TRAZEI VOSSOS FILHOS A JESUS


Texto bíblico: “Disse Abraão a Deus: Tomara que viva Ismael diante de ti” (Gênesis 17:18).

Reflexão: Com certeza, a oração que os pais mais anseiam ver respondida é a oração pela salvação de seus filhos. Muitos pais sinceros que fizeram tudo o que podiam pela salvação dos filhos, ainda assim sofrem a tristeza de vê-los se afastando de Deus na juventude. Esta é uma situação muito triste, porque os pais sentem que já não são mais a influência dominante na vida dos filhos. Seus filhos estão agora fora de seu controle.

Talvez, ao lermos a história de Abraão, não pensemos nele como pai de um filho que se afastou de Deus, mas existe um detalhe impressionante no relato bíblico que nos ajuda a tirar uma grande lição ao enfrentarmos uma situação como essa. Abraão tivera um filho com Agar pensando que deste modo estaria ajudando a cumprir a promessa de Deus. No entanto, após o nascimento de Ismael, Deus surpreendeu a Abraão, confirmando que outro filho nasceria e que esse seria o filho da promessa. Surpreendido, Abraão se alegrou com a possibilidade de ele e Sara, já em idade avançada, terem um filho, mas em meio àquela alegria, uma preocupação veio à sua mente: “o que será de meu filho Ismael?” Então, ele orou a Deus dizendo: “Tomara que viva Ismael diante de ti”. E naquele momento, Deus lhe fez outra promessa, específica para seu filho Ismael, que podemos ler em Gênesis 17:20: “Quanto a Ismael, eu te ouvi; abençoá-lo-ei, fá-lo-ei fecundo e o multiplicarei extraordinariamente; gerará doze príncipes, e dele farei uma grande nação”.

Essa promessa ficou muito clara na mente de Abraão, pois ele confiava em Deus de todo o seu coração. Anos mais tarde, quando Sara lhe pediu que despedisse a Ismael de seu lar, devido aos problemas que a família enfrentava, Abraão entendeu que havia chegado o momento em que não mais teria controle sobre a vida de seu filho e que teria que confiá-lo inteiramente aos cuidados de Deus. É nos dito que “O Senhor, por meio de um santo anjo, determinou-lhe satisfazer o desejo de Sara. … E o anjo lhe fez a promessa consoladora de que, ainda que separado do lar de seu pai, Ismael não seria abandonado por Deus; sua vida seria preservada, e ele se tornaria o pai de uma grande nação” (A Verdade Sobre os Anjos, p. 77).

Em circunstâncias diferentes, talvez você tenha chegado a uma situação na qual você sabe que não tem mais o controle da vida de seus filhos. Neste momento, Deus lhe faz um convite: “Quando tiverdes feito fielmente tudo o que puderdes, trazei vossos filhos para Jesus; e com fé sincera e perseverante intercedei por eles. O Senhor será vosso ajudador; cooperará com vossos esforços; em Sua força alcançareis a vitória…. Quando os pais manifestarem tal interesse pelos filhos como o que Deus quer que manifestem, Ele ouvirá as suas orações, e cooperará com seus esforços” (Orientação da Criança, p. 105).

É-nos dito de Ismael que “em seus últimos dias arrependeu-se de seus maus caminhos, e voltou ao Deus de seu pais” (Patriarcas e Profetas, p. 174). Isso nos indica que a oração de Abraão por seu filho foi respondida. Apesar de que os descendentes de Ismael mantiveram seus traços negativos e foram uma pedra de tropeço para a descendência de Isaque, Ismael se voltou a Deus e veio sepultar seu pai Abraão, juntamente com Isaque, após sua morte. (ver Gênesis 25:9).

Tudo o que Deus deseja de nós, pais, é que tenhamos um genuíno interesse na salvação de nossos filhos. Deus abençoa os pais que buscam fazer o melhor por seus filhos, mas uma ação é necessária de nossa parte – fazer tudo o que podemos. Quando nossos filhos atingem uma certa maturidade e estão fora do nosso controle, ainda assim podemos fazer muito por eles. Podemos ser seus amigos, continuar aconselhando com carinho e, acima de tudo, orar por eles constantemente crendo que Deus será nosso ajudador em salvar nossos filhos.

Atividade: Quais são algumas coisas que você pode fazer por seu filho que se distanciou do Senhor? Faça uma lista dessas intervenções e ore a Deus pedindo oportunidade para fazê-las.