PERDOA-LHE OU RISCA-ME

Reflexão: Durante o tempo que Moisés passou no deserto pastoreando ovelhas, Deus o estava treinando para um trabalho difícil, porém nobre, o qual ele desconhecia. Ao Moisés lidar diariamente com aqueles animais indefesos, Deus o preparava para lidar com Seu rebanho, o povo de Israel.

Assim como muitos líderes hoje, quando recebem um chamado para liderar na igreja, quando Moisés soube que sua missão seria libertar o povo de Israel, ele vacilou e tremeu diante da ideia. Sentiu-se despreparado e incapaz de fazer tal obra, mas Deus proveu toda ajuda necessária para que pudesse cumprir a missão.


Texto bíblico: “Tornou Moisés ao Senhor e disse: Ora o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste” (Êxodo 32:31, 32).

Talvez as dificuldades que Moisés enfrentou diante de Faraó logo no início da missão tenham feito com que ele desenvolvesse um grande amor pelo povo, pois não muito tempo depois, quando caíram em apostasia diante do bezerro de ouro, Moisés intercedeu por eles duas vezes. Seu amor era tão forte que estava disposto a ter seu nome riscado do livro de Deus. Que exemplo de amor pelo rebanho Moisés nos deixou!

Pastores e líderes da igreja hoje em dia são chamados para a missão de libertar o rebanho de Deus da escravidão do mundo.

Problemas difíceis, por vezes, atitudes de rebeldia como as praticadas pelo povo de Israel podem ser vistas entre membros da igreja. E qual deve ser nossa atitude como líderes? Será que estamos dispostos a interceder por eles como Moisés, ao ponto de, se necessário for, trocar nossa salvação pela deles?

“Intercedendo Moisés por Israel, desapareceu-lhe a timidez ante seu profundo interesse e amor por aqueles, em favor dos quais havia sido nas mãos de Deus, o meio para se fazerem tão grandes coisas. O Senhor ouviu-lhe os rogos, e atendeu a sua abnegada oração. Deus havia provado o Seu servo; provara-lhe a fidelidade, e o amor por aquele povo ingrato e propenso ao erro, e, nobremente, resistira Moisés à prova. Seu interesse por Israel não se originara em qualquer intuito egoísta. A prosperidade do povo escolhido de Deus era-lhe mais valiosa do que a honra pessoal, mais apreciada do que o privilégio de tornar-se o pai de uma poderosa nação. Deus Se agradava de sua fidelidade, simplicidade de coração e integridade, e confiou-lhe como a um fiel pastor, o grande encargo de guiar Israel à Terra Prometida” (Patriarcas e Profetas, p. 226, 227).

A oração intercessora traz muitas bênçãos para os que se beneficiam dela, mas bênçãos ainda maiores podem ser recebidas pelos que a praticam. Quando um líder intercede pelo rebanho de Deus, assim como Moisés fez, Deus faz brotar em seu coração um amor profundo, amor este que é essencial para os que estarão liderando Seu povo rumo à Terra Prometida.

“O pastor não deve governar imperiosamente o rebanho a ele confiado, mas ser o seu exemplo e mostrar-lhe o caminho do Céu. Seguindo o exemplo de Cristo, deve interceder com Deus pelo povo sob seu cuidado até que perceba que suas orações são respondidas. Jesus exerceu simpatia humana e divina para com o homem. Ele é nosso exemplo em todas as coisas. Deus é nosso Pai e Governante, e o pastor cristão é o representante de Seu Filho na Terra. Os princípios que regem o Céu devem reger a Terra; o mesmo amor que anima os anjos, a mesma pureza e santidade que reinam no Céu devem, o quanto possível, ser reproduzidos na Terra” (Testemunhos para a Igreja, v. 4, p. 268).

Que Deus nos ajude a ser líderes intercessores como Moisés, dispostos a fazer o máximo possível para salvar aqueles que estão sob nossos cuidados.

Atividade: Faça uma lista das atitudes mais difíceis de se lidar nos membros da igreja. Ore especificamente por esses problemas. Talvez você possa escolher um membro em particular de cada vez, orar por ele, e buscar ajudá-lo com sua amizade e conselhos.