PAIS PRECISAM DE ORAÇÃO TAMBÉM


Texto bíblico: “Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer” (Provérbios 23:22).

Reflexão: A síndrome do ninho vazio é o termo usado para descrever a solidão física ou mental que muitos pais ou tutores sentem quando seus filhos deixam o lar. Os sintomas mais comuns são tristeza, vazio e sensação de inutilidade, dentre outros. Se seus pais não estão atualmente passando por esse processo, isto é, se você ainda não saiu de casa, saiba que existe a possibilidade de em breve eles passarem por isso.

Na fase de sair de casa e estudar fora ou começar a vida, muitos jovens podem se envolver tanto com amigos, estudo e trabalho que os pais acabam ficando em segundo plano na vida. Isso pode ser muito doloroso para os pais que sempre tiveram um bom relacionamento e com frequência até se sacrificaram para que os filhos chegassem aonde estão agora.

Uma grande parte da vida de oração de todo jovem deve ser dedicada aos pais ou àqueles que o criaram, não apenas pelo fato de que poderão estar passando por essa fase sensível da vida, mas como uma demonstração de amor e reconhecimento por tudo que já fizeram em sua vida. Apesar do mundo secular hoje criar uma brecha entre pais e filhos, que em muitos casos pode até começar na infância, esta atitude não condiz com os valores dos filhos de Deus. Por mais que nossos pais tenham falhado conosco, devemos a eles, no mínimo a nossa existência.

A adolescência e a juventude podem ser as fases da vida quando os filhos mais enxergam os defeitos de caráter dos pais, e isso pode ser uma desculpa para o afastamento. Mas, se pararmos para pensar que também não somos perfeitos, quem sabe podemos parar de olhar seus erros e encontrar razões para os amá-los.

Jennifer Flanders, americana, mãe de 12 filhos, definou sete razões para oramos por nossos pais, usando a palavra parents (pais em inglês).

1. Perspectiva – Ore para que seus pais mantenham o foco no Céu e priorizem as coisas de Deus. Muitos pais podem desanimar espiritualmente à medida que os desafios da vida surgem. Ore para que isso não aconteça com os seus.

2. Atitude – Ore para que eles tenham uma atitude positiva em relação à vida. Os problemas da vida também podem desanimá-los, mas Deus pode lhes dar força para vencer.

3. Relacionamentos – Ore para que Deus abençoe o relacionamento de seus pais se eles são casados. Acontece com certa frequência de casais se separarem depois de muitos anos juntos, mas a graça de Deus pode revitalizar qualquer casamento.

4. Energia – Ore para que Deus renove as forças deles a cada dia. Problemas de saúde podem começar a se manifestar com a idade. Ajude-os a manter uma boa saúde, conforme o plano de Deus.

5. Necessidades – Ore pedindo a Deus que supra as necessidades de seus pais, sejam elas financeiras ou outra qualquer. Deus é uma fonte de recursos inesgotável.

6. Testemunhas – Ore para que a vida deles seja um testemunho para os que estiverem ao seu redor. Uma vida espiritual vibrante pode ajudá-los a superar todos os outros problemas.

7. Segurança – Ore para que eles reconheçam a Deus como fonte de segurança na vida mesmo quando incertezas começarem a surgir. (Fonte: Lovinglifeathome.com)

“O perfeito exemplo do amor filial de Cristo resplandece com não esmaecido brilho por entre a neblina dos séculos. Durante cerca de trinta anos Jesus, por Sua labuta diária, ajudara nas responsabilidades domésticas. E agora, mesmo em Sua última agonia, Se lembra de providenciar em favor de Sua mãe viúva e aflita. O mesmo espírito se manifestará em todo discípulo de nosso Senhor. Os que seguem a Cristo sentirão ser uma parte de sua religião respeitar os pais e prover-lhes as necessidades. O pai e a mãe nunca deixarão de receber, do coração em que se abriga o amor de Cristo, solícito cuidado e terna simpatia” (O Desejado de Todas as Nações, p. 752).

Vamos aprender com o exemplo de Jesus, e vamos prover às necessidades de nossos pais ou daqueles que nos criaram. Vamos continuar apoiando, respeitando e amando aqueles que tanto fizeram por nós e, acima de tudo, vamos mantê-los em nossas orações.

Atividade: Em seu momento de oração diária, escolha uma razão específica para orar por seus pais e para deixá-los ainda mais contentes. Conte a eles o que você está fazendo.