CRIANÇAS INTERCESSORAS

Texto bíblico: “Então Samuel… clamou ao Senhor em favor de Israel, e o Senhor lhe respondeu” (1 Samuel 7:9, NVI).

Reflexão: Samuel foi um menino especial. Desde pequeno, aprendeu a amar a Deus e a ser obediente a seus pais. Quando ainda era criança, sua mãe o levou para morar no santuário com o sacerdote Eli.

Ali no santuário, ele ajudava a preparar as coisas para os serviços de culto e os sacrifícios. Nem tudo o que ele tinha que fazer era fácil, mas ele havia aprendido a ser obediente, e agora ele escolhia ser obediente a Eli e a Deus e fazia tudo sem reclamar.

Naquela época, Deus conversava audivelmente com os sacerdotes, mas, porque Eli não estava sendo um bom pai e estava deixando seus filhos fazerem muitas coisas erradas, Deus não falava mais através dele. Um dia, então, Deus escolheu mandar um recado para Eli através do menino Samuel. Foi a primeira vez que Samuel ouviu a voz de Deus, e ele até ficou com um pouco de medo. Não foi fácil para ele também contar o que Deus tinha falado para Eli, no dia seguinte, porque Deus lhe falara que os filhos de Eli seriam castigados por suas maldades.

Naquela época, os filisteus eram inimigos do povo de Israel naquela época e, não muito tempo depois, houve uma guerra. Durante a batalha, os filhos de Eli morreram, a arca que eles haviam levado do santuário para protegê-los na guerra foi roubada pelos filisteus, e, quando soube disso Eli caiu para trás e morreu também.

A arca ficou alguns dias entre os filisteu, mas trouxe muitos problemas para eles, e eles a enviaram de volta à terra de Israel. O povo de Israel ainda fazia muitas coisas erradas, como adorar ídolos. Por isso, Deus permitiu que os filisteus ainda continuassem sendo inimigos. Um dia, porém, o povo chegou para Samuel e disse que gostaria que Deus os livrasse dos filisteus. Samuel falou que, se eles jogassem fora os ídolos e se arrependessem de seus pecados, Deus responderia suas orações.

O povo decidiu obedecer e fez uma grande reunião em Mispá para oferecer sacrifícios e pedir perdão a Deus por seus pecados. Quando os filisteus ouviram que eles estavam reunidos, resolveram atacá-los, e o povo, sabendo disso, pediu para Samuel interceder por eles diante de Deus.

“Eles apelaram a Samuel para não cessar de clamar a Deus por eles. Os seus inimigos foram despertados a enfrentá-los em batalha; mas Deus ouviu a oração intercessora. Atuou em favor deles, e a vitória foi de Israel” (Testemunhos para a Igreja, v. 4, p. 517, 518).

Você sabe como Deus espantou os filisteus naquele dia? Enquanto Samuel oferecia sacrifícios e intercedia pelo povo, Deus Se manifestou através de trovões bem fortes, e o exército filisteu ficou apavorado e fugiu da terra de Israel.

Através daquela oração do jovem Samuel, aprendemos algo muito importante sobre a oração intercessora. Não podemos interceder pelos outros nem esperar que Deus responda nossas orações quando estamos em pecado, quando estamos fazendo coisas que sabemos que são erradas. Deus respondeu a oração de Samuel e abençoou o povo porque Samuel era obediente e fiel.

Deus também precisa de crianças intercessoras hoje na igreja. Você gostaria de ser um intercessor? Então, escolha viver como Samuel, sendo obediente a seus pais e a Deus, e sendo uma criança ativa nas igreja. Deus vai abençoá-lo(a), e, quando você orar por outras pessoas, Ele vai ouvir suas orações e abençoá-las.


Atividade: Pense nas coisas erradas que você precisa abandonar em sua vida. Escreva em um papel e peça a ajuda de um adulto para queimar esse papel enquanto você ora pedindo perdão. Depois, peça a Deus para ajudá-lo(a) a ser um intercessor