IGREJA INTERCEDENDO PELOS CONVERSOS A INTERCESSÃO NOS TORNA MAIS ZELOSOS


Texto bíblico: “Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus” (Mateus 18:19).

Reflexão: No calendário hebraico, o mês de Tishrei equivalente a setembro/outubro em nosso calendário. Esse era um mês muito especial para o povo de Israel. Nesse mês, três eventos religiosos importantes eram realizados: a festa das trombetas, o dia da expiação e a festa dos tabernáculos, que celebrava a colheita dos frutos da terra.

No mês de setembro, em nossa igreja, também temos o costume de celebrar a colheita dos frutos, ou seja, o batismo das pessoas que foram ganhas para Cristo durante o ano. A primavera sempre teve um significado especial para o batismo, até mesmo Cristo foi batizado nessa ocasião (ver O Grande Conflito, p. 410).

É muito bom fazermos parte da festa espiritual do batismo e nos alegrarmos ao ver os resultados. Para chegar a esse momento, no entanto, sabemos que muitas horas foram gastas no ensino da Palavra de Deus, oferecendo apoio às pessoas de várias maneiras e, principalmente intercedendo por aqueles que estudavam a Bíblia.

Na verdade, a oração intercessora é a base de todo o processo de conversão. Não apenas porque ela dá a Deus mais acesso ao coração da pessoa, mas porque ela também nos torna mais zelosos em nossos esforços para conquistar almas. Quando eu oro pela pessoa que estou levando a Cristo, sinto cada vez mais o desejo de levar outras pessoas a Ele, e o meu fervor aumenta.

“Se tentarmos ganhar outros para Cristo, manifestando em nossas orações preocupação por eles, nosso coração palpitará pela influência vivificadora da graça de Deus; nossos próprios afetos arderão com mais divino fervor; toda a nossa vida cristã será mais e mais uma realidade, mais sincera e mais devota” (Parábolas de Jesus, p. 354).

A graça de Deus vivifica tanto a pessoa que está se convertendo, como aquela que está levando á Cristo. E como podemos nos certificar que seremos participantes dessa bênção? Intercedendo por aqueles com quem estamos estudando.

“O Espírito Santo virá a todos os que suplicam pelo pão da vida com o intento de reparti-lo com os semelhantes” (Testemunhos para a Igreja, v. 6, 171). Deus terá o maior prazer em derramar Seu Espírito sobre aqueles que se dedicam a pregar o evangelho para os que vivem sem esperança.

A Bíblia nos conta a história de Filipe, o evangelista, um homem que vivia para levar pessoas a Cristo. Sua vida de pregação era tão intensa quanto sua vida de oração. De fato, pelo incidente relatado em Atos 8, percebemos que Filipe vivia em constante comunhão com Deus, e sua vida era dirigida pelo Espírito Santo. Foi o Espírito Santo que o levou ao encontro do eunuco e, após estudar com ele e batizá-lo, o Espírito Santo imediatamente o levou para Azoto, de onde ele viajou até Cesaréia evangelizando pessoas.

Que vida de poder foi a de Filipe! Quanto mais ele pregava e intercedia pelas pessoas, mais abençoado ele era para continuar sua missão. Hoje, Deus precisa em sua igreja de pessoas poderosas como Filipe. Cheias do poder do Espírito Santo e cheias de zelo em levar outros aos pés de Cristo.

Aproveite o mês de setembro para fortalecer sua decisão de levar pessoas a Cristo. Seja um intercessor pelas pessoas que você deseja ganhar e faça parte dessa grande festa espiritual da colheita dos frutos que foram ganhos para Deus.


Atividade: Se você está levando alguém ao batismo este ano, escreva o nome dele em seu diário de oração e continue em oração por ele para que permaneça fiel. Se você não fez parte desse projeto, comece agora a interceder por alguém que deseja ganhar para Cristo e faça o propósito de se aproximar dele e se oferecer para estudar a Palavra de Deus. Deus irá adiante de você e abrirá as portas.