A QUEM VOCÊ ADORA E A QUEM SERVE? – Curso Bíblico em Paz com Deus

Jesus Cristo é o único Ser que merece adoração. Ele não compartilha Sua adoração com ninguém, além do Pai Eterno e o Espírito Santo. Infelizmente, Lúcifer, no Céu, ambicionou a adoração para si. Fez guerra contra Jesus e foi derrotado e expulso. Então, foi expulso para a Terra e seduziu nossos primeiros pais com a ideia de que não precisavam adorar a Deus. Eles cederam à tentação e o pecado criou um abismo entre Deus e nós. Como resultado da rebeldia humana, hoje somos egoístas, orgulhosos e soberbos, e essa é a raiz dos nossos males. Porém, há solução em Cristo.

  1. O que o apóstolo Pedro afirma a respeito de Jesus Cristo? 1 Pedro 4:11 _________________________________________ ________________________________________

    Jesus Cristo deve ser glorificado porque a Ele pertencem a honra e o poder para todo sempre. Portanto, tudo que o cristão fizer com os dons que Deus lhe deu, deve fazê-lo para a glória do Senhor.
  2. O que Deus diz a respeito de Sua glória e honra? Isaías 42:8 ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________
    Deus não divide Seu louvor com ninguém. Ele é Soberano e Eterno. Infelizmente, no Céu, um anjo chamado Lúcifer tentou se apoderar da glória que pertencia a Deus. Assim, começou a triste história do pecado.
  3. Que desejo misterioso e perverso surgiu no coração de Lúcifer? Isaías 14:13, 14 ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
    A origem do mal é um mistério. Lúcifer usou mal a sua liberdade e decidiu ser igual a Deus e receber a adoração que pertencia somente ao Criador. “Os anjos alegremente reconheceram a supremacia de Cristo e, prostrando-se diante Dele, extravasaram seu amor e adoração. Lúcifer curvou-se com eles; mas em seu coração havia um conflito estranho, violento. A verdade, a justiça e a lealdade estavam a lutar contra a inveja e o ciúme. A influência dos santos anjos pareceu por algum tempo levá-lo com eles. Ao ascenderem os cânticos de louvores, em melodiosos acordes, avolumados por milhares de alegres vozes, o espírito do mal pareceu subjugado; indizível amor fazia fremir todo o seu ser; em concerto com os adoradores destituídos de pecado, expandia-se-lhe a alma em amor para com o Pai e o Filho. De novo, porém, achou-se repleto de orgulho por sua própria glória. Voltou-lhe o desejo de supremacia, e uma vez mais condescendeu com a inveja de Cristo” (Patriarcas e Profetas, p. 10).
  4. Depois de ser lançado para a Terra, que ideia “fascinante” Satanás apresentou a Adão e Eva? Gênesis 3:4-6 ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
    Nossos primeiros pais ficaram fascinados com a possibilidade de ser iguais a Deus, e aquele foi o começo da sua ruína. “O homem foi originariamente dotado de nobres faculdades e de um espírito bem equilibrado. Era um ser perfeito, e estava em harmonia com Deus. Seus pensamentos eram puros, santos os seus intentos. Mas pela desobediência, suas faculdades foram pervertidas, e o egoísmo tomou o lugar do amor” (Caminho a Cristo, p. 17).
  5. Depois da queda de Adão, “o egoísmo tomou o lugar do amor”, e hoje, qual é o principal pecado da igreja?
    O egoísmo faz com que o homem se apodere da vida que Deus lhe emprestou e tente viver como ele acha que é melhor. Deus deixa de ser o centro de sua adoração e a pobre criatura humana começa a adorar a si mesma, e a viver segundo os seus gostos e preferências. “Egoísmo, o pecado do mundo, tornou-se o pecado prevalecente na igreja” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 204). ________________________________________ ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________
  6. O que Deus diz que acontecerá com o soberbo e egoísta? Obadias 1:3 ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________
    Não importa quão grande o homem possa se tornar sem Deus, o seu fim é triste. O egoísmo é fruto do orgulho, chamado também de soberba. Orgulho é a ideia insensata de que é possível viver sem Deus. É a deformação do caráter de Deus no ser humano.
  7. O que acontece com o homem quando se afasta de Deus e escolhe seu próprio caminho, vivendo egoistamente?
    Uma vida sem Deus é uma vida improdutiva. Nada dá certo. A pessoa egoísta sente a sequidão do deserto em tudo que faz, e o vazio do coração o atormenta a cada instante. Judas descreve esse tipo de gente como “nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte […] como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas; ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações, estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas” (Judas 12, 13). ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________
  8. Diante da triste situação na qual se encontra o homem por causa da sua rebeldia, o que fez Deus devido a Seu amor? João 3:16 ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________
    Deus amou tanto ao mundo que deu o Seu Filho. Enquanto o egoísmo deseja tudo para si, o amor entrega tudo. Deus entregou o que tinha de mais precioso.
  9. Pode o ser humano sozinho vencer o egoísmo? Jeremias 2:22 ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________
    Depois da entrada do pecado, o ser humano passou a ser vítima do seu egoísmo. O caráter de Deus que se refletia na sua vida foi deformado. Hoje, ele pode se esforçar quanto quiser para mudar a situação sozinho, mas não o conseguirá nunca.
  10. Quem é a única pessoa que pode resolver o pecado do egoísmo?
    “É-nos impossível, por nós mesmos, escapar ao abismo do pecado em que estamos mergulhados. Nosso coração é ímpio, e não o podemos
    transformar. […] A educação, a cultura, o exercício da vontade, o esforço humano, todos têm sua devida esfera de ação, mas neste caso são impotentes. Poderão levar a um procedimento exteriormente correto, mas não podem mudar o coração; são incapazes de purificar as fontes da vida. É preciso um poder que opere interiormente, uma nova vida que proceda do alto, antes que os homens possam substituir o pecado pela santidade. Esse poder é Cristo. Sua graça, unicamente, é que pode avivar as amortecidas faculdades da alma, e atraí-la a Deus, à santidade” (Caminho a Cristo, p. 18). ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________
  11. MINHA DECISÃO: Reconhecendo que meu maior problema é o egoísmo e entendendo que somente Jesus pode me curar, entrego-me inteiramente a Ele. ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________