SEIS RAZÕES PARA ORAR PELOS FILHOS


Texto bíblico: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4:6).

Reflexão: Quais são algumas das razões pelas quais os pais deveriam interceder por seus filhos?

  1. Ore para que ninguém os impeça de chegar até Jesus. Assim como na Bíblia algumas mães foram impedidas de levar seus filhos a Jesus, hoje em dia, algumas pessoas ou coisas podem atrapalhar nossos filhos de chegar até Ele. Devemos orar e vigiar diariamente para que nada impeça nossos filhos de ir até Jesus. Também precisamos ajudá-los nesse processos, eliminando da vida deles aquelas coisas que os distanciem de Deus. Essa é nossa função. Lembre-se que o próprio Jesus disse: “[…]não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus” (Mt 19:14).
  2. 2. Ore para que eles respondam ao chamado da salvação. Por mais que levemos nossos filhos até Jesus, um dia eles terão que escolher por si mesmos aceitar ou não o chamado de Jesus, e isso deve ser motivo de oração fervorosa. Sabemos que Jesus “não deseja que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pe 3:9) e, por isso, nós, pais, também precisamos orar e fazer tudo que está ao nosso alcance para que nossos filhos desejem a salvação.
  3. Ore para que eles experimentem a santificação através da obra do Espírito Santo. Ao aceitar a salvação, nossos filhos também precisam permitir que o Espírito Santo os transforme. O processo de santificação envolve entrega total e submissão em todas as áreas de nossa vida a Deus. Lembre-se que: a melhor maneira de ensinar nossos filhos a serem submissos a Deus é ensiná-los a serem submissos a nós mesmos, seus pais.

  4. Ore para que seus pensamentos sejam puros. Mateus 5:8 traz uma linda promessa aos que mantiverem seus pensamentos puros ou limpos:“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”. Um dos maiores desafios para nossos filhos hoje é manter os pensamentos puros. Pais podem evitar que seus filhos tenham contato com o mal, mas o controle da mente é algo que precisamos ensiná-los a fazer e pelo qual precisamos interceder fervorosamente.
  5. . Ore para que escolham como parceiros de vida, alguém que também seja temente a Deus. Não importa se seus filhos ainda são novos para pensar em casamento. Comece a orar por isso. Se eles já são jovens e estão pensando na escolha de um companheiro, ore ainda mais. Se já forem casados, ore por eles e por seus cônjuges para que seu relacionamento se fortaleça e para que dediquem sua vida a Deus.
  6. . Que tenham um coração missionário. “Todo filho e filha de Deus é chamado a ser missionário” (Ciência do Bom Viver, p. 395). Este chamado inclui seus filhos também. Talvez você nunca tenha pensado nesse chamado para seus filhos, mas, de alguma forma Deus os chamará, não importa o que escolherem como profissão. Precisamos prepará-los hoje para sentirem o desejo de fazer parte da missão e que quando Deus chamá-los,sua resposta seja: “Eis me aqui, envia-me a mim” (Is 6:8).
    Atividade: Escreva em seu diário de oração esses seis pontos, acrescentando informações personalizadas para cada um de seus filhos. Ore diariamente por esses pontos, lembrando que há muito poder na oração do que crê.