Texto bíblico: “E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção” (Filipenses 1:9).
Reflexão: “Se somos corteses e gentis no lar, levaremos conosco a graça de uma agradável disposição quando fora do lar. Se manifestamos compreensão, paciência, mansidão e coragem no lar, estaremos aptos a ser luzes no mundo” (O Lar Adventista, p. 429).
É importante conhecermos as diferenças que existem entre o homem e a mulher, principalmente na área da comunicação. A maioria dos problemas de relacionamento começa com a falta de compreensão ao nos comunicarmos.
No relato da criação em Gênesis 2, vemos que o homem e a mulher foram criados de matérias-primas diferentes. O homem, do pó da terra e a mulher da costela do homem. Somos diferentes na essência, e compreender essa verdade é a base para uma vida feliz a dois.
Os homens, por exemplo, têm uma visão totalmente espacial (enxergam as coisas como um todo), enquanto as mulheres têm uma visão periférica (enxergam detalhes ao seu redor). Os homens usam mais a razão, e as mulheres, mais a emoção. Os homens tendem a ser mais objetivos, vão direto ao ponto, e as mulheres costumam fazer mais rodeios para atingir o ponto. A comunicação do homem costuma ser resumida enquanto a da mulher é bem detalhada. Poderíamos fazer uma lista grande de diferenças que são facilmente identificadas através de gestos, olhares, da respiração e até mesmo da falta de reação. Essas diferenças podem ocorrer tanto na esfera física, emocional, social quanto na espiritual. Por exemplo, a mulher pode levar uma hora para fazer seu devocional enquanto o homem pode em meia hora encontrar uma conexão com Deus para seu dia.
Apesar de até notarmos essas diferenças, podemos correr o risco de nos acomodar e permanecer indiferentes a elas, quando na verdade algumas delas são falhas de caráter que precisam ser corrigidas. A oração intercessora por nosso cônjuge é uma da únicas ferramentas que podemos usar quando é necessária uma transformação do caráter.
Muitas vezes, no intuito de resolver problemas, usamos cobranças, críticas e ameaças com nosso cônjuge. Mas essas atitudes jamais poderão levar alguém a uma mudança positiva. Essas armas não pertencem a Deus; são armas do inimigo que apenas causam uma separação e distanciamento ainda maior. Em vez de usá-las, escolha usar a arma de Cristo, a oração intercessora.
Seja paciente e ore por sua esposa diariamente quando notar traços de caráter que precisam ser mudados ou quando se incomodar com diferenças que existem entre vocês. Faça das dificuldades em seu cônjuge um motivo de oração hoje e testemunhe o poder de Deus transformando seu casamento. “Alcançar a devida compreensão da relação matrimonial é obra da vida inteira. Os que se casam ingressam numa escola onde nunca, nesta vida, se diplomarão” (Conselhos para a Igreja, p. 129).
Atividade: Junto com sua esposa , identifique quais são as diferenças de comunicação que existem entre vocês. Ore a Deus para que, assim como você, sua esposa também compreenda essas diferenças e receba de Deus força para mudar o que precisa ser mudado.