INSISTÊNCIA NA INTERCESSÃO


Texto bíblico: “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:18).

Reflexão: Este mês estamos entendendo a importância da oração intercessora para levar pessoas aos pés de Cristo. Talvez algumas das pessoas por quem você tem trabalhado e orado ainda não tenham decidido entregar sua vida a Jesus. Portanto, a mensagem de Deus para você hoje é: Não desista dessa pessoa.

Muitas vezes não compreendemos todo o processo que uma pessoa passa para entregar o coração a Deus. Algumas pessoas passam uma vida inteira sem Deus e, ao estudar a Bíblia, encontram muitas verdades novas, diferentes de seus costumes, e uma entrega parece ser algo muito difícil de se fazer. Podem levar anos até que realmente abram o coração a Deus e permitam que o Espírito Santo as leve a tomar uma decisão.

Lembre-se que: “As maiores vitórias da igreja de Cristo, ou do cristão em particular, não são as que são ganhas pelo talento ou educação, pela riqueza ou favor dos homens. São as vitórias ganhas na sala de audiência de Deus, quando uma fé cheia de ardor e agonia lança mão do braço forte da oração.” (Patriarcas e Profetas, p. 203).

Na Bíblia, temos o exemplo de insistência do profeta Elias. Após vários anos de seca, que também representavam a seca espiritual na vida do povo de Deus, finalmente chegou a época em que devia chover, a época em que a terra seria amolecida e em que novamente os frutos poderiam ser colhidos. Deus já havia se manifestado de forma gloriosa no monte Carmelo. O povo que por tanto tempo se deixara ser enganado por Acabe vira a glória de Deus. Agora a terra deveria receber a chuva prometida, e Elias estava ansioso, pois a chuva seria mais uma demonstração de que a Palavra de Deus era fiel.

Depois que Acabe e o povo foi embora, Elias subiu ao topo do Carmelo e começou a orar. Ele orava e após cada oração pedia a seu servo que verificasse o céu para ver se a chuva já estava chegando. Por sete vezes, ele fez isso, e, na sétima vez seu servo viu uma pequena nuvem. Ao ver aquela nuvem, Elias já sabia que Deus estava respondendo suas orações e mandou seu servo avisar Acabe que a chuva estava chegando.

“Importantes lições nos são apresentadas na vida de Elias… Houvesse ele, da sexta vez, desistido em desânimo, sua súplica não haveria sido atendida; mas ele perseverou até que veio a resposta. Temos um Deus cujo ouvido não está cerrado às nossas petições; e se Lhe provarmos a palavra, Ele honrará a nossa fé. Ele quer que todos os nossos interesses se entrelacem com os Seus, e então nos pode com segurança abençoar; porque assim não tomaremos glória para nós mesmos quando a bênção nos é dada, mas renderemos a Deus todo o louvor” (Nossa Alta Vocação, p. 131).

Talvez, assim como Elias, você tenha sido um instrumento através do qual Deus tem se manifestado na vida de alguém, mas essa pessoa ainda não tomou a decisão. Não desanime, mas coloque seus joelhos no chão e interceda. Interceda não apenas sete vezes, mas insistentemente para que a chuva do Espírito Santo seja derramada no coração que precisa se voltar para Deus, e você poderá se surpreender com pequenas nuvens de esperança que surgirão no céu.


Atividade: Identifique pessoas em sua igreja e comunidade que talvez já receberam estudos bíblicos, mas nunca chegaram a tomar uma decisão. Procure também se aproximar delas e entender o que ainda as impede de aceitar a Jesus. Escreva seus nomes em seu diário de oração, e interceda por elas insistentemente e busque fazer algo para ajudá-las a se decidirem.