O Prazer da Bondade na Vida Real


“O que o homem mais deseja é o que lhe faz bem” (Pv. 19:22).
Ben Maxson compartilhou uma discussão que teve uma vez com alguém enquanto viajava de avião. Na época, ele era diretor do Departamento de Mordomia da Associação Geral, e o interlocutor perguntou-lhe sobre sua ocupação. Sua resposta foi: “Sou pastor, responsável pelo departamento de mordomia de nossa igreja”. Surpresa, a pessoa continuou com uma nova pergunta:
“O que isso significa?”. “Não é uma coisa fácil de explicar para alguém não familiarizado com a Bíblia”, disse Maxson. Em seguida, continuou: “Suponho que haja muitos cristãos neste avião, mas são todos verdadeiros cristãos?”. A resposta do interlocutor veio imediatamente: “Não acho que todo mundo seja um verdadeiro cristão”.
“Mesmo as pessoas menos religiosas têm uma ideia do que significa ser um verdadeiro cristão”, disse Maxson. “Meu dever em tempo integral é ajudar as pessoas a praticar o cristianismo.
Ser um mordomo ou administrador fiel envolve levar a sério o andamento que Jesus Cristo disse ser o maior: ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e
de todo o teu pensamento. ‘Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo é assim: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo’” (Mt 22:37-39).
“Talvez alguém pergunte: ‘Mas ainda assim, como podemos definir o amor? Mesmo na Bíblia, o amor é expresso de muitas maneiras!’”, Maxson disse. “Você pode amar dando ofertas; você pode expressar amor servindo, até mesmo ouvindo. Qual é a característica fundamental pela qual posso transmitir amor, tanto aos meus próximos como aos que poderei encontrar apenas uma vez na vida? Encontraremos a resposta no hino de amor,
cujo autor é o apóstolo Paulo. ‘O amor é’, escreve o apóstolo, ‘benigno’ [1Co 13:4]. Por meio da bondade expressa para com os outros, mostramos que amamos a Deus [1Jo 4:10, 11]”.
Bondade nas Coisas Pequenas e nas Grandes Decisões As Escrituras Sagradas falam da bondade de Deus. Deus espera que essa bondade se torne visível, palpável. Só existe uma maneira de tornar isso realidade: por meio de Seus filhos. Temos no Antigo Testamento um livro em que a bondade está presente e visível. É o livro de Rute, o único livro da Bíblia com o nome de uma mulher que não faz parte do povo de Israel.
Podemos voltar na história, milhares de anos atrás, e nos familiarizar com os costumes e as leis que regiam a vida social e religiosa naquela época.
A ação começa em Belém, segue para a terra de Moabe e finalmente termina em Belém. Por causa da seca, a família de Elimeleque decide se mudar para a terra de Moabe por um tempo. Em apenas dez anos, Noemi, esposa de Elimeleque, enterra seu marido, testemunha o casamento e (mais tarde) a morte de seus dois filhos, e fica com suas duas noras, Orfa e Rute. Muitas coisas podem acontecer em apenas dez anos! Noemi decide voltar para casa, e as duas noras a acompanham. Três vezes, essas viúvas param e choram. É a única coisa que podem fazer nessa situação. Por três vezes, Noemi insiste para que suas noras voltem para suas casas, e Orfa finalmente decide voltar para casa, para seu povo e seus pais. Essas jovens, Orfa e Rute, cumpriram com suas obrigações familiares e agora estão livres; elas não têm nenhuma obrigação para com Noemi. Noemi argumenta de
forma clara e lógica que não tem como garantir a elas um futuro.

Rute, por outro lado, resiste. Ela não quer ir para casa e expressa uma das mais belas declarações da Bíblia: “Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me
separar de ti” (Rt 1:16, 17).
Essas palavras simples, mas muito profundas, são expressas em uma linguagem de aliança que mostra amor e fidelidade.
Aqui está a essência da lealdade pessoal. O apego de Rute é voluntário, uma escolha livre sem expectativa de nada em troca de Noemi. Frequentemente, na Bíblia, encontramos a imagem de pais que amam seus filhos, mesmo filhos espirituais, como no caso do relacionamento entre Paulo e Timóteo (1Tm 1:1-5).
Existem muitos casos em que os filhos expressam seu apego aos pais. Mas para uma nora mostrar tal atitude para com sua sogra é algo raramente encontrado.
A narrativa não mostra por que Rute decidiu tomar tal decisão quando Noemi repetidamente dizia a ela que não tinha nada a oferecer. Parece haver apenas uma resposta: a bondade de Noemi. Por meio dessa bondade, Rute foi capaz de entender a bondade de Deus. Foi por isso que ela pôde dizer estas palavras: “Seu Deus será o meu Deus”.
Em hebraico, a palavra hesed tem uma forte conotação relacional, muito rica em significado. É difícil de traduzir e expressa muitos dos atributos de Deus. Essa palavra pode significar amor, misericórdia, bondade, graça, devoção, fidelidade e lealdade. Todas essas qualidades motivam uma pessoa a agir em benefício de outra sem esperar nada em troca. Noemi usa esta
palavra em sua forma ativa, sob a variante do verbo ao se dirigir às duas noras: “O SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo” (Rt 1: 8), ou em relação a Boaz: “Bendito seja ele do SENHOR” (Rt 2:20).

Rute, ao contrário de Noemi, fala menos; mas em atos, ela demonstra o que bondade (hesed) significa, como o narrador comenta: “Porém Rute se apegou a ela” (Rt 1:14). Ela não prega sobre bondade; ela mostra o que é bondade.


Bondade para com Estranhos, Viúvas e Pobres

A chegada de Noemi com Rute em Belém não poderia passar
despercebida, porque “toda a cidade se comoveu” (Rt 1:19). Todos os moradores da cidade tiveram a oportunidade de conhecer a dolorosa experiência pela qual passou esta família. Noemi não estava apenas sem marido, mas também havia perdido seus dois filhos. Uma mulher viúva sem família para sustentá-la naquela época estava em uma situação miserável. Solidão, desesperança e sofrimento emocional foram e ainda são alguns dos
problemas mais comuns. Nossa imagem de Deus pode ser afetada quando somos oprimidos pela dor. Vemos isso nas palavras de Noemi: “O Todo-Poderoso me tem feito mal” (Rt 1:21). Noemi é realista; ela propõe uma mudança de nome: “Chamai-me Mara (amargura)”. Mas lembre-se, ela não mostra amargura; ela chama de amargas apenas as circunstâncias pelas quais ela passou.
Noemi continua sendo Noemi (agradável); é por isso que Rute opta por ficar em sua companhia. Noemi não perdeu a fé Naquele a quem Davi mais tarde chamaria de “pai dos órfãos, defensor das viúvas” (Sl 68:5).
Rute, talvez um pouco mais otimista, não é apenas uma viúva pobre como Noemi. Ela também é estrangeira. Doze vezes seu nome aparece nesta narrativa, e cinco vezes ela é chamada de Rute, a moabita. Talvez essa repetição seja sempre para nos lembrar que ela não faz parte do povo eleito. Ela também é estrangeira. Mas Deus também ama os estrangeiros, razão pela qual Ele ordenou a Seu povo que não recolhesse tudo do campo,
mas que deixasse “ao pobre e ao estrangeiro” (Lv 19:10).

Rute pede permissão a Noemi para ir colher espigas de trigo do campo daquele que estiver disposto a mostrar bondade (hesed) (ver Rute 2:2). Dessa vez, encontramos o terceiro personagem do livro de Rute, a saber Boaz. Pelo relato do narrador, podemos aprender que Boaz não é apenas um homem rico com certo status social. Ele trata seus trabalhadores com muito respeito e, ao cumprimentá-los, os abençoa. A saudação esteve e
está presente em todas as culturas, ainda que expressa por diferentes palavras ou gestos. O objetivo da saudação é estabelecer relacionamentos; é a primeira coisa que fazemos quando encontramos alguém. Ao saudar, dizemos: “Você é importante para mim”. É a maneira mais simples de expressar bondade. Rute fica maravilhada com o apreço de Boaz pela maneira como ela tratou Noemi, sua sogra. “Ache eu graça em teus olhos, senhor meu, pois me consolaste, e falaste ao coração da tua serva’” (Rt 2:13).
Que poder extraordinário as palavras certas podem ter na hora certa. Muitas pessoas ao nosso redor não esperam muito de nós, talvez apenas uma saudação, apreciação ou encorajamento. Com palavras simples, podemos recebê-las em nosso mundo. Mas se elas permanecem para nós o estranho, a minoria, os pobres ou qualquer outra coisa que possa criar barreiras ou distanciamento, a mensagem de Jesus em Seu último sermão
é para os outros, não para nós (Mt 25:31-46).


“Sob Suas Asas”
A Bíblia usa muitas metáforas que nos ajudam a conhecer as verdades profundas que são reveladas. Precisamos de imagens familiares para ver o que não pode ser visto com o olho físico.
Compreendemos melhor a bondade de Deus quando lemos nas Sagradas Escrituras que Ele é como uma mãe que não consegue esquecer seu filho (Is. 49:15), ou como uma fortaleza, um lugar de “refúgio” (Sl 91:2).
Boaz usa outra imagem em suas palavras de boas-vindas a Rute: “O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar” (Rt 2:12). A metáfora das asas de um pássaro protegendo seus filhotes é usada pelo próprio Deus (Êx 19: 4) em relação ao Seu povo. Boaz diz a Ruth que as asas da providência, misericórdia e bondade de Deus se espalharam sobre ela, uma estranha.
Deus também explica por que Ele fez isso com o povo de Israel: não porque eles mereciam, mas porque, em Seu plano, Ele queria que eles mostrassem a mesma bondade para todas as nações. “E vós me sereis um reino sacerdotal” (Êx 19: 6). Eles próprios deveriam se tornar asas protetoras para os outros, como foi Boaz. Ellen White declara: “Todos os que, como Raabe, a Cananeia, e Rute, a moabita, se volvessem da idolatria ao culto do
verdadeiro Deus, deveriam unir-se ao povo escolhido. Quando o número de Israel aumentasse, deveriam ampliar os limites até que seu reino abarcasse o mundo”.4 As asas não são como a fortaleza, a imagem de segurança,
construída em pedra. As asas expressam lealdade e amor, mas
também vulnerabilidade. É por isso que a bondade de Deus é melhor vista não na providência de circunstâncias de vida às vezes dolorosas, mas no Gólgota. É aqui que todos nós podemos ser protegidos do maior mal deste mundo, o pecado. Ao longo do livro, o narrador se refere diretamente a Deus apenas duas vezes: no início do livro de Rute, quando diz que Deus “tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão” (Rt 1:6), e no final, “o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho” (Rt 4:13)
Os teólogos chamam essa técnica de inclusão. Se algo é dito no início de um relato e a mesma ideia aparece novamente no final, significa que toda a narrativa é dominada pela mesma verdade.
Em nosso caso, o tema que domina o livro de Rute é que Deus provê pão e vida. Ele é a fonte de tudo o que temos, até mesmo de nossa existência.
4 Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 153.20
Noemi, Rute e Boaz sempre expressam essa verdade em discursos. Por outro lado, não ficam ao nível das expressões piedosas, revestidas de uma linguagem religiosa. Por meio de seu comportamento, atitude e sacrifício, cada um mostrou aos de Belém, às suas gerações futuras e até hoje, o que é a verdadeira religião. Eles nos deram o verdadeiro cristianismo e nos mostraram o que é um mordomo: um administrador, aquele a quem
naquele grande dia Jesus dirá: “Muito bem, servo bom e fiel”.
A única maneira de as pessoas verem a bondade de Deus é pelo exemplo de Seus filhos. As mulheres da cidade de Belém estavam convencidas de uma coisa: Rute realmente amava Noemi. E depois que Rute se casou com Boaz e lhe deu um filho, eles disseram a Noemi: “Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela
te é melhor do que sete filhos” (Rt 4:15). Como Noemi devia estar
feliz, segurando o bebê nos braços. “Agora ela não pode mais
dizer: ‘Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar’” (Rt 1:21).
O que admiramos em Rute, a moabita? Há muitas coisas para
admirar, mas talvez, acima de tudo, sua escolha, coragem e determinação. Rute continua sendo um exemplo de como grandes decisões de vida são tomadas. Humanamente falando, sem
Rute, não teria existido um Obede, um Davi… e o resto é história.
E o que pode ser maior do que ser cheio de bondade, ser como
Jesus?

Perguntas:

  • Deus é um Deus de relacionamento. Até que ponto os relacionamentos são uma prioridade em sua vida?
  • Como o livro de Rute pode inspirá-lo a fazer mudanças
    em sua atitude e comportamento em relação a sua família, parentes ou até mesmo estranhos?
  • O que podemos aprender com Rute sobre como tomar
    decisões na vida?