CRISTO NO CORAÇÃO


Os cristãos da Galácia, Paulo escreveu: “Logo, já não sou eu quem vive, mas
Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no
Filho de Deus, que me amou e Se entregou por mim” (Gl 2:20). Esta é uma das
declarações mais contundentes do apóstolo Paulo: “Cristo vive em mim.”

“Cristo no coração: segredo de uma liderança espiritual bem-sucedida”

A igreja remanescente destes dias finais da história requer líderes espirituais. Embora do ponto de vista técnico a capacitação para exercer o ancionato seja importante, o aspecto devocional ou
espiritual é imprescindível. Evidentemente, um não exclui
o outro. É bom para uma igreja ou uma congregação ter
uma equipe ministerial de anciãos bem preparada academicamente, mas, sem o aspecto espiritual, a igreja não será “uma fonte a jorrar para a vida eterna” (Jo 4:14). “Cristo
vive em mim” foi a confissão de Paulo. “Este é o segredo de uma vida cristã bemsucedida: Cristo vivendo em nós, à vista de todos” (Comentário Bíblico Adventista do
Sétimo Dia, v. 6, p. 1051).
A espiritualidade é fator imprescindível na vida de um líder cristão. É exatamente esse elemento que dará sentido às atividades (sermões, visitação, aconselhamento, etc.)
do líder na igreja local. Para isso, ele deve andar com Cristo diariamente. Isto causará
um impacto na vida da igreja. “O que o ancião partilha em sua liderança e ministério
na igreja deve proceder do relacionamento pessoal com o Salvador, mediante oração,
estudo das Escrituras e exercício dos dons do Espírito. […] Sem a dimensão espiritual,
o trabalho da liderança da igreja funcionará apenas no nível da implementação das
técnicas psicológicas, dos métodos organizacionais e das habilidades motivacionais.
Não que tais habilidades e conhecimento não tenham proveito, mas, caso não decorram da espiritualidade advinda do encontro pessoal com Cristo, não serão suficientes
para cumprir o chamado do evangelho” (Guia Para Anciãos, 2019, p. 25).
Diariamente, na igreja local, os anciãos se deparam com situações delicadas. Questões que requerem uma forma de tratamento permeada de tato, sabedoria, paciência,
mas também firmeza. Lidar com pessoas no tempo atual é uma arte. Crises têm atropelado o relacionamento humano. Além disso, há pessoas que deixam claro por suas
atitudes que Cristo está ausente do coração delas.
É exatamente nesse contexto que um líder que, à semelhança de Paulo, possa dizer: “Cristo vive em mim”, fará toda a diferença. No dia 24 de junho será comemorado o Dia do Ancião.

Em toda a América do Sul a igreja rende sua homenagem a estes homens e mulheres pelo ministério que desempenham em suas igrejas e congregações.
Deus escolheu e chamou você para ser uma bênção em Sua igreja. Para isso, Ele lhe
capacita diariamente com o batismo do Espírito Santo, tornando visível a presença de Cristo em seu coração.
Pense nisso!

Nerivan Silva
Editor