Quando Você Come e Não Trapaceia

HISTÓRIA DAS CRIANÇAS

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).
Foi um verão quente. Os dias eram tão quentes ao meio-dia que as pessoas tentavam ficar dentro de casa o máximo possível até que a temperatura baixasse um pouco. Emily estava passando as férias de verão na casa dos avós no campo.
“Estou tão entediada!”, ela reclamou, descontente. “Eu gostaria de poder ir brincar lá fora com Hannah.” Hannah era sua melhor amiga, que morava a apenas duas ruas de distância.
“Tenho certeza de que vocês duas podem brincar um pouco mais tarde, quando esfriar um pouco”, sugeriu a vovó. “Enquanto isso, você pode ler um livro, brincar de boneca, desenhar algo ou me ajudar a fazer uns biscoitos.”
“Mas eu quero brincar lá fora”, Emily insistiu. “Por favor, vovó, deixe-me ir para a casa de Hannah e ficar um pouco com ela!”
“Prometa-me que vai tomar cuidado!”, insistiu a vovó. “A saúde é um presente de Deus do qual devemos cuidar!”
“Prometo!”, gritou Emily enquanto corria em direção à porta, soprando um beijo para sua avó.
Mas no momento em que saiu, Emily esqueceu sua promessa. Na casa de Hannah, elas brincaram um pouco de esconde-esconde lá dentro, depois quiseram mais espaço e foram para o quintal, onde começaram a correr e brincar com a bola. O sol estava queimando quando a temperatura do
meio-dia atingiu seu pico, mas as meninas não prestaram atenção nem sentiram seus raios escaldantes até que Hannah parou e disse: “Estou com tanta sede! Que tal algo para beber no mercado da esquina?”
“Não sei”, respondeu Emily, indecisa. “A vovó pode não gostar que eu beba refrigerantes que fazem mal à saúde. Além disso, não tenho dinheiro aqui.”
“Ah, fala sério!”, Hannah disse, acenando com a mão no ar.
“Tenho o suficiente na minha caixa de dinheiro para nós duas e tenho certeza de que você encontrará algo saudável e natural para beber. Está muito calor e estou com tanta sede quanto um camelo no deserto”, brincou ela.
As duas garotas desceram a rua, com o suor ainda escorrendo pelas costas, e compraram dois sucos de laranja direto da geladeira.
“Aposto que o açúcar neste suco vai te dar energia suficiente para me pegar mais rápido”, riu Hannah.
“Esse é o ponto”, disse Emily, olhando para a última gota que sobrou em sua garrafa. “Tenho certeza de que essas bebidas doces geladas podem fazer mal e pode não ser uma decisão sábia comprá-las!”
Demorou apenas algumas horas para descobrir que ela estava certa. Na mesma noite, as duas meninas começaram a sentir os efeitos colaterais de sua decisão: a dor de garganta de Hannah a torturou durante a hora do jantar e durante todo o resto da noite, enquanto a febre alta de Emily arruinou seus planos de ver a amiga no dia seguinte. Na verdade, ela ficou de cama com laringite, calafrios e febre alta, sob forte medicação, por quase
uma semana.


“Eu deveria ter te ouvido!”, Emily disse a sua avó. “Não posso brincar com Hannah. Além disso, tenho que suportar toda essa tortura!”
“E a dor que você causou ao seu próprio corpo”, disse sua avó. “Olhe, nosso corpo e nossa saúde são dádivas que Deus nos confiou e temos que cuidar deles para vivermos felizes e para a Sua glória. Não podemos representar a Deus ou honrá-Lo enquanto destruímos o que Ele nos deu. Cada vez que machucamos nosso corpo comendo imprudentemente, bebendo de
forma prejudicial à saúde, consumindo coisas que danificam o templo do Espírito Santo — que é o nosso corpo — ou temos hábitos que afetam negativamente nossa saúde física, mental ou espiritual, pecamos contra Deus.

Às vezes, quando comemos, enganamos nosso corpo, que foi criado para Sua glória. Portanto, a maneira sábia de comer, beber, dormir e viver é fazer tudo isso corretamente, para que possamos aproveitar esta vida e
estar preparados para o Céu. O Céu é um lugar saudável e somente quem tem um estilo de vida saudável poderá chegar lá e desfrutar dos cardápios que Deus preparou para nós.
“Prometo nunca trapacear quando comer ou beber”, disse Emily, abraçando a avó e já imaginando como será o Céu.

Perguntas:

  1. O que você acha que significa um estilo de vida saudável?
  2. Você pode dar exemplos de maus hábitos que podem
    prejudicar seu corpo?
  3. Por que é importante cuidar da saúde e do corpo?