UMA LUZ PARA OS VIZINHOS

Texto bíblico: “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do ministério de Cristo[…]” (Colossenses 4:2 e 3).

Reflexão: Jesus é nosso exemplo em tudo: em Seu modo de viver, de se relacionar com os outros e principalmente no modo como Se aproximava das pessoas oferecendo salvação. Na verdade, seu método de evangelismo era tão eficaz que é considerado o único método que trará êxito para nós. E que método era esse?

“O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: ‘Segue-Me.’ João 21:19″ (Ciência do Bom Viver, p. 143).

Jesus não fazia um trabalho impessoal com as pessoas que viviam ao Seu redor. Seu contato com cada pessoa era único. Seu método de alcançá-las tinha várias etapas. Primeiro, Ele manifestava simpatia por elas, observava para ver se elas tinham alguma necessidade e as supria. Fazendo isso, Ele conquistava a confiança delas e então Ele as convidava para serem Suas seguidoras.

É nos dito, porém, que Ele fazia algo mais antes mesmo de se encontrar com a pessoa: “Retirava-Se muitas vezes para as montanhas, a fim de orar a sós, mas isso era um preparo para Seu labor entre os homens, na vida ativa. Desses períodos volvia para aliviar o enfermo, instruir o ignorante, e quebrar as cadeias aos cativos de Satanás.” (O Desejado de Todas as Nações, p. 151).

Talvez as pessoas mais próximas de nós além de nossos familiares sejam nossos vizinhos. Apesar de hoje em dia muitas pessoas serem tão ocupadas e não terem mais tempo para se relacionar com os vizinhos, eles ainda são nosso campo missionário mais próximo.

Nos EUA, existem alguns ministérios liderados por aposentados que têm como objetivo levar o amor de Deus a seus vizinhos. Esses grupos podem nos dar ideias de como iniciar um ministério de oração intercessora simples, que qualquer um pode fazer. Com base nos métodos que Cristo usava, você pode seguir alguns passos básicos para alcançar seus vizinhos:

1. Ore por seus vizinhos – Se você sabe seus nomes, mencione-os em suas orações diárias. Se não sabe, faça uma caminhada de oração, orando por cada casa ao passar em sua frente.

2. Conheça seus vizinhos – Se você já não os conhece, apresente-se a eles, quem sabe levando um pé de alface de sua horta ou um pequeno agrado.

3. Sirva seus vizinhos – Após conhecê-los, você começará a notar suas necessidades. Procure ajudá-los em algo facilitando sua vida, levando conforto nos momentos de tristeza ou fazendo algo por eles.

4. Compartilhe Jesus com seus vizinhos – Após conquistar sua confiança e tornar-se amigo de seus vizinhos, comece a apresentar Jesus a eles. Comece de maneira simples, mostrando como Jesus pode suprir suas necessidades até que desperte seu interesse e possa compartilhar mais profundamente.

5. Convide-o a tomar uma decisão – Essa decisão pode ser assistir um a programa na igreja ou iniciar estudos bíblicos. “Ide aos vossos vizinhos um por um, aproximando-vos deles até que seus corações sejam aquecidos pelo vosso abnegado amor e interesse. Simpatizai com eles, orai por eles, aproveitai cada oportunidade de fazer-lhes bem, e quanto vos for possível reuni alguns e abri a suas mentes entenebrecidas a Palavra de Deus” (Beneficência Social, p. 87). Que Deus o(a) ajude a ser uma luz em sua vizinhança e descobrir maneiras de levar aqueles que estão mais perto de você aos pés de Cristo.


Atividade: Aproveite as sugestões acima e inicie um ministério pessoal com seus vizinhos, lembrando-se de sempre começar intercedendo por eles.