ORANDO DUAS VEZES MAIS


Texto bíblico: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7).

Reflexão: A Bíblia nos aconselha a orar sem cessar… , ou seja, orar a todo momento, sobre todas as nossas decisões na vida. Mas existe um momento específico quando jovens deveriam orar duas vezes mais do que normalmente oram.

“Se homens e mulheres têm o hábito de orar duas vezes ao dia antes de pensar em casamento, devem fazê-lo quatro vezes quando pensam em dar esse passo. O casamento é uma coisa que influenciará e afetará vossa vida, tanto neste mundo como no futuro” (O Lar Adventista, p. 71).

A escolha de um companheiro para a vida, com certeza é muito especial e deveria ser feita apenas com muita oração. Uma prática diferente, porém muito linda, é a de interceder pelo futuro cônjuge, quer você já tenha alguém em mente quer não. Alguns anos atrás quatro irmãos jovens gravaram uma música que reflete exatamente a ideia de interceder pelo futuro cônjuge:

“Pensei em você hoje, novamente, Onde quer que você esteja. Sei que você está em algum lugar no mundo E sei que você foi criado para mim. Apesar de não saber quando nos encontraremos Para mim você é apenas uma oração. Oro para que você esteja caminhando com o Senhor E que ele cuide de você.” (Promise Me Forever – The Taubl Family)

A música continua com uma letra poética prometendo amor e fidelidade a alguém que, por enquanto, é apenas uma oração, isto é – um anseio expresso apenas a Deus.

Se pudéssemos voltar no tempo, ao momento quando Isaque se preparava para conhecer sua noiva Rebeca, entenderíamos melhor o significado dessas palavras. É nos dito que “Isaque, confiando na sabedoria e afeição de seu pai, estava satisfeito com a entrega desta questão a ele, crendo também que o próprio Deus dirigiria na escolha a fazer-se” (Patriarcas e Profetas, p. 171). Isaque não vivia buscando de um lado para o outro alguém para ser ser sua companheira. Ele simplesmente colocou seu desejo nas mãos de Seu pai Celeste, e também de seu pai terreno, em quem confiava de todo coração.

Que lição para filhos e pais hoje! Deus concede sabedoria aos pais tementes a Ele, e estes podem orientar seus filhos quanto às escolhas mais importantes da vida, como a escolha do cônjuge. É preciso, no entanto, que os pais entendam a vontade de Deus, e, acima de tudo, é preciso existir um relacionamento de confiança íntima entre pais e filhos.

Isaque continuou em oração e, até mesmo no momento em que viu Rebeca pela primeira vez, ele estava em oração, como diz a Bíblia: “E Isaque saíra a orar no campo, sobre a tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham” (Patriarcas e Profetas, p. 173).

Se você está buscando a Deus quanto ao seu futuro cônjuge, comece a interceder por ele ou ela, quer você o/a conheça ou não. Deste modo você poderá ficar tranquilo que o Pai celeste, que o ama e quer o Seu melhor estará no controle dessa escolha tão importante.


Atividade: Em seu diário de oração, comece a escrever qualidades que você gostaria que seu futuro cônjuge tivesse. Escreva também as dificuldades que você tem, as quais gostaria que seu cônjuge lhe ajudasse a vencer. Entregue essa lista a Deus em oração e peça a Deus que o/a guie nessa escolha.