EXPECTATIVA E PACIÊNCIA - TEMA 7

Herdeiros do Reino – Semana de Mordomia 2022 – Evangelismo Infantil

VERSO BÍBLICO:

“Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos”.

Romanos 8:25


MATERIAIS: caixa de presente surpresa, 4 potinhos com grãos variados, bacia.


DINÂMICA QUEBRA-GELO
Mostrar a caixa com presente surpresa, perguntar se gostam de ganhar presente, dizer que, dentro
dela, há algo muito bom, que qualquer pessoa ficaria muito feliz em ganhar. Após gerar expectativa
nas crianças, escolher uma que esteja mais ansiosa e dizer que o presente será dela após cumprir
uma missão. Mostrar todos os potinhos com os grãos, misturá-los numa bacia e dizer que será dela
após separar cada um deles nos potinhos correspondentes dentro de um tempo determinado. A
criança normalmente ficará desanimada quando souber do desafio. Pergunte às crianças se será
fácil, se a expectativa diminuiu e o que será necessário para cumprir a missão (paciência). Comente
que. às vezes, nos sentimos assim com relação à volta de Jesus.


MENSAGEM
Jesus prometeu que vai voltar. Podemos ler isso lá em João 14:3. E Ele nunca deixou de cumprir
Suas promessas. Porém, algumas pessoas criam expectativas erradas com relação à volta de Jesus.
Ficam até felizes em saber dessa linda promessa, mas preocupam-se apenas com o tempo, o que
acaba as desanimando conforme passam os anos. Tornam-se preocupadas com grandes eventos
que veem acontecer e começam a marcar uma data para a volta de Jesus a partir disso, o que gera
nelas uma ansiedade, porque, se não acontece nada do jeito que esperavam, desanimam da fé.
Assim como na brincadeira, queremos o presente, porém ter que separar os grãos é muito demorado
e difícil. Alguns podem perder o interesse pela surpresa por falta de paciência diante desse desafio.
Outras pessoas acabam achando que está muito longe a volta de Jesus e acabam se conformando
com o mundo e dizendo: “Quando tiver mais próximo, quando o decreto dominical sair, então eu me
preparo para a volta de Jesus!”.
Esquecem que nossa vida é passageira e que Jesus pode voltar para nós a qualquer momento, pois,
quando uma pessoa morre, Jesus já voltou para ela. Se estiver preparada, ao abrir os olhos no dia
da ressurreição, verá Jesus voltando e irá para o Céu.
Então, como esperar a volta de Jesus? A Bíblia nos conta, em Lucas 12: 38-47, a parábola do servo
vigilante. Lemos ali que um servo pensou que seu senhor demoraria a voltar e acabou não
obedecendo suas ordens fazendo tudo conforme sua própria vontade. Mas, voltando o senhor, ele
castigou aquele servo infiel, que não se preparou para a sua volta. Devemos aguardar a volta de
Jesus com expectativa, porém, com paciência, sempre preparados e ajudando outros a se
achegarem aos pés da cruz, levando o Evangelho Eterno a todos ao nosso redor. Quem conhece a
Jesus intimamente e trabalha intensamente por Sua causa não está preocupado com data, só deseja
que Ele venha.
Eu quero ter paciência aguardando Jesus voltar. E você?


VAMOS ORAR?
Querido Jesus, me ajude a ter um encontro verdadeiro com o Senhor e a estar preparado e preparada
todos os dias para Sua volta. Amém!
Joselene Cabral Lacerda – líder do MC no distrito do Gardênia Azul – Suzano – SP