PENSAMENTO POSITIVO

Uma pessoa comum tem cerca de 48 pensamentos por minuto, de acordo com o Laboratório de Neuro-imagem da Universidade do Sul da Califórnia. Isso soma um total de 70.000 pensamentos por dia. Isso
são impressionantes 25.550.000 pensamentos por ano.
O cérebro humano médio pesa aproximadamente 1,3 quilo e continua a crescer desde a concepção até
a pessoa ter cerca de dezoito anos. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de células, que podem
viver por toda a vida humana, tornando-as frequentemente as células vivas mais antigas do corpo humano.
Os pensamentos em um cérebro humano são alimentados por neurotransmissores, que por sua vez são alimentados por grandes quantidades de sangue fluindo pelo cérebro a cada minuto. O cérebro só
pode sobreviver sem sangue oxigenado por quatro a seis minutos. Após esse tempo, as células cerebrais começam a morrer. Uma pessoa perde a consciência depois de apenas cerca de 10 segundos sem sangue
oxigenado.


NEUROTRANSMISSORES DESENVOLVEM VIAS CEREBRAIS
Os neurotransmissores desenvolvem vias no cérebro com base em nossos processos de pensamento.
Assim como a água forma um rio ao repetir o mesmo caminho, nossos pensamentos criam uma realidade diminuindo continuamente a mesma frequência em nosso cérebro. Nossos pensamentos carregam
impulsos elétricos que disparam mensagens repetidas por uma via em nosso cérebro. Quanto mais pensamos em determinado pensamento, mais profundo se torna o caminho elétrico.
Aqui está uma verdade vital que afeta nosso pensamento. A mente humana é construída de tal forma que sempre se fixará em algo. É uma lei da vida que se pensarmos em algo com bastante frequência e por muito tempo, chegaremos ao estágio em que não poderemos parar de pensar nisso. Nossos pensamentos estarão literalmente em uma rotina. Uma vez que nossos pensamentos estão presos nessa rotina, nossas atitudes e ações seguem. É de suma importância guardarmos nossa mente.
O sábio declara essa verdade eterna em Provérbios 4:23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (ARA). “Acima de tudo, meu filho, cuide bem do seu
coração porque dele depende toda a sua vida” (NBV-P). “Acima de tudo, guarde os seus pensamentos porque deles depende a sua vida” (VFL).
No Antigo Testamento, o termo coração se refere à mente, ao intelecto, às emoções e aos pensamentos. Traduzido livremente, nosso texto diz: “Guarde sua mente. Observe o que você pensa. Esteja consciente dos pensamentos que passam por seu cérebro”. Lembre-se de que se você pensar em algo por muito tempo, isso afetará suas ações e atitudes.
Hoje vamos nos concentrar em sete passos práticos para proteger seus pensamentos. Esses sete princípios bíblicos eternos farão uma grande diferença em seus pensamentos.

  1. Pensamentos repetidos tornam-se pensamentos enraizados. A palavra enraizada significa firmemente fixada ou estabelecida. Eles se tornam indelevelmente escritos em nossa constituição mental ou
    moral. Tornamo-nos o que mais pensamos.
    É por isso que o apóstolo Paulo afirma em Colossenses 3:1-2: “Portanto, já que vocês foram ressuscitados com Cristo, busquem as coisas que estão no céu, onde Cristo está sentado à direita de Deus.
    Pensem sempre nas coisas do céu e não nas que são aqui da terra”.

Observe estas duas palavras: buscar e fixar. Se você deseja mudar seus padrões de pensamento, faça uma escolha consciente de buscar as coisas do Céu e fixar sua mente nelas.
Se você quiser mudar seus pensamentos, mude seu foco. Mude o que você está prestando mais atenção. Você não pode esperar ter pensamentos celestiais se não estiver preenchendo sua mente com eles.
Paulo enfatiza esse ponto novamente em 2 Coríntios 3:18: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.
Ellen White acrescenta: “É lei do espírito adaptar-se ele gradualmente aos assuntos de que é ensinado a ocupar-se. Se ele se ocupa apenas com coisas comuns, tornar-se-á definhado e enfraquecido. Se nunca lhe é exigido atracar-se com problemas difíceis, quase perderá depois de algum tempo a faculdade de crescimento. Como uma força educativa, a Bíblia é sem rival. Na Palavra de Deus a mente encontra assunto para os mais profundos pensamentos, para as mais elevadas aspirações” (Patriarcas e Profetas, p. 440).
Se você quiser mudar seus pensamentos, mude seu foco. Ações repetidas tornam-se pensamentos enraizados.

  1. Não aceite cada pensamento que passa por sua mente como verdadeiro. Só porque você pensa em algo, isso não torna o que você pensa realidade. A Bíblia é clara: simplesmente o fato de termos pensamentos negativos sobre nós mesmos, outras pessoas ou as circunstâncias que estamos enfrentando não torna esses pensamentos uma realidade.
    a. Pensamentos sobre nós mesmos: O apóstolo João deixa esse ponto claro em 1 João 3:20: “Pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas”. Isso é o que João está dizendo aqui. Simplesmente isso. Não acredite em cada pensamento que corre solto em sua mente.
    Quando o diabo lhe disser que você é um pecador culpado, diga a ele que Jesus é um poderoso Salvador e que você é um filho de Deus. Quando o diabo lhe disser que você é muito fraco para vencer algum pecado acariciado, diga a ele que está certo, mas que Jesus é um poderoso conquistador e, em Seu nome, você será vitorioso. Quando o diabo lhe disser que sua família está se desintegrando e que há pouca esperança, diga a ele que Jesus é um poderoso curador e que em Cristo há esperança.
    Não dê ouvidos às mentiras do demônio sobre você, porque Ele é um mentiroso e o pai da mentira (Jo 8:44). Simplesmente porque você pensa em algo não o torna verdadeiro. Isso é verdade em relação aos
    pensamentos sobre nós mesmos e também sobre os outros.
    b. Pensamentos sobre os outros: Só porque você pensa algo sobre outra pessoa não significa que o que você pensa é verdade. Nossas percepções sobre os outros nem sempre são realidade.
    Leia 1 João 4:6-8: “Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro. Amados,
    amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”.
    Quando os pensamentos passam por nossa mente, é vital pedirmos ao Santo Espírito para nos ajudar a distinguir entre a verdade e o erro. Às vezes, criticamos os outros injustamente. Não sabemos todas as
    suas circunstâncias, nem seus motivos. Só Deus, que conhece todos os fatos, pode julgar as pessoas com justiça. Os pensamentos que temos em relação aos outros muitas vezes não são verdadeiros. Permitir que
    eles morem em nossa mente é permitir que o diabo arruíne relacionamentos.

  2. A EXPERIÊNCIA DE JOHN WESLEY
    John Wesley falou de um homem por quem ele tinha pouco respeito porque o considerava miserável e avarento. Um dia, quando essa pessoa contribuiu apenas com uma pequena oferta para uma instituição de caridade digna, Wesley o criticou abertamente.
    Após o incidente, o homem foi a Wesley em particular e disse-lhe que estava vivendo de pastinaca (uma raiz da família das cenouras) e água por várias semanas. Ele explicou que, antes de sua conversão, havia acumulado muitas dívidas. Agora, ao economizar em tudo e não comprar nada para si, estava pagando seus credores um por um. “Cristo me fez um homem honesto”, disse ele, “e assim, com todas
    essas dívidas a pagar, posso dar apenas algumas ofertas além do meu dízimo. Devo acertar com meus vizinhos deste mundo e mostrar-lhes o que a graça de Deus pode fazer no coração de um homem que já
    foi desonesto”. Wesley então se desculpou com o homem e pediu seu perdão.
    Lembre-se: apenas porque você pensa algo sobre outra pessoa não torna o que você pensa verdadeiro.

c. Pensamentos sobre as circunstâncias da vida. O diabo frequentemente nos tenta com pensamentos como estes: “Essa situação é impossível”. “A vida é tão injusta”. “Por que isso aconteceu comigo? Eu não mereço isso”.
Quando somos dominados pelo pensamento de que a vida nos tratou injustamente, é muito fácil duvidar das intenções amorosas de Deus para conosco ou, pior ainda, ficar com raiva de Deus. Isso nos leva a
ficar ansiosos, preocupados e com medo. Leia 1 João 4:18: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo”.
Há muitas coisas que não entendemos completamente sobre as circunstâncias da vida. Muitas vezes, ficamos perplexos e, às vezes, confusos, mas sabemos disto com certeza: quando as coisas parecem fora
de controle, Cristo ainda está no controle.
Em Cristo, as circunstâncias da vida não nos sobrecarregam porque temos Aquele que lançou fora todo o medo do fracasso. Sabemos que Aquele que nos ama nos mantém em Suas mãos e Nele estamos seguros. Lembre-se de que seus pensamentos nem sempre refletem a realidade.
A seguir, o terceiro princípio para guardar seus pensamentos.

  1. Substitua pensamentos antigos por novos. A ideia de esvaziar a mente vem do misticismo oriental e não é um conceito bíblico. A verdade é que a mente nunca pode estar “vazia”; ela deve ser renovada.
    Romanos 12:2 diz assim: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
    Lembre-se da história que Jesus contou sobre expulsar o demônio de uma casa e que, se ela permanecesse vazia, outros sete voltariam. O que Jesus estava dizendo é o seguinte: se você expulsar um pensamento mau de sua mente e não o substituir por um bom pensamento, mais sete pensamentos maus virão inundar sua mente.
    Preencha sua mente com bons pensamentos, e você expulsará os maus pensamentos. Se as coisas boas não preencherem os espaços vazios, as coisas más o farão. Todos os espaços vazios serão preenchidos
    com algo. Nossa mente é renovada quando a preenchemos com verdades eternas. A Bíblia nos exorta a trazer todo pensamento cativo a Cristo. O apóstolo Paulo coloca desta forma em 2 Coríntios 10:5: Leve
    “cativo todo pensamento à obediência de Cristo”.
    A meditação matinal A Fé Pela Qual Eu Vivo, p. 113, fornece esse incentivo: “Ao nos sujeitarmos a Cristo, nosso coração se une ao Seu, nossa vontade imerge em Sua vontade, nosso espírito torna-se um com Seu espírito, nossos pensamentos serão levados cativos a Ele; vivemos Sua vida”.
    Preencha sua mente com verdades eternas, e os princípios do Reino de Deus e do Espírito Santo expulsarão pensamentos indesejáveis, desejos profanos e atitudes não cristãs.
  2. Analise a origem de seus pensamentos. O apóstolo descreve esse princípio em Tiago 3:14-18: “Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis
    disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.
    A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz”.
    Qual é a origem desse pensamento? Esse pensamento vem de cima ou de baixo? Quem está inspirando esse pensamento? É Cristo ou Satanás? Esse pensamento vai me levar para mais perto de Cristo? É edificante ou deprimente? Esse pensamento está levando à autoindulgência ou ao autossacrifício? Se eu seguir esse pensamento até sua conclusão lógica, aonde ele me levará?
    Pare e analise o que está acontecendo em sua cabeça. De onde vêm esses pensamentos? Se não o estão levando para mais perto de Cristo, se não são pensamentos edificantes, se não estão fazendo de você uma
    pessoa melhor, renuncie a eles em nome de Jesus.
    Os pensamentos colocados em nossa mente pelo Espírito Santo nunca nos levam contra Sua vontade ou Sua Palavra.
  3. Lembre-se de que os pensamentos não levam apenas a ações, mas as ações levam a pensamentos.
    O sábio afirma isso claramente em Provérbios 16:3: “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos”.
    Se você quiser mudar seu pensamento, mude sua ação. Nossos pensamentos não apenas conduzem às nossas ações, mas nossas ações conduzem aos nossos pensamentos.
    No best-seller Blink, sobre procedimentos de negócios inovadores e práticas criativas, os autores ilustram como nossas ações impactam nossos pensamentos.

Eles pegaram três grupos de pessoas e os colocaram em três salas com as seguintes instruções:
• Grupo # 1: Expresse a emoção da tristeza.
• Grupo # 2: Expresse a emoção da alegria.
• Grupo # 3: Expresse a emoção da raiva.
Os grupos também receberam as seguintes instruções: não faz nenhuma diferença como você se sente.
O mais importante é expressar o mais intensamente possível essas emoções atribuídas.
Para surpresa dos pesquisadores, eles descobriram que, quando as pessoas representavam essas emoções, elas se tornavam o que representavam. Em outras palavras, suas ações mudaram seus pensamentos.
Se você quiser ter pensamentos espirituais, mude seu comportamento. Aja de acordo com as impressões espirituais que Deus coloca em sua mente.
• Reserve um tempo para a oração.
• Tenha um tempo devocional regular.
• Participe da reunião de oração.
• Participe dos programas evangelísticos que a igreja oferece.
• Envolva-se no testemunho.
Ao agir e fazer mudanças pelo poder do Espírito Santo, nossos pensamentos mudam. Ações positivas produzem pensamentos positivos.

  1. Mudar nossos pensamentos muitas vezes requer pedir a Deus que nos dê Seu poder para mudar nossos hábitos de vida. Lembre-se dos quatro “motivadores” de pensamentos amargos. 1 Tessalonicenses 5:23 diz: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. É inegável que nossos
    hábitos físicos impactam nossas atitudes mentais.
    Sono: A falta de sono afeta diretamente nosso sistema nervoso, o que afeta nossos pensamentos. Você já notou que, se você não consegue dormir, costuma ficar mal-humorado, impaciente e muito mais nervoso? Se você quiser ter pensamentos positivos, tome cuidado para dormir o suficiente. Você não fará isso com quatro horas de sono por noite.
    Açúcar: Uma nutrição adequada afeta nosso processo de pensamento. Quantidades excessivas de açúcar neutralizam o impacto da tiamina, uma das vitaminas do complexo B que ajudam a estabilizar o
    sistema nervoso. Isso leva a preocupação, ansiedade e medo. Se você quiser proteger seus pensamentos, certifique-se de comer a dieta mais nutritiva possível.
    Sedentarismo: A falta de oxigênio no cérebro afeta negativamente a maneira como pensamos. Quando pensamentos de inferioridade, negatividade ou inadequação invadirem seu cérebro, saia ao ar livre. Faça uma caminhada. Inspire profundamente e peça a Deus para lhe dar uma sensação de calma e paz. Isso fará maravilhas por sua vida física, mental e espiritual. Se você quiser ter pensamentos positivos, saia e faça algum exercício e limpe as teias de aranha de seu cérebro.
    Estresse: Quando nos sentimos estressados e oprimidos, muitas vezes nossos pensamentos são negativos. O estresse geralmente surge quando perdemos o foco e o problema imediato parece mais do que
    podemos lidar. Quando você se sentir oprimido, clame a promessa de Deus: “Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti” (Is 26:3).
    Quando não dormimos, não temos uma nutrição adequada, deixamos de nos exercitar e somos consumidos pelo estresse, o diabo se aproveita de nossa condição e destrói nossa mente, trazendo todos os
    tipos de pensamentos negativos. Fique alerta. Esteja atento. Cuidado com os quatro “motivadores” de pensamentos amargos.
  2. Coloque uma tela em sua mente. Mantemos telas em nossas mentes para manter os insetos longe.
    Não é muito agradável tentar dormir e ter cinco mosquitos zumbindo em volta da sua cabeça tentando picar você.
    Deus nos deu uma tela divina para nossas mentes. Leia Filipenses 4:8: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.
    Vamos analisar os sete filtros de nossa passagem:

a. Verdadeiro: Em oposição a falso. O mundo promete o que nunca pode cumprir. As promessas de Deus são verdadeiras. Se enchemos nossa mente com o que é falso, devemos substituir o falso e o artificial pelo que é real e genuíno. As verdades eternas geralmente têm pouco apelo para uma
mente cheia de falsidades. Preencha sua mente com o que é verdadeiro.
b. Respeitável: Uma tradução melhor é honrado, íntegro ou digno. Um escritor expressou esse pensamento como a “dignidade da santidade” em oposição ao que é barato, sensacional e artificial.
Preencha sua mente com os pensamentos elevados e sagrados do Céu.
c. Justo: Justiça tem a ver com retidão ou fazer o que é certo, justo ou equitativo. Faça a si mesmo esta pergunta com frequência: Estou tratando os outros com justiça, equidade e igualdade?
d. Puro: Tão limpo que é adequado ser levado à presença de Deus. Posso fazer essa atividade com segurança na presença de Deus?
e. Amável: Aquilo que produz amor na forma de bondade, simpatia e tolerância.
f. De boa fama: Algo digno para Deus ouvir. Não é feio, falso, barato ou impuro.
g. Virtude: Excelência, que pode elevá-lo para ser o melhor que você pode ser em Cristo.
Jesus é o divino e todo-poderoso modificador de pensamentos. Romanos 8:5, 6 declara: “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz”.
Por meio do poder do Espírito Santo, Jesus transforma nossos pensamentos carnais em espirituais, nossos pensamentos egoístas em amorosos e voltados para os outros; nossos pensamentos gananciosos em misericordiosos; nossos pensamentos impuros em pensamentos puros; e nossos pensamentos críticos em pensamentos cuidadosos. Você deixará Jesus fazer isso por você e em você para mudar a corrente
de seus pensamentos? Ele vai operar com poder para que você seja um testemunho de Seu amor e uma testemunha de Sua graça neste mundo poluído pelo pecado.
Veja uma promessa de Cristo para você. “O poder de escolha que Deus deu ao ser humano deve ser exercitado. Você não pode mudar o próprio coração, nem, por si mesmo, entregar suas afeições para Deus; mas pode escolher servir a Deus. Você pode dar-Lhe sua vontade. Ele então operará em você o querer e o fazer, segundo Sua graça. Desse modo, toda sua natureza estará sob o controle do Espírito de Cristo; suas afeições ficarão centralizadas nEle, e seus pensamentos estarão em harmonia com Ele” (Caminho a Cristo, p. 31).


Você está disposto a dar a Ele sua vontade, agora mesmo, enquanto oramos e Lhe pedimos para moldá-lo à Sua imagem e dar-lhe, como Paulo diz, “a mente de Cristo”?

a d v . s t / s e m a n a d a e s p e r a n c a
FICHA TÉCNICA
Material produzido pela Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Coordenação Geral: Departamento de Evangelismo
Autor: Pr. Mark Finley
Colaboração: Luís Gonçalves e Bruno Raso
Capa e diagramação: Antonio Abreu
Fotos da capa: Shutterstock
Tradução e revisão: Departamento de Tradução da DSA
Ano: 2021