Sacrificar

O inimigo quer ver aqueles que possuem mais do que precisam (para suas necessidades básicas) se sentindo culpados . Isso apresenta um problema muito intrigante para o cristão quando ele tenta entender a relação entre se sacrificar e desfrutar da prosperidade .
A prosperidade tem prioridade entre os dons divinos: “Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá”, 2 Crônicas 1:12 .

“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”, 3 João 2 .

Uma pessoa exerce seus talentos dados por Deus; Deus o abençoa e ele prospera . Porém, é apelos sobre sacrifício, todos estes implicando a entrega de coisas materiais . Existem algumas reações interessantes, às vezes trágicas:

1 . Ele dá liberalmente, mas ainda se sente culpado por ter tanto sobrando . 2 . Ele rejeita todas as sugestões de dar, pois ele teme a pobreza .

3 . Ele se ressente . Uma senhora que foi abordada para apoio financeiro à igreja, disse:
“Se é sacrificar todas as coisas que reuni economizando por toda a minha vida de trabalho ou ser sacudida, então eu vou enfrentar a sacudidura” .

4 . Ele pode considerar a doação de dinheiro como um substituto para o envolvimento pessoal .

O sacrifício

O Salmos 50:5 diz: “Congregai os meus santos, aqueles que fizeram um pacto comigo por sacrifício” .

O pensamento popular é que este texto se refere a coisas materiais e aqueles que sacrificam dinheiro, ou seu equivalente pela causa de Deus, estarão entre a multidão que espera o retorno de seu Senhor . Em outras palavras sua doação de coisas materiais as tornará elegíveis . Mas a doação de coisas materiais constitui sacrifício?

Se isso fosse correto um sacrifício total seria a entrega de tudo o que uma pessoa possui e ele ficaria desprovido . Nesta condição ele não seria capaz de sustentar a si mesmo, sua família ou sua igreja . De fato ele estaria totalmente desamparado porque não teria nenhum recurso para fazer qualquer coisa produtiva .

Da mesma forma seu período de testes chegaria ao fim e para cada pessoa que tivesse sido confiada coisas materiais a fim de demonstrar sua capacidade de gerenciar responsabilidades eternas .

Se sacrificar significa dar as coisas, então Abraão, Isaque, José, Daniel e muitos outros não fizeram um pacto com Deus por sacrifício, pois morreram homens muito ricos . E ainda assim, eles foram considerados dignos da vida eterna .


A negociação

Outro conceito de sacrifício é “negociação” . Isso significa que um homem poderia trocar coisas terrenas por celestiais . Muitas religiões falsas são baseadas nessa negociação ou na teoria de compra . No entanto este conceito tem grandes problemas . Considere estes textos em relação a este tópico:

“A terra é do Senhor e a sua plenitude”, Salmos 24:1 . “Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas”, Salmos 50:10 .

“Minha é a prata, e meu é o ouro”, Ageu 2:8 . Se tudo na terra pertence a Deus,
o que poderia uma pessoa possivelmente usar para negociar com as coisas celestiais?
A primeira coisa que uma pessoa precisa saber ao negociar, é se a pessoa com quem está negociando possui o que está em jogo . Se ele não conferir isso existe uma possibilidade real de ele perder tudo na transação: o que ele trocou, assim como o que ele recebeu em troca .

Deus certamente não vai aceitar comercializar as coisas que Ele possui e é dono . Por isso a premissa está errada .

Deve ser cuidadosamente observado no texto que a palavra-chave não é sacrifício, mas aliança .


O que é um pacto?

Um pacto é um acordo para fazer ou não fazer uma determinada coisa . É um contrato entre dois indivíduos ou grupos . Deus fez tal acordo com Noé: “Pus o meu arco na nuvem, e será um sinal de aliança entre mim e a terra . . . e as águas não mais se tornarão uma torrente para destruir toda a terra”, Gênesis 9:13-15 .

Com Abraão: “E farei de ti uma grande nação, e te abençoarei, e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção”, Gênesis 12:2 .

Agora considere a situação de Abraão: Se Deus tivesse dado a Abraão uma escolha: dê todas as suas posses, e mantenha seu filho ou dê o filho, e mantenha suas posses; não há dúvidas sobre o que ele teria feito . Aquele menino era sua maior riqueza . Mas . . . Deus não lhe deu escolha; Ele pediu o menino .

Depois daquela agonizante viagem ao Monte Moriá quando Abraão estava prestes a matar seu filho, Deus disse: “Agora sei que temes a Deus, pois não me negaste o teu filho, o teu único filho” Gênesis 22:12 .

Se sacrificar significa dar somente coisas físicas, Abraão teria que ter matado o menino, mas Deus aceitou o fato de que ele estava disposto a obedecer às instruções de Deus, ao invés de seus desejos pessoais . Esse teste provou mais a Abraão do que a Deus . Deus já sabia que Abraão passaria no teste, mas Abraão precisava vivenciar, aprender e saber isso .

Provou-se desta maneira que o pacto de Abraão com Deus era genuíno . Embora Deus possua o mundo e tudo nele, há uma coisa sobre a qual Ele escolhe não exercer controle: nosso coração e nossas escolhas . O poder de escolha dado no Jardim do Éden e restaurado por Jesus na Cruz do Calvário, pertence ao indivíduo . Um exemplo clássico disso ocorreu durante o reinado do rei Davi .

Ele manchou sua carreira ilustre com adultério e assassinato .

A enormidade de seu crime foi apontada a ele pelo profeta Natã . No Salmo 51, Davi está despejando seu coração para Deus em confissão buscando alívio de sua culpa . Ele implora a Deus: “Tem misericórdia de mim, ó Deus; lava-me completamente de minha iniquidade e purifica-me do meu pecado; Eu reconheço minha transgressão; Purifica-me com hissopo e ficarei limpo; Cria em mim um coração puro, ó Deus; e renova um espírito correto dentro de mim” . Todas essas declarações mostram a intensidade de seus sentimentos e seu desejo de perdão . Então ele reconhece o que o sacrifício realmente é .

Salmos 51:16-17: “Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos . Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus .”

. O que é um espírito quebrantado? É a resposta positiva do coração humano à instrução e direção de Deus . Ele diz: “Filho meu, dá-me o teu coração”, Provérbios 23:26 . O coração humano é egoísta . Se for deixado a si mesmo só crescerá mais determinado a ter seu próprio caminho .


O que é sacrifício?

Sacrifício é ter a disposição de entregar toda a vida a Deus sem reservas . Então uma aliança é celebrada com Deus, na qual todo o seu tempo, os talentos, a influência e os bens materiais estão sob direção e controle divino em todas as ocasiões e em todas as circunstâncias .

Como isso é feito? Nos caminhos comuns da vida; em transações cotidianas; nos pequenos atos da vida, morrendo diariamente para si mesmo . Paulo disse: “Eu morro diariamente”, 1 Coríntios 15:31 . “Eu lutei uma boa luta”, 2 Timóteo 4:7 . Com quem Paulo estava lutando? Inimigos? falsos irmãos? Também, mas sua maior batalha foi consigo mesmo . “Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço”, Romanos 7:19 . Esta foi a batalha constante de Paulo; é a batalha de todo ser humano . O profeta Jeremias escreveu: “O coração é enganoso acima de todas as coisas, e desesperadamente perverso; quem pode conhecê-lo”, Jeremias 17:9 .

Considere o sacrifício não como dar, nem trocar, mas sim como usar . Isso harmoniza o plano de Deus do princípio . Como agentes do céu estaríamos recebendo continuamente as bênçãos de Deus e distribuindo-as para outros . Estaríamos em constante comunicação com o verdadeiro dono de todas as coisas . Seríamos instruídos por:

a . Sua Palavra .

b . Conhecimento da necessidade do próximo .

c . Impressões divinas: uma voz atrás de você lhe dirá: “Este é o caminho; siga-o”, Isaías 30:21 .

Esse conhecimento e consciência de nosso relacionamento com Deus nos impediria de ter orgulho dos bens materiais . Seria também uma grande muralha contra o egoísmo . (Nós, muitas vezes preferimos doar certa quantia do que doar nosso serviço, esforço e tempo pessoal) . Nunca nos sentiríamos culpados por nossas posses, pois estaríamos ganhando, poupando, usando e dando sob a direção de Deus .

Esta é a verdadeira mordomia . O erro não está em possuir coisas, mas em reivindicar propriedade e usar nossos recursos de acordo com nossos próprios interesses egoístas .

Enquanto alguns pensam que o dinheiro pode comprar tudo, existe algo que ele não pode comprar e nem substituir, que é o nosso serviço pessoal . Deus não está interessado em nosso dinheiro (ele poderia só com uma palavra criar montanhas de ouro); Ele está interessado em nós, nosso coração e em nossa escolha de obedecê-Lo .

E essa disposição de colocar nosso coração no altar é o supremo sacrifício que Ele deseja . Assim que fizermos isso, teremos feito um pacto com Ele por sacrifício . Assim poderemos ouvir a aprovação do Senhor àqueles que reconhecerem seu relacionamento de mordomos para com Ele e passarão a fazer parte de uma vasta multidão que aguarda o Seu retorno .


Conclusão

Jesus poderia ter dado coisas para nossa salvação, Ele poderia ter dado um universo, mas nos deu a Sua vida . E é isso que Ele quer de nós, a nossa vida, pois é tudo o que temos para dar . Davi teve a marca da fidelidade, você quer ter essa marca também?