SAUDADE DO TEMPLO


A EXPECTATIVA DE DAVI NO SALMO 84 SE ASSEMELHA À DE MUITOS HOJE

Salmo 84 é intitulado “Saudades do templo” (ARA, 2ª edição). E, segundo o Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 3, p. 929, essa oração musicalizada foi composta por Davi num contexto de impossibilidade de participar da adoração coletiva. Meu objetivo aqui é refletir rapidamente sobre as três bem-aventuranças apresentadas nesse salmo, que se relacionam ao anseio de muitos hoje de voltar a congregar na igreja.

EM MEIO À CRISE,
O POVO DE DEUS
DEVE CONTINUAR
VALORIZANDO O
CULTO INDIVIDUAL,
EM FAMÍLIA E NO
TEMPLO

Bem-aventurado quem habita na casa de Deus. Davi iniciou o salmo declarando seu amor pelo tabernáculo (Sl 84:1), pois ele considerava uma necessidade essencial estar onde o Deus vivo habita (v. 2). O salmista se sentia como um pássaro que precisava de abrigo (v. 3). E entendia que os
levitas, aqueles que foram escolhidos por Deus para acamparem ao redor do tabernáculo (Nm 1:50-53), eram bem-aventurados (Sl 84:4).
Ao longo da narrativa bíblica, várias pessoas também almejaram estar na casa do Senhor, como Josué (Êx 33:11), o próprio Davi (Sl 23:6), a profetisa Ana (Lc 2:37) e os cristãos primitivos (At 2:46). Ellen White recorda que, “para a pessoa crente e humilde, a casa de Deus na Terra é como a porta do Céu”, e que os cultos celebrados na igreja são um preparo para a futura assembleia celestial (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 193). Em tempos de Covid-19, os fiéis têm sentido saudade de adorar ao Senhor em Sua casa. Porém, à medida em que o cenário da pandemia se tornar mais favorável, poderemos fazer um retorno progressivo e responsável para a “normalidade” dos cultos na igreja.Bem-aventurado quem busca força em Deus. Os israelitas deveriam peregrinar até a casa de Deus ao menos três vezes ao ano (Dt 16:16). Essa prática era obrigatória para os homens. As viagens eram realizadas em grupos e os peregrinos cantavam e contavam para suas crianças histórias sobre o cuidado de Deus. Foi num contexto desses que Jesus visitou o templo pela primeira vez, aos 12 anos (Lc 2:42).
Muitas vezes, a peregrinação era difícil e cansativa, pois incluía atravessar lugares áridos. Porém, a promessa de Deus era que Ele fortaleceria Seu povo (Sl 84:5), fazendo com que a terra seca fosse encharcada por chuva (v. 6 e 7). No passado, ir à casa de Deus envolvia andar vários quilômetros. Já em tempos de Covid-19, o empecilho é o medo do contágio com o vírus. Apesar dos desafios, em algum momento será a hora de seguir (Êx 14:15) e trocar o medo pela alegria de ir à casa do Senhor (Sl 122:1).

  1. Bem-aventurado quem confia no Senhor. Nessa oração, Davi pediu que o Senhor contemplasse o rosto do salmista (Sl 84:8 e 9), o que lembra algo ocorrido com Moisés no monte Sinai (Êx 33:18; 34:29). Davi sabia que, na casa de Deus, o Senhor Se revelaria como o sol que dá vida, escudo que protege e como Aquele que concede graça e glória (Sl 84:11). Por isso, um dia no santuário valia muito (v. 10). E
    ele concluiu sua oração dizendo que feliz é o homem que confia em Deus (v. 12), que prioriza estar na casa Dele.
    Na pandemia atual, as pessoas têm tido a oportunidade de revisar seus próprios valores e prioridades. É também na crise que o povo de Deus deve continuar valorizando o culto individual, em família e no templo. Como bem pontuou Ellen White, a “casa é o santuário da família; e o aposento particular ou o bosque o lugar mais
    recôndito para o culto individual; mas a igreja é o santuário da congregação” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 193). Que em breve as portas dos templos sejam reabertas! ]
    EWERT ARRAIS GUZMAN é pastor em Londrina (PR)