CONFIRMA TEUS IRMÃOS


Texto bíblico: “Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lucas 22:32).

Reflexão: Ao ser chamado por Deus para liderar o povo de Israel, os irmãos de Moisés, Arão e Miriã, também receberam posições de liderança sobre o povo e, como tal líderes, deviam ser um apoio a Moisés. Esse arranjo de Deus era muito favorável para Moisés, pois ele tinha o apoio de pessoas não apenas capazes, mas de sua íntima relação. Com eles, Moisés podia compartilhar abertamente as alegrias e tristezas que vinham com sua responsabilidade.

No entanto, ainda estava muito pesado, o trabalho de Moisés e através de uma preocupação de sua esposa e do conselho de seu sogro Jetro, Moisés entendeu que deveria compartilhar seu fardo com mais setenta homens de sua confiança. Essa medida que Moisés tomou gerou em seus irmãos descontentamento por não terem feito parte da decisão e inveja por acharem que sua ajuda já era o suficiente para Moisés. Assim, Miriã e Arão murmuraram e criticaram a decisão de Moisés e, ao fazerem isso, foram desleais, não apenas a Moisés, mas para com o próprio Deus.

Moisés os convocou ao tabernáculo, e o Senhor desceu até eles na coluna de nuvem. Então, o Senhor os repreendeu pelo pecado da inveja e da maledicência, e ao desaparecer a nuvem eles notaram com horror o sinal do desprazer de Deus: Miriã ficara leprosa.

Arão imediatamente reconheceu seu erro e o confessou em arrependimento, e rogou a Moisés que intercedesse por sua irmã. A Bíblia nos diz: “Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-Te que a cures” (Nm 12:13). Moisés nem mesmo tirou um minuto para repreender a Miriã, ou lhe dizer que o castigo tinha sido merecido, mas se humilhou diante de Deus suplicando por sua cura. Deus ouviu a oração de Moisés e, apesar de Miriã ter que enfrentar a vergonhosa consequência de ficar afastada do acampamento por sete dias, Deus a restaurou.

Mais do que ninguém, Moisés sabia quão grave tinha sido o erro, pois ele estivera diante da glória de Deus, ouvira e recebera a lei de Deus diretamente de Suas mãos, mas conhecia também a misericórdia de Deus e foi por isso que clamou a Deus e intercedeu por sua irmã.

Como líderes intercessores, também somos chamados a conhecer a misericórdia de Deus em perdoar e restaurar nossos irmãos. Somos chamados a crer que Seu amor é maior que qualquer pecado. Não importa quão grave tenha sido o erro, temos o dever de amá-los e interceder por eles. Até mesmo se o pecado trouxer alguma consequência vergonhosa, somos chamados a permanecer ao seu lado fortalecendo-os para que, ao se voltarem a Deus, sua fé seja confirmada. Que Deus nos ajude nessa missão.

Atividade: Pense em pessoas de influência na igreja que caíram em pecado. Qual foi sua reação? Crítica e afastamento ou aproximação e intercessão por elas? Anote seus nomes e ore por elas durante a semana. Envie um cartão para elas e dizendo que deseja seu melhor e que está orando por elas.