O armazém central

Uma criança recebeu 10 reais de seu pai em moedas e colocou uma no bolso esquerdo e as outras no bolso direito . O pai perguntou o porquê e o menino respondeu: “é o dízimo papai, eu separei para não esquecer” .

Abraão foi o primeiro dizimista relatado da bíblia . Ele era rico (Gênesis 15:18-20) . Entregou seu dízimo pela fé e gratidão a Deus que já o tinha abençoado com muitos bens .
O montante do dízimo de Abraão foi enorme, pois entregou dez por cento de tudo o que tinha . Abraão poderia pensar que Deus não precisaria de tudo aquilo, mas entregou livremente seu dízimo sem questionar baseado tão somente em sua fé .

Jacó foi o segundo dizimista . Ele era pobre (Gênesis 28:20-22) . Jacó era neto de Abraão e devia saber que seu avô era dizimista . Sua realidade era muito diferente, por que não tinha nada . Mesmo assim Jacó fez o voto de ser fiel entregando o dízimo de tudo que recebesse . Ele poderia pensar que não tinha condições de doar nada e Deus não lhe pediu que fosse dizimista . Este desejo surgiu no coração de Jacó baseado tão somente em sua fé . Sendo rico ou pobre o alvo do cristão é ser fiel .


Administrando o dízimo

O dízimo é sagrado por decreto divino . Deus estabeleceu que pertence exclusivamente a Ele . Para facilitar a coleta do dízimo, os membros o trazem para a igreja local, mas o dízimo pertence à igreja do mundo inteiro, não é daquela congregação . Sua centralização contribui para a unidade da igreja

O fator determinante no dízimo não é gratidão ou generosidade, mas algo muito mais significativo . “Esta é uma questão de honestidade simples… É uma responsabilidade moral que não deve ser controlada pelo estado das emoções ou tendências humanas, mas pelo princípio inabalável da honestidade (Malaquias 3: 8) . O dízimo é do Senhor; e Ele nos ordena que voltemos a Ele o que é seu”, Educação, 108 .

O sistema de dízimo foi instituído por Deus como “um treinamento adaptado para eliminar todo o egoísmo e cultivar a amplitude e a nobreza de caráter”, Educação, 34] .

Às vezes recebemos perguntas ou ouvimos comentários sobre a prática de devolver os dízimos e ofertas . Acreditamos que a prática atual de nossa igreja tendo a Associação como a casa do tesouro pelo qual os pastores são pagos, é o plano mais próximo dos princípios da Bíblia .

Uma breve revisão da prática do dízimo nos “tempos bíblicos” mostrará que a apresentação de dízimos e ofertas a Deus era muito mais do que apenas uma troca de dinheiro . Foi de fato um ponto alto dos serviços religiosos anuais e uma ocasião para a reunião de todos os homens de Israel .


História antiga

Pouco antes de morrer Moisés reuniu todo Israel e fez três sermões ou apresentações públicas . Eles são registrados para nós na Bíblia como o livro de Deuteronômio . Ele afirmou que embora estivessem povoados e espalhados por toda a Canaã, três vezes por ano eles deveriam se reunir na casa do Senhor para louvor, adoração e entrega de seus dízimos e ofertas .

“Mas passareis o Jordão, e habitareis na terra que vos fará herdar o Senhor vosso Deus; e vos dará repouso de todos os vossos inimigos em redor, e morareis seguros . Então haverá um lugar que escolherá o Senhor vosso Deus para ali fazer habitar o Seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes ao Senhor”, Deuteronômio 12:10,11 .
Três vezes por ano Três vezes por ano todos os homens de Israel deveriam comparecer perante o Senhor: na Páscoa, no Pentecostes e na Festa dos Tabernáculos . “Três vezes no ano todo o homem entre ti aparecerá perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher, na festa dos pães asmos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante o Senhor; Cada um, conforme ao dom da sua mão, conforme a bênção do Senhor teu Deus, que lhe tiver dado”, Deuteronômio 16:16,17 . Moisés estava aqui fazendo referência ao mandamento do Senhor registrado no momento da entrega dos Dez Mandamentos (Ver Êxodo 23:14-19) . Esta ordem inicial concluiu afirmando: “As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do Senhor teu Deus” (v . 19) .

Ao escrever sobre essas grandes celebrações da festa Ellen White observou: “Antigamente o Senhor instruiu Seu povo a se reunir três vezes por ano para Sua adoração . A estas santas convocações vieram os filhos de Israel, trazendo para a casa de Deus seus dízimos, suas ofertas pelo pecado e suas ofertas de gratidão . Eles se encontraram para contar as misericórdias de Deus, para tornar conhecidas Suas maravilhosas obras e para oferecer louvores e ações de graças ao Seu nome . E eles deveriam se unir no serviço sacrificial que apontava para Cristo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo . Assim, eles deveriam ser preservados do poder corruptor do mundanismo e da idolatria . A fé, o amor e a gratidão deviam ser mantidos vivos em seu coração e, por meio de sua associação conjunta neste serviço sagrado, eles deveriam estar mais próximos de Deus e uns dos outros”, 6 Testemunhos, 42 .

Em uma declaração semelhante escrita na Review, ela declarou: “Antigamente, Deus ordenou que Seu povo se reunisse três vezes por ano, e de todas as cidades, de Dan a Berseba, o povo vinha a essas festas anuais . Ao assim reunir e trazer seus dízimos para o tesouro, eles reconheceram que o Senhor é o doador de todas as suas bênçãos . Os filhos de Israel são nossos exemplos”, Review And Herald, 11, 13 .


Proteção

Todos nós sabemos pela leitura da Bíblia que os israelitas estavam cercados por tribos ferozes e guerreiras que estavam ansiosas para se apoderar de suas terras e, no entanto, três vezes por ano todos os homens fisicamente aptos e todas as pessoas que poderiam fazer a jornada deixam suas casas e vão a Jerusalém para adoração . Eles se apegaram à promessa de Deus em Êxodo 34:24 que diz: “Expulsarei as nações diante de ti e aumentarei as tuas fronteiras; e ninguém desejará a tua terra, quando virdes por três vezes diante do Senhor teu Deus no ano” . Os israelitas doaram pelo menos um quarto de sua renda a Deus na forma de dízimos, graças a ofertas, apoio ao templo e presentes aos pobres . Além disso, a maioria dessas doações foram entregues pessoalmente por cada família em espécies ou em dinheiro, ao armazém central (primeiro para Silo e depois para Jerusalém) . Esse sistema pessoal de entrega exigia que eles estivessem longe de casa e trabalhassem pelo menos um mês por ano . No entanto os 25% que dariam e o mês fora de casa eram realmente a base para sua prosperidade e bênção, e eles sabiam disso!

A medida

1 . A medida do homem: “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa” . Esta é a medida que Deus pediu, somente 10%, mesmo sendo o Senhor e dono de tudo . A nossa medida para com Deus é muito pequena se comparada com tudo o que Deus faz por nós . 2 . A medida de Deus: “… vos abrir as janelas do céu e … derramar sobre vós bênção sem medida” . Não podemos mensurar tudo o que Deus tem para nós (I Coríntios 2:9), pois Deus faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20) . Deus nos suprirá todas as nossas necessidades (Filipenses 4:19)] .

Conclusão

A Bíblia é explicitamente clara em dizer que uma vez que o dízimo era levado a Jerusalém, os encarregados do armazém, os tesoureiros, destinavam o dízimo de volta para os homens da tribo de Levi por toda a terra . Veja Neemias 13:12-13 e 2 Crônicas 31:4-19 .
Os levitas no depósito central distribuíam o dízimo a cada trabalhador de acordo com a idade e a responsabilidade . Aparentemente o sistema que Deus estabeleceu era firmar um teste, equilíbrio, e um sistema de prestação de contas .

Em harmonia com o princípio do armazém central, ou seja, casa do tesouro bíblico, a Igreja Adventista do Sétimo Dia designou as Associações Locais e Uniões de igrejas como armazéns, em nome da igreja mundial aos quais o dízimo coletado nas igrejas locais devem para ser encaminhados . Dessa maneira o dízimo de Deus cuja distribuição Ele confiou à igreja mundial, é coletado de todas as partes do mundo e é disponibilizado para atender às necessidades do ministério evangelístico .

Como parte da experiência de adoração dos membros da igreja, o dízimo é devolvido a Deus através da igreja local . O tesoureiro da igreja local, então, envia todo o dízimo para a Associação no qual os trabalhadores religiosos são pagos . Esse sistema delineado por Deus permitiu que Sua igreja tivesse um impacto mundial e crescente .

Davi prometeu: “Pagarei os meus votos ao Senhor agora na presença de todo o Seu povo, nos átrios da casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém . Louvai ao Senhor”,
Salmos 116:18,19 . Vamos nos unir com aqueles que antes de nós foram financeiramente fiéis a Deus . O povo de Israel teve a marca da fidelidade . Você deseja tê-la também?