INTERCEDER PELOS QUE POR SI NÃO INTERCEDEM


Texto bíblico: “Perdoa, pois, a iniquidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia e como também tens perdoado a este povo…” (Números 14:19).

Reflexão: Ao refletir e interceder este mês pelas diferentes classes de pessoas que sofrem algum tipo de abuso, será que paramos para pensar naqueles que causaram esses abusos? Será que os abusadores merecem nossa atenção e talvez até mesmo nossas orações?

Deus não teria dado Seu Filho Amado ao mundo para salvar apenas alguns e não outros. Nas palavras de Jesus “E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu…” (Jo 6:39), podemos ver que Deus deseja salvar a todos, até mesmo os que, no caso de um abuso, consideramos os culpados. Mas como podemos entender isso a ponto de estar dispostos a orar por esse tipo de pessoa?

De todos os culpados por abuso, talvez o grupo mais menosprezado seja o dos abusadores sexuais. É muito difícil para a mente humana compreender como alguém pode chegar ao ponto de desprezar completamente o respeito pelo ser humano. Algumas pesquisas, porém, revelam que muitos meninos que foram abusados na infância tornaram-se abusadores na adolescência ou juventude. Esses dados indicam que muitos desses abusadores antes foram vítimas e talvez isso os tenha iniciado no mundo da violência. Que situação triste! Não que Isso não justifica suas ações, mas, com certeza, nos ajuda a enxergar que esse grupo de pessoas também carece da graça de Cristo e de nossas orações.

Temos muita dificuldade em perdoar e interceder pelos que nos ofendem, pois, em nossa natureza humana, a lei que nos governa muitas vezes ainda é “olho por olho e dente por dente”. Mas Cristo deseja que aprendamos com sua atitude na cruz quando intercedeu por Seus próprios assassinos. Aquela cena foi tão contrastante com o que era presenciado no mundo que até os anjos se impressionaram.

“Com espanto contemplavam os anjos o infinito amor de Jesus, que, sofrendo a mais intensa agonia física e mental, pensava apenas nos outros e animava a arrependida alma a crer. Em sua humilhação, dirigira-Se, como profeta, às filhas de Jerusalém; como sacerdote e advogado, intercedera como Pai pelo perdão de Seus assassinos; como amorável Salvador perdoara os pecados do arrependido ladrão.” (O Desejado de Todas as Nações, p. 725).

Muitos dentre os que causam abusos fazem parte da classe de pessoas que não sabem que precisam de Deus. A maioria nasceu e cresceu em meio ao crime e à miséria, e tudo o que conhecem é o mal. Essas pessoas carecem de nossas orações. Alguns talvez até desejem uma mudança de vida, mas não sabem como e onde encontrar forças para mudar. Por isso, Deus nos convida hoje a orar por elas para que encontrem perdão e tenham uma mudança de coração.

“Na obra para este tempo, não é tanto de dinheiro, talento, saber ou eloquência que necessitamos, mas de fé adornada de humildade […] Precisamos ser coobreiros de Cristo se quisermos ver coroados de êxito os nossos esforços. Importa chorar como Ele chorou por aqueles que não choram por si mesmos, e interceder como Ele intercedia pelos que por si não intercedem” (O outro Poder, p. 71).

“Quando a igreja despertar para o senso do que precisa ser feito neste mundo, os membros terão angústia de alma pelos que não conhecem a Deus e que, em sua ignorância espiritual não podem compreender a verdade para este tempo. Abnegação, sacrifício, precisam ser entretecidos em toda a nossa experiência. Precisamos orar e velar em oração, para que não haja incoerência em nossa vida. Precisamos não falhar no mostrar aos outros que compreendemos que velar em oração significa viver nossas orações diante de Deus, para que Ele as possa atender” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 116, 117).

Atividade: Você conhece alguém culpado de abuso? Então, ore especificamente por essa pessoa. Se não conhecer, procure lembrar de pessoas que estão sofrendo e ore pelos que causaram essa dor, para que o Espírito Santo alcance seu coração e eles tenham um encontro especial com Deus.