Texto bíblico: “E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas…” (Apocalipse 21:5). Reflexão: No mês de prevenção contra o abuso, vamos nos lembrar també
m das mulheres, outro grupo que faz parte do triste quadro de abuso no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 7% das mortes de mulheres até 44 anos de idade no mundo ocorrem como resultado de violência. Em alguns países, até 69% das mulheres relatam terem sido agredidas fisicamente e até 47% declaram que sua primeira relação íntima foi forçada.
Vamos analisar hoje duas maneiras de ajudar mulheres que sofreram abuso a encontrar cura e restauração. A primeira delas é criar oportunidades para que elas compartilhem sua dor.
1. Escute – Ao conversar com uma mulher ferida emocionalmente, fique em silêncio e apenas escute.
2. Não tente resolver o problema – Já é difícil o bastante para essa pessoa compartilhar sua história. Imagine responder perguntas sobre detalhes físicos e logísticos do evento.
3. Pergunte sobre a saúde física e mental dela – Conversar com ela sobre como ela se sente ou em que estágio se encontra em seu processo de cura pode ser útil. Pode ser uma maneira dela desabafar.
4. Abstenha-se de minimizar a experiência da sobrevivente – Comentários como “bem, pelo menos não foi pior” ou “pelo menos isso não aconteceu” podem soar como desconsideração. Evite-os!
5. Não faça comentários que indiretamente culpam a sobrevivente – Perguntas como “O que você estava usando?” “Onde estava?” podem fazer com que as sobreviventes se culpem e, portanto, deixá-las mais confusas e isoladas.
6. Não faça fofocas – Ao compartilhar a história, a sobrevivente mostra que confia em você. Por isso, trate a informação com sensibilidade. Não faça fofocas sobre isso com outros e respeite a privacidade dela. (Fonte: Geledes.org.br)
Quando auxiliamos pessoas que passam pela dor de um abuso, estamos sendo embaixadores de Deus para essas pessoas. Deus ama cada ser humano e deseja sua felicidade. “Os seres humanos são propriedade do Senhor, e qualquer ato que os corrompa constitui terrível insulto a Jesus Cristo, que ofereceu a vida em favor destas preciosas almas para que não perecessem em seus pecados, mas obtivessem a vida eterna…” (Testemunhos Sobre Conduta Sexual, Adultério e Divórcio, p. 126).
A segunda maneira de ajudar vítimas do abuso é orar por sua cura e restauração. Apenas Deus pode prover a cura e a salvação dessas pessoas. Só Ele pode tomar um coração quebrantado pela dor e humilhação e transformá-lo em um coração puro novamente. Só Deus pode renovar os sentimentos que foram destruídos para que a pessoa seja capaz de amar novamente. Só Deus pode fazer todas as coisas novas – até mesmo vidas que um dia foram destruídas, mas nós podemos fazer parte desse processo sendo intercessores por essas vidas que necessitam de cura e restauração.
Atividade: Se você conhece alguém que carrega o peso de um abuso, escreva o nome dessa pessoa em seu diário de oração e procure ajudá-la a encontrar cura e restauração.