O BOM PERFUME DE CRISTO


“Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo tanto nos que são salvos como nos que se perdem” (2 Coríntios 2:15).


Reflexão: Quando você vê problemas na igreja, que por vezes atrapalham a missão, como você se sente? É fácil desanimar e desistir, mas Deus nos convida hoje a interceder com mais fervor ainda quando enfrentamos dificuldades. A Bíblia nos ensina, que problemas são a principal razão pela qual devemos interceder, pois a oração intercessora nos ajuda a enxergar os pecados em nossa própria vida e entre o povo de Deus, e isso nos leva a sentir necessidade de Jesus.

Na Bíblia, lemos que, após a vitória de Israel contra Jericó, o povo passou por uma grande decepção e derrota contra a cidade de Ai. Na história registrada em Josué 7, lemos que essa derrota ocorreu porque Acã havia pecado ao roubar parte do despojo de Jericó. Naquele momento, Josué, muito angustiado pela difamação que aquela derrota poderia trazer ao nome de Deus, intercedeu por Israel e Deus lhe revelou que havia pecado em Israel. Ao permitir que o povo perdesse a batalha, Deus desejava que eles entendessem que era o pecado entre eles que os estava impedindo de receber as bênçãos esperadas.

“Quando a igreja se acha em dificuldade, quando existem a frieza e o declínio espiritual, dando ocasião a que os inimigos de Deus triunfem, então, em vez de cruzar os braços e lamentar sua infeliz condição, investiguem os membros se não há um Acã no acampamento. Com humilhação e exame de coração, procure cada qual descobrir os pecados ocultos que excluem a presença de Deus” (Patriarcas e Profetas, p. 363).

Deus tem uma mensagem e uma obra especial para aqueles que se sentem frustrados demais para interceder pelos membros. A Bíblia nos diz que Cristo nos amou quando nós ainda éramos pecadores, e o amor de Deus envolve mais do que simplesmente a salvação de seres miseráveis incapazes de fazer o bem. Seu principal objetivo é a restauração do ser humano, e é essa restauração que torna possível que ele se torne um participante da natureza Divina e da restauração mais ampla que Deus quer realizar no mundo. Quando Deus nos chama para interceder por outros, Ele nos concede o privilégio de participar do próprio trabalho que Jesus está realizando no Céu neste momento.

“Jesus está nas cortes celestiais, intercedendo junto ao Pai em nosso favor. Ele apresenta nossas orações, mesclando com elas o precioso incenso de Seu próprio mérito, para que nossas orações sejam aceitáveis ao Pai. Ele acrescenta a fragrância a nossas orações, e o Pai nos ouve porque pedimos as próprias coisas que necessitamos, e nos tornamos aos outros um aroma de vida para vida” (Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 197).

É maravilhoso pensar que nossas orações sem mérito algum se misturam com a intercessão de Cristo e sobem ao trono do Pai como incenso suave. Ao mesmo tempo, isso faz com que sejamos como um perfume de vida para os que estão ao nosso lado, como diz o texto bíblico de hoje, “nós somos o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos, como nos que se perdem”. Interceder pelo próximo então, é um privilégio do qual Deus, em Seu infinito amor, nos permite participar.

Mesmo que, ao intercedermos, descubramos pecados escondidos na vida das pessoas ou em nossa própria vida, precisamos entender que Deus está dando a cada um a oportunidade de se arrependimento e mudança para que sejamos um cheiro de vida para a vida. Em humildade, precisamos corrigir o erro, assim como Josué fez com a situação de Acã, e permitir que Deus continue operando entre nós para que vitórias sejam alcançadas na missão da igreja e na vida dos membros.

Atividade: Ao se envolver no ministério da oração intercessora este ano como líder, peça a Deus sensibilidade para reconhecer falhas que talvez possam existir e que estejam impedindo que a igreja seja um perfume na comunidade. Se algo for identificado, ore especificamente sobre isso e busque corrigir.