A IGREJA EM ÉFESO - 5 FATORES DE CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS


INTRODUÇÃO
1 – Paulo estava fortalecendo a igreja recém fundada em Éfeso. Era o início da igreja cristã e Paulo estava lançando os fundamentos do Reino de Deus naquela região.
2 – Paulo já tinha deixado uma semente do evangelho em Éfeso e prometera voltar (Atos 18:21)
3 – Desse relato podemos retirar lições para o fortalecimento da igreja hoje. A seguir apresentaremos cinco pontos da história bíblica que devem ser observados por cada cidadão do Reino de Deus, caso queiram ser mais fortes espiritualmente e mais inseridos na cultura do Reino.


1 – DISPOSIÇÃO E HUMILDADE PARA RECEBER E ACEITAR NOVAS VERDADES
A – Esses discípulos tinham um conhecimento pequeno a respeito de Deus e da sua Palavra. Nem conheciam a doutrina a respeito do Espírito Santo. No entanto, eles não estavam fechados para novos aprendizados. Pelo contrário, quando Paulo anunciou as novas informações bíblicas, o texto bíblico deixa a entender que eles estavam abertos para aprender.
B – Os discípulos foram humildes o suficiente para ouvirem novas verdade Bíblicas e as aplicarem à vida.
C – Os discípulos: – Não foram presunçosos – Estavam dispostos a crescer no conhecimento de Deus – Estavam insatisfeitos com um conhecimento superficial de Deus – Estavam submissos aos novos conhecimentos
D – O exemplo desses discípulos deve nos motivar a estudarmos cada vez mais
ATOS 19: 1-20 as Escrituras, sabendo que nunca saberemos tudo a respeito de Deus e de sua revelação. A atitude positiva de um eterno aprendiz condiz com um cristão que quer estar em constante crescimento espiritual.


2 – O FORTALECIMENTO DO REINO E DOS CRISTÃOS INDEPENDE DA VIZINHANÇA
A – Breve visão sobre a cidade de Éfeso – Era uma cidade portuária, com um alto índice de promiscuidade – Uma das cidades mais desenvolvidas e prósperas financeiramente. – A corrupção era uma marca das relações humanas na cidade – A imoralidade sexual era marca daquela cidade portuária – Éfeso era o centro da adoração à deusa Diana e a tradição dizia que a estátua de Diana havia caído do céu. – Muitos mágicos lucravam fortemente com a superstição do povo
B – Paulo chegou em Éfeso para mostrar que o Deus do céu era mais poderoso que Diana.
C – O Espírito veio, neste caso, como provisão para a grande obra que estava prestes a tornar Éfeso, de uma cidade devota à deusa Artêmis (Diana), num lugar conquistado para Cristo, a ponto de se tornar um polo cristão para toda a região circunvizinha, ao longo de vários séculos. (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo dia)
D – O substantivo grego usado neste versículo para “milagre” é dynamis. Deus fazia a obra, Paulo era o instrumento.
E – Mesma palavra (dynamis) usada para poder em Atos 1:8 – ligado ao recebimento do Espírito Santo.
Uma cidade de difícil acesso ao cristianismo se tornou uma das cidades mais cristãs da antiguidade. Com o poder do Espírito Santo, qual barreira pessoal, cultural, financeira ou política pode ser quebrada e o Reino de Deus crescer.


3 – FALSOS CRISTÃOS ATRAPALHAM O CRESCIMENTO DO REINO

Os exorcistas ambulantes tentam expulsar os demônios em “em nome de Jesus a quem Paulo prega”.

A – Invocar.

Desde tempos muito remotos, a literatura tradicional dos judeus atribuía grandes resultados à declaração do nome incomunicável da Divindade. Eles afirmavam que fora assim que Moisés matara o egípcio e que Eliseu destruirá os rapazes zombeteiros pelo nome de Yahweh. E fácil entender que, depois de ver os resultados do uso do nome de Jesus por Paulo, esses “judeus, exorcistas ambulantes” tentassem operar curas pelo mesmo nome (ver com. de At 3:16). (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo dia) 1. Apenas falar o nome de Cristo sem ter intimidade com Ele, não gera nenhum tipo de poder espiritual. 2. Usar o nome de Jesus sem ter intimidade com ele, não é somente errado, é perigoso. 3. Os demônios zombam de Cristãos falsos. 4. Os demônios fogem de cristãos verdadeiros (Tiago 4:7).


B – A resposta do demônio

1. Conheço a Jesus. Do gr. ton lèsoun ginõskõ, “Jesus eu reconheço”. Ginõskõ, neste caso, não sugere mero conhecimento pessoal, mas o reconhecimento da autoridade. (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo dia).

2. Sei quem é Paulo. Do gr. ton Paulon epistamai, “estou familiarizado com Paulo”. (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo dia).

3. Mas vós, quem sois? Literalmente, “mas e vocês, quem são vocês? Então o possesso se identificou com o demônio (cf. Mc 5:7- 12). Ele temia o nome de Jesus quando proferido por alguém como Paulo, mas não tinha o mesmo temor diante dos impostores. (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo dia).

4. Os falsos cristãos da atualidade também são um desserviço ao avanço do Reino de Deus.


4 – A VERDADEIRA CONVERSÃO MUDA NOSSOS VALORES

A – A conversão de muitos

1. O sinal de conversão daqueles homens foi abandonar completamente o que os afastava de Deus.

2. Os livros eram caros, mas, eles não consideraram.

3. Calculados os seus preços. O sacrifício feito pelos cristãos não consistiu apenas no preço dos livros, que é citado por Lucas, mas também na perda de renda em potencial, que poderiam receber por meio da prática das “artes mágicas”. Cinquenta mil denários.
B – Todas as pessoas realmente convertidas estarão dispostas a abandonar tudo o que em suas vidas estiver em desacordo com a vontade de Deus.


5 – O RECEBIMENTO DO ESPÍRITO SANTO DEVE SER O ALVO DA IGREJA

A – Todos os sinais maravilhosos dessa história Bíblia se deram pela atuação do Espírito Santo na vida de Paulo e da igreja em Éfeso.
B – O batismo do Espírito Santo é o que diferencia o verdadeiro do falso cristão.
C – O batismo de Espírito Santo é o que impulsiona o crescimento saudável do Reino de Deus.
D – O batismo do Espírito Santo é o que sustentará o cristão na fé saudável.


CONCLUSÃO
O crescimento do Reino de Deus é um processo que passa pela conversão e crescimento espiritual de cada cidadão do Reino. A história da igreja em Éfeso nos dá elementos que nos ajudam a nos colocarmos no caminho desse crescimento. O elemento-chave em tudo isso é o Batismo do Espírito Santo.


Apelo: Quem quer fazer a sua parte para receber o Espírito Santo?