INTERCEDENDO POSITIVAMENTE


Texto bíblico: “O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida” (Provérbios 31:11, 12).

Reflexão: Quando pensamos em orar por nosso esposo, é muito fácil chegarmos a Deus com uma lista de defeitos que ele tem e pedir que Deus simplesmente o transforme, como num passe de mágica. Essa é a tendência natural do ser humano, mas não é assim que deveria ser e por razões bem óbvias.

Todos nós temos defeitos de caráter objetáveis que precisam ser eliminados. Recebemos alguns defeitos como herança de nossos pais e esses talvez sejam os mais difíceis de serem vencidos, mas com Deus tudo é possível. Outros defeitos foram desenvolvidos ao longo de toda uma vida e precisaremos muita firmeza para desfazer hábitos errados praticados por muito tempo, o que para Deus também não é impossível. Porém, precisamos, entender que nem todos os defeitos de caráter que enxergamos em nosso cônjuge, realmente são defeitos.

Por exemplo, muitas mulheres são ativas e têm a tendência de tomar a frente nas decisões da família, e ao fazer isso consideram o esposo lento e sem iniciativa. Realmente, parece ser uma falha da parte dele, mas, com frequência, casais entram em conflitos, pois atitudes impulsivas da esposa acabam criando problemas, enquanto a atitude lenta do esposo, na verdade, era prudência para esperar o momento certo para tomar uma decisão. Deus permite certos “defeitos” em nosso cônjuge para que eles tragam à tona os defeitos em nosso próprio caráter que precisam ser transformados.

Ao interceder por nosso esposo, precisamos nos aproximar de Deus com humildade, reconhecendo que também somos falhas e carecemos de Sua graça. Depois, precisamos levar nosso cônjuge a Deus como alguém que amamos e desejamos salvar. Antes de expor a Deus alguma falta da parte dele, precisamos primeiro enxergar a bênção que ele é em nossa vida, pois só assim teremos uma atitude de amor e compaixão ao interceder por ele.

Lembre-se: “Embora possam surgir dificuldades, perplexidades e desânimo, nem o marido nem a esposa abrigue o pensamento de que sua união é um erro ou uma decepção. Resolva cada qual ser para o outro tudo que é possível. Continuai as primeiras atenções. De todos os modos, anime um ao outro nas lutas da vida. Procure cada um promover a felicidade do outro. Haja amor mútuo, mútua paciência. Então, o casamento, em vez de ser o fim do amor, será como que o seu princípio” (A Ciência do Bom Viver, p. 360).

Uma atitude positiva ao interceder por nosso esposo será revelada em nosso comportamento. Mesmo que não lhe contemos que estamos orando por ele, ele perceberá que queremos seu bem, sentirá nossa paciência quando falhar e nossa perseverança ajudando-o a vencer dificuldades. E sabe por que isso ocorrerá? Porque, quando intercedemos por alguém, somos igualmente abençoadas, e essas atitudes de amor fluirão naturalmente da nossa vida para a dos outros.


Atividade: Em seu diário, escreva dez razões para orar por seu esposo, sempre de forma positiva. Ex: Para que ele seja um líder, para que ele seja sempre honesto, para que ele busque a Deus, etc.