ORAI POR VÓS MESMOS


Texto bíblico: “E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” (Mateus 6:13).

Reflexão: Normalmente quando pensamos na oração intercessora, pensamos em orar por outros. Mas existe um momento em que precisamos interceder por nós mesmos, e este é o momento quando nos encontramos mais frágeis e mais em perigo de cair em tentação. Muitas vezes, como líderes, podemos pensar que temos conhecimento e experiência suficientes para não sermos iludidos pelo inimigo, mas quando achamos que estamos bem espiritualmente é quando, estamos mais perto de cair em tentação.

Na Bíblia, lemos o triste exemplo de um líder que caiu no auge de sua carreira. Depois de passar muita perseguição e sofrimento devido à inveja do rei Saul, e depois de vencer muitos inimigos e finalmente conquistar o trono de Judá, Davi se encontrou em uma posição muito perigosa. Tinha recebido grandes bênção, do Céu para chegar aonde chegara, e naquele momento é nos dito que “foi o espírito de confiança e exaltação próprias o que preparou o caminho para a queda de Davi. Em vez de confiar humildemente no poder de Jeová, começou a confiar em sua própria sabedoria e poder” (Patriarcas e Profetas, p. 717, 718).

Ao iniciar este ano com o propósito de interceder pela igreja, é importante estarmos cientes de que antes de orarmos por outros, precisamos orar por nós mesmos para que a graça de Deus nos alcance e realize sua obra em nossa vida. E que obra seria essa?

A obra da graça de Deus tem dois elementos essenciais: perdão e poder. Perdão, porque, não importa quão longe de Deus tenhamos chegado, Sua graça é capaz de nos alcançar e oferecer perdão. Poder, porque não importa quão difícil seja uma tentação, o poder de Deus é sempre maior, e, através dele, podemos resisti-la e ser vitoriosos.

Foi unicamente pela graça de Deus que Davi foi perdoado de seu terrível pecado e recebeu poder para se erguer novamente e ser considerado um homem segundo o coração de Deus. Igualmente, Deus hoje está buscando homens e mulheres segundo o Seu coração, para interceder por Sua igreja e pelo mundo que sofre nas mãos do inimigo. Não porque esses intercessores sejam pessoas perfeitas, mas porque aprenderam a depender Deus e aceitaram a obra da graça de Cristo em suas vidas.

Lembre-se: “A graça de Deus é grande, e aqueles que se achegam mais e mais para o lado de Cristo não serão vencidos. Ganharemos todas as coisas aproximando-nos de Deus e humilhando-nos diante dEle. Ao fazermos isto, lembremo-nos que somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, que devemos ser participantes da natureza divina.

“Digo a todos: não permitais que um pensamento ou sentimento não santificado seja acariciado. O poder da graça de Cristo é maravilhoso. Quando o inimigo surge como um dilúvio, o Espírito do Senhor ergue para o crente confiante um estandarte contra o inimigo. Orai, irmãos e irmãs, orai por vós mesmos. O amor e a graça de Cristo ultrapassam em muito nossas concepções finitas. Pleiteai, como por vossas vidas, por serdes purificados de tudo quanto contamine. Revesti-vos de Cristo no comportamento e revelai por todos um interesse altruísta e bondade. Devemos captar o tema do amor redentor e seguir adiante para conhecer o Senhor, para que em simplicidade possamos revelar Seu caráter” (Olhando para o Alto, p. 59).

Atividade: Em seu diário de oração, escreva algumas tentações que tem sido reais em sua vida e que o inimigo talvez esteja tentando usar para destruir você. Entregue-as a Cristo em oração e busque Sua graça diariamente para vencê-las.