Nabal teve sorte, pois não poderia encontrar uma esposa melhor. Mas Abigail, não poderia ter encontrado um esposo pior.
Nabal era um homem completamente sem noção e insultava a todos. Porém, certo dia ele insultou a pessoa errada: Davi… O servo fiel de Jeová a quem Samuel, o profeta, tinha ungido, revelando que Davi era o escolhido de Deus para substituir o Rei Saul.
Nessa época Davi estava lutando para sobreviver, pois estava fugindo do ciumento Rei Saul. Davi e seus homens tinham de caçar para comer e enfrentavam muitas dificuldades.
Como dava muito trabalho alimentar todos homens no ermo, Davi enviou dez mensageiros a Nabal, pedindo ajuda. Davi escolheu o momento certo, pois fez isso em uma época festiva da tosquia que era comum fazer banquetes e demonstrar generosidade. Davi também escolheu bem as palavras, usando termos respeitosos e até se referiu a si mesmo como “teu filho Davi”, reconhecendo respeitosamente o fato de Nabal ser mais velho. Mas em vez de ajudar, Nabal insultou Davi e o tratou como um ser insignificante.
Davi então enfureceu-se e ordenou aos seus homens: ”Cingi-vos cada um da sua espada!”. Armados, Davi e 400 de seus homens saíram para lutar. Ele jurou que eliminaria todos os homens da casa de Nabal.
Com isso, Abigail pensou e agiu rápido. Ela preparou um presente generoso para Davi e seus homens. Incluía pão, vinho, carne de ovelha, grãos torrados, tortas de passas e de figos. Fica claro que Abigail sabia bem o que tinha à sua disposição e era uma excelente dona de casa. Então ela mandou seus servos ir na frente – de encontro a Davi – com as provisões, depois seguiu sozinha. E, por saber que seu marido era insensato, não contou nada a ele.
Isso não significa que Abigail se rebelou contra a chefia que Nabal tinha sobre seu lar, mas que Nabal havia agido iniquamente contra um servo ungido de Deus e essa ação poderia resultar na morte de muitos membros inocentes da casa de Nabal. Se Abigail não tivesse feito nada, teria sido conivente com a ação de seu esposo e se tornado culpada como o marido.
Lembre-se: Devemos colocar a submissão à Deus acima da submissão ao nosso marido.
Abigail então se encontrou com Davi e apressou-se em descer do jumento e imediatamente se curvou diante de Davi, suplicando por misericórdia em favor de seu marido e os homens de sua casa. Ela assumiu a responsabilidade de tudo o que havia acontecido e pediu perdão a Davi. Ela soube usar palavras gentis, sábias e tocantes, para que Davi mudasse de ideia.
Davi louvou a Deus por ter enviado Abigail de encontro a ele, aceitou os presentes, reconheceu a sensatez de Abigail, a agradeceu por ter impedido-o de entrar em uma guerra que após o faria sentir culpa de sangue. Ele também disse: “Sobe em paz para a tua casa”, e humildemente acrescentou: “Escutei a tua voz.” — 1 Sam. 25:32-35.
Ao chegar em casa, Abigail sabia que precisaria ter coragem para contar para seu esposo sobre os presentes que ela havia dado a Davi e sobre seu encontro com ele. Porém, Nabal estava totalmente embriagado. Abigail mais uma vez agiu com sabedoria e deixou para contar no outro dia de manhã, pois Nabal estaria mais sóbrio para entender o que ela tinha a dizer.
Abigail foi até ele e contou tudo. Sem dúvida, ela já esperava uma reação explosiva e talvez violenta. Mas Nabal ficou sentado, imóvel.
Dez dias depois, Nabal veio a falecer. Sua morte não foi consequente de um mero problema de saúde, mas sim porque o próprio Deus havia entrado com providência (1 Sam 25:38). Com isso, o casamento de Abigail que parecia um pesadelo, chegou ao fim.
Quando Davi soube da morte de Nabal, ele enviou seus mensageiros a Abigail com uma proposta de casamento. Abigail então aceitou o pedido e casou-se com Davi.
Abigail foi um exemplo de mulher sábia e sensata. ❤️