflexão: Existem algumas pessoas em sua vida que são muito especiais. Elas estão todos os dias com você, cuidando de você, dando-lhe carinho e tudo que você precisa. Você já sabe de quem estamos falando? De seus pais, ou daqueles que cuidam de você.
Se você tivesse muito dinheiro e pudesse dar o melhor presente do mundo para essas pessoas que você ama, o que daria? Quem sabe de uma casa bem bonita, um carro novo, ou muitos presentes que elas gostam. Sabe? Deus pode e quer dar tudo isso e muito mais às pessoas. Deus quer dar a elas uma vida eterna nas lindas mansões que ele foi preparar no Céu.
Quando alguém que você ama passa por necessidades, ou precisa resolver algum problema, você se lembra de orar por ela? O texto bíblico de hoje diz que tudo que você pedir, se você crer, você receberá. Será que isso quer dizer que, se você pedir muito dinheiro ou um carro novo, Deus vai realmente lhe dar?
Um dia Jesus estava ensinando sobre a oração e ele usou um exemplo meio estranho para explicar. Ele disse: “Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem pedir.” (Lc11:11).
Jesus queria que as pessoas entendessem que Deus sempre responde nossas orações da melhor maneira possível, mas essa reposta pode não ser exatamente o que pedimos. Por exemplo, se você pedisse muito dinheiro para Deus e Ele lhe desse, e esse dinheiro fizesse você se afastar de Jesus, isso seria bom? Com certeza, não. É por isso que às vezes Deus responde nossas orações, mas não do modo como pedimos.
Às vezes, também, a resposta de Deus não vem na hora que queremos. Por exemplo, você pode pedir que Deus ajude o papai a conseguir um emprego, e pode demorar muito tempo até que ele consiga o emprego. Isso quer dizer que Deus não está ouvindo sua oração? Com certeza não. Quer dizer que ele sabe a melhor hora para responder. “Quando nossas orações parecem não ter resposta, devemos apegar-nos à promessa, pois o momento da resposta chegará e receberemos a bênção de que mais necessitamos” (Esperança para Viver, p. 84, 85).
Outras vezes ainda, parece que Deus não responde nossas orações. Por exemplo, quando a vovó fica doente e a gente ora pedindo que Deus a cure, mas ela não sara e acaba morrendo. Será que Deus deixou aquela oração escapar e por isso não foi atendida? Não. Deus sempre ouve e sempre responde todas as orações. Algumas das respostas nós só vamos entender no Céu. E sabe de uma coisa? Lá nós vamos entender por que muitas coisas tristes aconteceram em nossa vida e vamos concordar com Deus que aquela tinha sido a melhor resposta que Ele podia dar.
Com tudo isso, aprendemos que, para interceder por alguém, é preciso ter fé, é preciso acreditar que Deus vai responder na hora certa, e também da melhor maneira possível, mesmo que não seja como queremos.
Pense em seus pais e nas pessoas que você mais ama. Que tipo de necessidade eles estão passando? Precisam de um emprego? De um carro novo? De dinheiro para pagar as dívidas? Então, ore sobre isso todos os dias, pedindo para Deus ajudá-los a resolver o problema e acredite que Deus vai responder sua oração, porque Ele vai, da melhor forma possível.
Atividade: Faça um pedido específico para Deus hoje por seus pais ou por alguém especial em sua vida. Escreva em seu diário de oração ou em um cartãozinho e mantenha esse pedido em um lugar especial. Pode ser em sua Bíblia ou debaixo do travesseiro. Ore diariamente por esse pedido e preste atenção para ver quando ele será atendido. Se a resposta não for do jeito que você gostaria, ore e peça a Deus para ajudá-lo(a) a entender.