Por que eu?

Família Esperança 2022

Não sei se você já fez essa pergunta. Eu também já me fi z essa pergunta várias vezes e não
entendia por que acontecem certas coisas com algumas pessoas e com outras não. Questionei-me várias vezes por isso!
Quando pensamos em ter um filho sonhamos com várias coisas! Queremos que nossos filhos sejam o melhor em tudo!
Mas, a realidade vem e sabemos que nossas expectativas muitas vezes se frustram! Nossos filhos não são perfeitos e nós também não!
Quando o primeiro filho nasce não temos muita experiência e não sabemos como lidar. Nascemos pais
juntamente com eles no momento do parto, pais e mães totalmente inexperientes aprendendo com aquele ser indefeso.
Algumas famílias, porém, como a minha, recebem notícias diferentes, informações a mais quanto ao seu filho, mesmo antes do seu nascimento. No meu caso, após cinco meses de nascido, meu primogênito foi diagnosticado com paralisia cerebral quadriplégica espástica devido à prematuridade gerada inicialmente por uma pré-eclâmpsia e, cinco anos depois, confirmada por uma trombofilia.

REAÇÕES

A notícia de que seu filho não seria exatamente como você havia pensado, que seu filho seria diferente, seria especial, teria algum tipo de deficiência, alguma síndrome, isso traz muitas preocupações e aflições quanto ao futuro dele e nosso! Muitas incertezas sobre como será o futuro do nosso relacionamento quando esse bebê chegar ou quando essa notícia vem. A reação da família e a aceitação é
como estar sem chão, não sabemos para onde ir, que caminho vamos seguir! O que faremos a partir de agora?
Você às vezes nem acredita! Olha para o seu bebê e não vê aquele diagnóstico!
Um dos processos pelos quais precisamos passar é o do choro. Você precisa muito desabafar! Necessita muito contar com outras pessoas, se possível, um profissional! Sozinho é muito difícil! Você, com certeza, não queria ser chamada de heroína ou chamado de herói, de guerreiro ou de guerreira,
de família de Deus, escolhidos de Deus, não!
Você gostaria, nesse momento, de ser só mais um, mas ganhou esses títulos porque os seus amigos e conhecidos o chamam assim com o intuito de encorajá-lo, fortalecê-lo, e não os levem a mal! Eles não sabem o que dizer, não sabem como agir como nós também não sabemos! Lembrar de
tudo o que passamos não foi fácil! Eu sei que, para você, pode não estar sendo fácil agora, mas posso dizer uma coisa que me fez muito bem: conte tudo para Deus! Ele vai entender você, certamente. Desabafe, rasgue o seu coração!
Ele vai ampará-lo e ampará-la! Sabe por quê? Ele também tem filhos especiais e esses somos todos nós!


Conselhos
Se você não tem ninguém na sua família que tem alguma deficiência, não conhece ou apenas já ouviu falar de alguém, pense com carinho ao lidar com elas, porque ao julgar, ao tratar de forma diferente, faz famílias sofrerem e corações rasgarem-se! Lembre-se: você também é um filho especial de Deus e Ele fez tudo para que você pudesse voltar a ser perfeito. Nós, “pais especiais”, com certeza trocaríamos de lugar com nossos filhos, daríamos a nossa saúde, faríamos tudo por eles! “Ora, se vós, que sois maus,
sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mateus 7:11 ARA).

E Ele deu tudo, deu a vida, morreu por nós, para que pudéssemos ser perfeitos!
Nós não conseguimos trazer a perfeição para os nossos filhos. Mas, quando os ensinamos sobre Deus, para que sigam do jeito que são, no entendimento que eles têm, na capacidade de cada um, adaptada da forma que for, apresentamos a esperança da restauração! Nosso foco não é este mundo!

A nossa vida não pode parar diante de um diagnóstico! A vida deles também não pode parar! Deus tem um propósito para eles também aqui! E graças a Deus, a sociedade e a Igreja tem se aberto muito mais para aceitá-los de forma inclusiva do que em anos anteriores! Seu familiar com deficiência tem
um lugar em nossas igrejas e um Céu reservado para eles também! Eles precisam saber disso!
Nesse momento é hora de ter pé no chão. Seguir todo o seu planejamento de vida e seus sonhos. Você sonhava em trabalhar e parou por causa do seu filho? Tente adaptar!
Continue um trabalho em casa, siga a sua vida, não precisa estagnar!
Se você teve dificuldade e a tristeza de perder o seu cônjuge por esse motivo, siga a vida! Nas terapias há outros pais com realidades bem parecidas. Ali trocamos ideias, informações, podemos compartilhar nossas preocupações, expectativas e descobertas. Existem redes sociais, com grupos de pais e familiares com esse intuito.
Quando chegar o período escolar de seu filho, permita que ele vivencie essa experiência com seus pares. As crianças irão surpreender com a mentalidade inclusiva e de aceitação que elas têm. É diferente, vai ser adaptado, sim! E será muito bom para todos esse processo!
Não se desespere quando você perceber que o seu filho não tem se desenvolvido o quanto você esperava! O mais importante é que ele esteja vivo, amado e aceito como ele é!
Não o prive de viver! Não o prive de ter uma vida social! Não o prive nunca de Cristo que é o principal e
mais importante conhecimento que ele precisa ter para a eternidade!

Permita vivências, passeios, sempre terá algo que o seu filho possa fazer! Sempre haverá algo em que ele
possa participar!
Vamos juntos sem julgamentos, sem culpa, levar os nossos filhos aos pés da Cruz. Ali sim, haverá perfeição, haverá felicidade plena para todos nós! Mas Deus tem o milagre reservado que é o Céu, Ele já garantiu isso! Mesmo se como o apóstolo Paulo recebamos a mesma resposta: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9). É exatamente assim que vivemos,
que seguimos como família! Deus tem aperfeiçoado o nosso lar na nossa fraqueza! Deus tem fortalecido em cada momento e, por meio da minha fraqueza, eu relato a você que é possível viver, continuar, prosseguir, trabalhar, ter outro filho, seguir a vida, pregar e testemunhar!
Você também pode! Você tem um chamado especial!
Você pode ajudar outras famílias, ser benção ao relatar a sua história! Pode estudar e se especializar no assunto, já que possui a vivência na prática! Quantas mães e pais se superam, criam páginas nas redes sociais, onde relatam o seu dia a dia e suas experiências, isso tem somado e fortalecido outras
famílias! Só o fato de você postar uma foto sua interagindo com o seu filho e vivendo a vida, sendo alegre e feliz com sua família é um grande testemunho!
Não desanime! Há um céu esperando vocês para um encontro especial com Deus, que os ama grandemente!
Ele te entende mais do que qualquer outro o que é ser um pai especial! Como filhos especiais de Deus teremos mais respeito, consideração e amor por todas as pessoas que nos circundam e que fazem parte da nossa família para apresentarmos a Ele no último dia!

Giselli Belinassi de Sá, pedagoga, pós-graduanda
em Neuropsicopedagogia e Psicologia da Família.
Líder do Ministério da Mulher, AFAM e Ministério
Adventista das Possibilidades da Associação Rio Sul
da IASD. Casada com o Pr. Gustavo de Sá, mãe do
Giovanni e do Giuliano