RESISTÊNCIA AO VÍRUS


DICAS PARA VOCÊ NÃO ENFRAQUECER SUA IMUNIDADE, NUM CONTEXTO
DE FIM DE QUARENTENA E DE CONVIVÊNCIA INEVITÁVEL COM O NOVO CORONAVÍRUS

Pereira Barreto tem sete casos suspeitos de coronavírus ...


WENDEL LIMA

Faz parte do senso comum acreditar que alguém com o sistema imunológico enfraquecido seja mais suscetível a contrair infecções causadas por vírus e bactérias. E isso está certo. Porém, segundo vários imunologistas, o que não está totalmente correto é afirmar que nossa imunidade possa ser reforçada além da sua condição normal.
Na verdade, o que você pode fazer é não fragilizar seu sistema imune.
Alguém saudável tem a defesa do seu corpo funcionando em sua capacidade máxima. Contudo, muitos de nós, por causa de um estilo de vida
marcado por sedentarismo, estresse crônico, sono inadequado e alimentação desequilibrada, não vivemos em condições ideais. Por isso,
ter uma imunidade saudável tem que ver com combater, pelo menos,
quatro vilões modernos.


DIMINUA O ESTRESSE

O estresse é a resposta fisiológica às situações de medo e pressão. Ele mexe com o sistema nervoso, passando pelo endócrino e afetando o imunológico.
A liberação de hormônios como adrenalina e cortisol faz parte dessa reação, que nos leva ao estado de alerta. O problema é que muita gente vive num estado de estresse permanente, ainda que baixo. O caminho é usar técnicas de relaxamento, investir em lazer de qualidade e nos momentos diários de reflexão com Deus.

PRATIQUE EXERCÍCIO
A atividade física precisa ser regular, moderada e adequada para a idade e as condições físicas do praticante. Os exercícios beneficiam a musculatura,
o sistema cardiovascular, o trato respiratório e a imunidade. Um ponto importante é que movimentar-se estimula a circulação sanguínea e linfática, e isso é fundamental para que as células imunes cheguem a todos os tecidos do corpo. Além disso, suar a camisa produz endorfina, hormônio que alivia o estresse.

DURMA BEM
Durante o descanso noturno, há a diminuição do metabolismo e esse é o período em que o organismo fará a recomposição da energias e intensificará a produção de células imunes. Pesquisas têm indicado que organizar a vida de acordo com o ciclo circadiano, de repouso à noite e atividade durante o dia, é muito importante para a saúde como um todo. Por exemplo, quem dorme menos de 5 horas por noite tem quatro vezes mais chances de desenvolver doenças respiratórias.

Dr. William de Mattos Santussi

COMA SAUDAVELMENTE

Isso inclui, primeiramente, hidratar-se (beber água em nível suficiente) todos os dias. E tem que ver especialmente com uma alimentação que não seja infl amatória, ou seja, a dieta consagrada no Ocidente moderno: rica em carboidratos, gorduras saturadas, açúcar e sal.
Estima-se, por exemplo, que o brasileiro ingira cinco vezes a quantidade
diária de sal recomendada pela OMS.
Na prática, a regra geral é valorizar alimentos in natura em vez de industrializados. Inclua nesse menu os seguintes grupos de alimentos: (1) sementes e oleaginosas, (2) cereais; (3) leguminosas; (4) hortaliças verdes, e (5) frutas.
Em meio a uma rotina agitada, o que pode ajudar é consumir diariamente
os smoothies, bebidas que reúnem vitaminas, minerais, carboidratos e
fi bras. No link a seguir, você encontra uma receita de smoothie verde (bit.
ly/3hHRMtt).
A manutenção de um sistema imunológico saudável é um processo complexo, que não tem que ver com a ingestão de “pílulas mágicas”, mas com a adoção de hábitos saudáveis. Suplementos, ainda que sejam de vitaminas, não devem ser usados sem prescrição médica, pois se destinam apenas para aqueles que apresentam deficiência desses nutrientes. ]


WENDEL LIMA é editor associado da Revista Adventista