Povo de Deus

SEMANA SANTA – Por Germán Correa – formado em Educação e trabalha no Departamento de Revisão de Textos da ACES.


Apocalipse 12:17 diz: “E o dragão irou-se
contra a mulher e foi fazer guerra ao resto
da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho
de Jesus Cristo”.
Imagine se fosse possível fazer uma pausa no fluxo dessa revelação de Jesus. E se
pudéssemos entrar neste filme e caminhar
entre seus personagens e elementos? E
se pudéssemos ver suas expressões e o
lugar que ocupam no cenário geral?
Vamos mergulhar no texto para tentar!

O cenário
Longe de ser um filme, não existe nada mais real do que isso. Deus nos diz o que
realmente está acontecendo neste mundo e no Universo, para que não fiquemos tateando neste tempo. Nascemos diretamente na “final da copa do mundo” e precisamos “conhecer bem o campo de batalha” para jogar bem esse “jogo”.

  1. Os personagens (elenco, por ordem de aparição)
  • O dragão: É o que persegue, o que acusa, o que causa danos, o pai da mentira, o
    que propõe cenários alternativos (às vezes parecidos, mas no final, sempre dissonantes da realidade), o filho da perdição, aquele que já perdeu. Só lhe resta mostrar sua
    frustração e buscar consolo na maldade de muitos.
  • A mulher: Em Isaías 54:5, 6, a Bíblia mostra que a mulher é a igreja de Deus, o
    objeto de Seu amor.
  • O resto da sua semente: O remanescente é o povo especial de Deus, representando-O e cumprindo Sua missão. Por essa razão, recebe o ódio e a perseguição do
    inimigo. Deus os protege de maneira especial e, no fim, os salva.
  • Os mandamentos de Deus: O remanescente guarda os mandamentos de Deus
    porque sabe que é amado por Deus, além de ser conveniente guardá-los. Deus, o
    Criador da realidade, é quem mantém todas as coisas, as descreve e, por Sua vez,
    legisla e indica seu funcionamento. Ele é a Palavra, e Sua descrição das coisas está
    totalmente relacionada com a própria realidade, não é uma história. Ele nos mostra
    o caminho para dar certo: Seus Dez Mandamentos não são um capricho, mas o que
    funciona (e, portanto, o resto é disfuncional).
  • Jesus: Já chegaremos ao significado de “O testemunho de Jesus”, mas vamos ver
    primeiro o personagem do testemunho. Jesus é o centro da Páscoa, do Apocalipse e
    de toda a História da Redenção. Ele criou e propôs ao Pai resgatar a espécie caída. Ele
    sacrificou o primeiro cordeiro com Adão e Eva, atônitos. Ele caminhou com Enoque
    e foi amigo de Abraão. Ele tomou fôlego, respirou fundo e encarnou-Se em um embrião. Nasceu, obedeceu, ajudou e mostrou o Pai em cada um de Seus gestos, pausas
    e palavras. Então, Ele bebeu o cálice até a plenitude, consumando assim o sacrifício
    perfeito do Cordeiro perfeito. E Ele descansou. E o fez no sétimo dia daquela semana
    da Páscoa.
    Mas Sua obra não terminou ali. Ele ressuscitou e, por meio das Escrituras – que
    apontam para Ele – abriu os olhos de Seus discípulos para a natureza de Sua missão,
    a essência do Caminho, da Verdade e da Vida.
    Ele, louvado seja Deus, subiu aos Céus para ocupar o lugar que Lhe pertence e
    depois entrou no Lugar Santíssimo para julgar a favor de Seus queridos irmãos (Jo
    20:17; 5:22-27).
    Ele é, então, de quem as Escrituras testificam (Jo 5:39) e o Desejado de todas as nações. Seus irmãos, que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro, O seguem aonde
    quer que Ele vá (Ap 14:4). Como Ele é o marcado entre 10.000, socorro bem presente
    nas tribulações, e quem está e estará conosco, ainda que andemos no vale da sombra
    da morte, respondemos com gratidão, com aceitação, para fazer parte do resto de
    Seus filhos.
  • O testemunho de Jesus: O remanescente (ou seja, o resto de Seus filhos) se caracteriza por sua obediência aos mandamentos de Deus e a posse do testemunho de
    Jesus Cristo, o “espírito de profecia” (Ap 19:10), que é um dom profético como o de
    João.
  1. O caminho do remanescente
    Depois de olhar esta foto, vamos tentar acompanhar o caminho do remanescente.
    Se aproximamos a lupa, podemos perceber que existe um grupo de filhos da mulher
    que guarda os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus. Então, evidentemente, nem todos os filhos da mulher apresentam essas duas características. A história de Daniel e seus amigos pode nos ajudar a entender as experiências do remanescente. Vamos considerar as coincidências:
  • Vários filhos de Israel foram levados cativos à Babilônia no tempo de Nabucodonosor, mas quatro deles foram fiéis a Deus, Seus mandamentos e revelações proféticas, e eles foram perseguidos (Dn 1-6).
  • Daniel e seus amigos escolheram comer de forma saudável (Dn 1:12; não matarás,
    a si mesmo), deram as glórias devidas a Deus (Dn 2:28; não terás outros deuses), não
    adoraram imagens, nem se prostraram diante delas (Dn 3), amaram o próximo ao advertir Nabucodonosor (Dn 4), adoraram somente a Deus (Dn 6).
  • Por fim, Daniel e seus amigos foram libertos de todos os ataques do inimigo. Da
    mesma maneira, os filhos fiéis de Deus receberão a coroa da vida eterna quando Jesus vier nos buscar.
    O remanescente – que nasce no coração de Deus e encontra simpatia no coração
    de cada membro do corpo – é alvo do amor do Pai. Ele pega sua vinha, cuida, remove
    as pedras, edifica uma torre (Is 54:1-2, 4), envia Seu Filho (Lc 20:13), depois o Espírito
    Santo (Jo 14:16, 17, 26; 15:26), e o acompanha o tempo todo (Ap 2:1). Por fim, Ele
    fornece uma medida especial de graça (Jl 2:23), assim como no momento da prorrogação, para a definição de um campeonato, e escreve sua Lei de amor no coração (Jr
    31:33; Hb 10:16) de cada um daqueles que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro
    (Ap 7:14). O coração de Deus permanece sincronizado com o coração de cada um de
    Seus filhos.
    Esse povo, revitalizado por Deus, segue o Cordeiro e se transforma em Seu representante em um mundo que está como “ovelhas que não têm pastor” (Mt 9:36).
    Neste mundo, existe confusão, porque “um inimigo fez isso” (Mt 13:24-30). Então,
    com clareza e carinho, Deus nos pede para compartilhar Seu amor e Sua mensagem
    (de amor!).
    Vamos ouvir Suas palavras nestes textos bíblicos: “Ele te declarou, ó homem, o
    que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames
    a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Mq 6:8), “[…] que soltes as
    ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo, e que deixes livres os quebrantados, e que despedaces todo o jugo? Porventura, não é também que repartas
    o teu pão com o faminto e recolhas em casa os pobres desterrados? E, vendo o nu, o
    cubras e não te escondas daquele que é da tua carne?” (Is 58:6, 7).
    “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e
    do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado;
    e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos” (Mt 28:19,
    20).
    Então, a missão acontece de diferentes formas e em diferentes lugares: da intimidade do lar – ensinando os filhos (Gn 18:19) – até a disseminação do evangelho em
    meio a perseguição e fuga, passando pelo púlpito, pela cama do doente, pela casa
    do enlutado, pelo local de trabalho do colega, pela cela do preso… compartilhando
    palavras de conforto, o pão, o abrigo e a ação decidida e útil em favor da viúva, do
    desamparado, do necessitado e do angustiado, daquele que parece não ter mais esperança.
    Ao semear misericórdia, corações vão se abrindo. Podem ler a lei de Deus, a lei de
    amor nas vidas dos integrantes do remanescente. Corações são despertados e, de diversas formas, perguntam: O que há de diferente em você? O que você sabe? O que
    vai acontecer? O mundo saberá que somos os discípulos de Cristo porque amamos
    uns aos outros (Jo 13:35) e aos nossos próximos, até que, como acontece com a luz da
    aurora, o dia seja perfeito (Pv 4:18), e a terra seja iluminada por Sua glória (Ap 18:1).

Obrigado, Senhor! Obrigado, Senhor, pela mais segura Palavra profética (2Pd 1:19),
na qual podemos caminhar e compartilhar com qualquer pessoa que quiser ouvir. A revelação segura de Deus, de todos os tempos, nos ilumina o caminho (Sl 119:105),
para trilharmos com segurança e confiança (Sl 23:4), e para ajudar todo aquele que busca com sinceridade (2Co 5:18, 19).
“O amor nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Mas, quando vier o que é perfeito, então, o que o é em parte será
aniquilado. […] Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o
maior destes é o amor” (1Co 13:8-10, 13).
Nesta Semana Santa, Deus nos convida a segui-Lo e obedecer-Lhe. Ele nos convida
a fazer parte do remanescente fiel. Podemos fazer parte desse filme, que nada mais é
do que a realidade. Que nossa decisão seja real e firme. E que seja hoje.