Texto bíblico: “Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria” (Malaquias 4:2).
Reflexão: A ligação entre a escuridão e a depressão já é algo bem estabelecido na comunidade científica. A revista Scientific American traz um artigo intitulado “Como a Privação da Luz Causa Depressão”, no qual comenta um estudo realizado por neurocientistas da Universidade da Pensilvânia. Durante o estudo, ratos foram mantidos no escuro por seis semanas. Os animais não apenas exibiram comportamento depressivo, mas também sofreram dano nas regiões cerebrais que normalmente ficam inativas em humanos durante uma crise de depressão.
Gary Aston-Jones, o principal pesquisador neste estudo, especula que os efeitos da escuridão induzida resultam de um distúrbio no relógio do corpo humano. Ele diz que “quando o sistema circadiano não recebe uma quantidade normal de luz, como resultado ele pode provocar mudanças nos sistemas cerebrais que regulam a disposição da pessoa”.
Ao refletirmos sobre esse estudo, fazendo uma comparação com as trevas espirituais, podemos entender um pouco mais sobre a atitude de certas pessoas que entram em “depressão espiritual”. É muito comum hoje em dia encontrarmos pessoas que frequentam a igreja, mas não tem uma vida vibrante com Jesus. Outras, em estado mais grave, podem até já ter parado de frequentar a igreja devido a essa depressão espiritual.
No texto bíblico de hoje lemos que a luz do Sol da Justiça na vida das pessoas fará com que elas saiam rejubilando e saltando como bezerros soltos da estrebaria. Por outro lado, quando uma pessoa não sente essa luz em sua vida, ela se encontra em trevas, e isso afeta sua saúde espiritual. Agora como nós podemos ajudar essas pessoas que se encontram em trevas?
“Muitos há que não têm mais esperança. Dai-lhes novamente a luz do Sol. Muitos perderam o ânimo. Dizei-lhes palavras de conforto. Orai por eles. Há os que carecem do pão da vida. Lede-lhes da Palavra de Deus. Muitos padecem de uma enfermidade da alma que bálsamo nenhum pode restaurar, médico algum curar. Orai por essas pessoas, encaminhai-as a Jesus. Contai-lhes que há um bálsamo e um Médico em Gileade” (Parábolas de Jesus, p. 227).
O tratamento para a depressão espiritual inclui as seguintes intervenções: palavras de conforto e oração intercessora. Uma dieta do Pão da vida e consultas com o Médico em Gileade podem trazer a cura de que precisam. Para que esse tratamento aconteça, porém, alguém precisa ser o instrumento que levará o Médico dos médicos até o paciente, e esse instrumento pode ser você.
Lembre-se que “A luz é uma bênção, uma bênção universal a derramar seus tesouros sobre um mundo ingrato, injusto e pervertido. Assim é com a luz do Sol da Justiça. A Terra toda, envolvida embora nas trevas do pecado, do infortúnio e da dor, deve ser iluminada com o conhecimento do amor de Deus. A luz que brilha do trono do Céu não deve ser excluída de nenhuma seita, categoria ou classe de pessoas” (Profetas e Reis, p. 369). Que Deus o(a) abençoe e o(a) ajude a ser um(a) portador de luz para as pessoas que ainda se encontram em trevas.
Atividade: Comece a observar as pessoas em sua igreja Note especialmente as que parecem estar desanimadas ou as faltosas. Procure visitá-las e, conversar com elas e oferecer a elas o tratamento indicado pelo Céu. Acima de tudo, ore por elas regularmente para que o Sol da Justiça resplandeça mais uma vez em sua vida.