O fator macedônio - Se quisermos seguir os macedônios na graça de dar, precisamos aprender seu segredo e torná-lo nosso também .

Um pastor em território missionário visitou uma das famílias mais pobres da igreja .
Ao se aproximar ele notou o filho mais velho puxando o arado em lugar do boi forte que a família possuía . Quando o pastor perguntou: “Onde está o seu boi?” ele ficou surpreso quando a família respondeu: “Nós o vendemos para que pudéssemos oferecer uma oferta para construção da igreja” . O pastor derramou lágrimas quando percebeu a enormidade desse sacrifício . Eles estavam dispostos a suportar a pobreza para que pudessem contribuir para o trabalho de Deus . Eles certamente abraçaram o “fator macedônio” . Em 2 Coríntios 8:1-5, Paulo encoraja os coríntios a crescerem na graça de dar . Para incentivá-los a dar generosamente, Paulo apresenta diante deles o exemplo das igrejas da Macedônia . Os macedônios são exemplos dignos de imitação quando se trata da questão de dar a Deus contribuindo com Sua obra . Ele os desafia a abraçar o “fator macedônio” .


Conhecendo os macedônios

A Macedônia era um país montanhoso ao norte da Grécia, na Península Balcânica . A primeira menção da Macedônia na Bíblia está em Atos 16, na descrição do “chamado macedônio” de Paulo . Em visão um homem apareceu a Paulo “e rogou-lhe: Vem à Macedônia e ajuda-nos”, Atos 16:9 . Em Filipos, Paulo fez seu primeiro converso na Europa, era “uma certa mulher chamada Lídia . . . vendedora de púrpura” . O apoio dos cristãos macedônios às necessidades de Paulo e às necessidades dos outros é mencionado várias vezes nas cartas de Paulo (Romanos 15; 2 Coríntios 8; Filipenses 4) .

Os Macedônios foram condenados ao ostracismo e perseguidos por acreditarem no Senhor Jesus, por abandonarem falsos deuses e por deixarem seu antigo e vazio estilo de vida . Muitos em condições semelhantes operam em um modo de autoconservação, mas não os macedônios . Eles estavam em profunda angústia, mas contribuíram para o alívio dos outros . Os cristãos macedônios enfrentaram maus tratos que os reduziram à pobreza profunda; todavia, como tinham abundância de alegria no meio da tribulação, abundavam em sua liberalidade . Eles abriram mão de uma parte confiando em Deus para provê-los .

Precisamos aprender com eles e imitar o exemplo . De fato nós sofremos severas provações, mas, pelo exemplo macedônio, esses julgamentos não deveriam se tornar desculpas para sermos relutantes e egoístas . Muitos de nossos membros enfrentam provações severas . Alguns países estão envolvidos em guerras que deslocam numerosos indivíduos tornando-os sem-teto e reduzindo-os a uma pobreza extrema .

Muitos membros são refugiados . Devido à invasão do deserto e do desmatamento, o padrão de chuva na África foi afetado resultando em seca severa e fome . Com o surgimento de doenças tropicais e da temida AIDS, numerosos trabalhadores morreram prematuramente deixando dependentes indefesos .

É em nossa triste condição que o exemplo macedônio resplandece como uma luz na escuridão profunda: que possamos ser generosos apesar de nossas provações . Como os macedônios, podemos permitir que nossas provações nos ensinem uma lição importante: este mundo não é nosso lar e tudo o que passa por nossas mãos é temporal .


A extrema pobreza

Paulo ressalta o fato de que os macedônios não eram apenas pobres, eram extremamente pobres . Ele admirava como as pessoas carentes poderiam ser tão boas! Como a generosidade poderia abundar em tal pobreza era um milagre que Paulo só poderia atribuir a Deus .

Sim, havia alguns macedônios, como Lidia, que estavam bem de vida . Em todo lugar há alguns que estão bem, mas apenas alguns . Para aqueles que estavam bem, Paulo apresenta o desafio: “Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação .

Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir . Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida”, 1 Timóteo 6:17-19 .

Uma pergunta implora para ser respondida: O que fez os macedônios serem tão bons e alegres que não precisaram de coerção para dar? O que os fez suplicar ao apóstolo que lhes fosse dado o privilégio de participar do ministério de dar? Qual foi o segredo deles?

Abraçando o “fator Macedônio”

Se quisermos seguir os macedônios na graça de dar, precisamos aprender seu segredo e torná-lo nosso também . Só assim seremos capazes de dar além de nossa capacidade e além da expectativa . Vejo um segredo quádruplo por trás de suas doações .

1. Eles receberam a graça de Deus. Por natureza, somos egocêntricos e podemos ser motivados por segundas intenções . É somente quando olhamos para a cruz e percebemos que o Seu custoso sacrifício foi feito justamente por nós que nosso coração é movido a retribuir, pois o amor desperta o amor . Nós amamos porque Ele nos amou primeiro . Seu amor nos constrange e nos impulsiona a dar .

2. Eles se entregaram primeiro ao Senhor. O segredo por trás da verdadeira doação está em nos entregar primeiro a Ele . A razão pela qual os macedônios deram além da expectativa e além da capacidade é encontrada exatamente no fato de que eles haviam se entregado ao Senhor . Quando Cristo, nosso Senhor, possuir nosso coração,
Ele também terá nossas finanças .

Em Lucas 19:1-10 vemos a história de Zaqueu que é um exemplo clássico disso . Ele era um “amante do dinheiro” e fez suas riquezas através da extorsão . Era mesquinho com sua riqueza ilícita . Mas a inquietação e a insatisfação vieram sobre sua vida . Ele sentiu um vazio no interior que sua riqueza não poderia preencher . Zaqueu ouviu testemunhos sobre Jesus e como Ele supriu a necessidade mais profunda da alma e veio procurá-Lo . Ele não podia ver a Cristo, então ele escalou uma árvore . E quando Jesus parou debaixo daquela árvore Ele disse a Zaqueu para descer . A Bíblia relata que ele desceu de bom grado e levou Jesus para sua casa .

As escrituras não nos dizem sobre o que conversaram no caminho para casa, mas de alguma forma Zaqueu viu através da vestimenta humilde da humanidade e descobriu que Jesus era de fato o tão esperado Messias . Sabendo que Ele estava na presença de Deus e que ele já havia sido aceito, se rendeu a Cristo e fez duas declarações . Primeiro, ele daria metade de todas as suas posses aos pobres e, segundo, pagaria quatro vezes a quantia que ele havia roubado de qualquer um . Jesus declarou que a salvação havia chegado à sua casa naquele mesmo dia .

É claro a partir dessa história que quando Zaqueu encontrou o Senhor e se rendeu a Jesus, ele se tornou generoso e voluntariamente repartiu de seu tesouro por ter ganho Jesus Cristo . A verdade é que só podemos dar generosamente (ricos ou pobres) quando nos entregamos primeiro ao Senhor!

3. Eles se entregaram à “Causa”.

Nós só investimos nosso dinheiro naquilo que é valioso para nós . É por essa razão que Jesus declara que nosso coração segue nosso tesouro . Para os macedônios dar tão generosamente à causa de Deus, é evidente que eles acalentaram a missão de sua igreja e queriam que ela alcançasse sucesso a todo custo . Deus lhes deu uma paixão pelas almas perdidas .

4. Eles acreditavam que suas contribuições (unidas ao todo) fariam a diferença. Essa diferença os sustentou com alegria . Às vezes quando somos pobres e temos pouco, pensamos que nossas pequenas moedas não contam muito e paramos de dar . E assim bloqueamos as bênçãos do céu! Na economia de Deus, Ele não olha para a quantidade, mas sim o coração! Os macedônios estavam convencidos desse fato e, por isso, não tiveram medo de dar o que parecia pouco aos outros . Eles sabiam que o que Deus estava procurando era fidelidade da parte deles .

Precisamos acreditar que tudo o que damos, não importa quão pouco seja, não escapa ao olhar do céu . Quando damos nossa parte da oferta, o Senhor Jesus a toma em Suas mãos e a abençoa multiplicando-a . Nossa pequena oferenda é como uma pedra lançada em uma poça de água, cujas ondulações se movem em círculos cada vez maiores .

Em João 6:5-11 encontramos uma mãe que empacotou cinco pães pequenos e dois peixes para o filho, que ia ouvir o pregador itinerante, Jesus Cristo . Quando chegou a hora de comer, Jesus decidiu dar uma festa para a multidão . “Como aquele pequeno almoço alimentaria uma multidão tão grande?”, os discípulos se perguntavam . Estima-se que havia 15 .000 pessoas . Quando o almoço do menino foi trazido para Jesus, Ele abençoou, alimentou a com abundância e ainda sobrou! A mensagem é clara e tudo o que precisamos é dar a Jesus nossos dízimos e ofertas, independentemente de quão pequena seja a quantia . Ele abençoará, multiplicará, apoiará e financiará a comissão do evangelho .


Conclusão

Podemos enfrentar severas provações e ainda assim abraçar o “fator macedônio” para dar com alegria e generosidade ao Senhor . Vamos confiar na capacidade de Deus, “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o Seu poder que atua em nós, a Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!”, Efésios 3:20,21 . O Senhor vai operar milagrosamente . Os macedônios tinham a marca da fidelidade . Você deseja tê-la também?