INTERCEDER PARA PROCLAMAR - A última instrução de Jesus a Seus discípulos foi: “Ide, pregai o evangelho”. Que tarefa difícil! Um pequeno grupo de seguidores diante de um mundo inteiro a ser alcançado. Os discípulos poderiam, simplesmente ter desanimado diante da complexidade da obra que tinham a fazer, mas junto com aquela instrução, Jesus lhes prometera enviar Seu Espírito para fortalecê-los e prepará-los para a missão.

Texto bíblico: “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual” (Colossenses 1:9).

Reflexão:

Durante aqueles dez dias no cenáculo, tudo o que eles desejavam era receber o poder do Espírito Santo. Depois da ressurreição e ascensão de Cristo, o mundo ao redor era mais que um desafio; era uma ameaça à vida de seus seguidores. Onde agora deveriam conseguir coragem para pregar o evangelho às pessoas que os consideravam como inimigos? Os discípulos sabiam que não seria por suas próprias forças que o evangelho seria pregado a todo o mundo, mas pelo poder de Deus, o Espírito Santo.

“Os discípulos oraram com intenso fervor para serem habilitados a se aproximar das pessoas e, em seu trato diário, falar palavras que levassem os pecadores a Cristo. Pondo de parte todas as divergências, todo o desejo de supremacia, uniram-se em íntima comunhão cristã. Aproximaram-se mais e mais de Deus e, fazendo isso, sentiram que era um privilégio poderem associar-se tão intimamente com Cristo… Esses dias de preparo foram de profundo exame de coração. Os discípulos sentiram sua necessidade espiritual, e suplicaram do Senhor a santa unção que os devia capacitar para a obra da salvação. Não suplicaram essas bênçãos apenas para si. Sentiam a responsabilidade que pesava sobre eles.

Compreendiam que o evangelho devia ser proclamado ao mundo e clamavam pelo poder que Cristo prometera.

“Muitos séculos depois, uma cena semelhante ocorreu entre os pioneiros da igreja ao se prepararem para proclamar a mensagem da volta de Jesus. É nos dito: ‘No início da proclamação da mensagem da verdade, quanto oramos!’ Com que frequência era ouvida a voz da intercessão dentro de casa, no celeiro, no pomar ou no bosque! Frequentemente empregávamos horas inteiras em orações fervorosas, em grupos de dois ou três, reclamando a promessa; ouvindo-se muitas vezes palavras de agradecimento e o som de cânticos de louvor. O dia de Deus está agora mais próximo do que no início de nossa crença, e deveríamos ser mais sinceros, mais zelosos e fervorosos do que naqueles dias primitivos. Nossos perigos atuais são maiores do que então. As pessoas estão ainda mais endurecidas. Precisamos estar agora imbuídos do Espírito de Cristo, e não devemos descansar sem que O recebamos” (Testemunhos para a Igreja, v. 5, 161, 162).

Hoje, você e eu fazemos parte da proclamação final do amor de Deus ao mundo. Também seremos ignorados, rejeitados e até ameaçados, mas a força para vencer essas barreiras está no mesmo Espírito que os discípulos e os pioneiros buscaram. Temos uma promessa especial para este momento específico: Deus enviará a chuva serôdia, não apenas como gotas, mas como torrentes de água sobre nós.

Por mais que o mundo pareça estar muito distante de Deus, precisamos interceder pelas pessoas sinceras que ouvirão a Palavra e se unirão ao povo de Deus. Precisamos olhar para frente confiantes na promessa de Deus e também buscar a santificação que Ele nos oferece para sermos luzes no mundo escuro.

Atividade:

Ao pensar em participar da proclamação final da mensagem de Deus ao mundo, qual é seu maior temor? Entregue esse temor a Deus hoje, e peça a Ele forças e o Seu Espírito para que você faça o que precisa ser feito na missão.