Santuário Vivo

10 dias de oração – Tema 7

Isaías 6:1-9

A doutrina do santuário está na base da teologia e da missão adventista do sétimo dia e constitui a contribuição mais distintiva do Adventismo ao pensamento cristão.

Enquanto outras doutrinas “distintivas” dos adventistas como o sábado do sétimo dia, o estado dos mortos, o dízimo, etc. são ensinadas por várias denominações cristãs, a Igreja Adventista do Sétimo Dia é o único grande grupo de fé que ensina a “boa-nova” das mensagens dos três anjos – a de que, nestes últimos dias da história da Terra, “chegou a hora de Seu julgamento” (Ap 14:6, 7). Os adventistas acreditam que no início do dia da expiação, 22 de outubro de 1844, Jesus, nosso Sumo Sacerdote, entrou no Lugar Santíssimo do santuário celestial para conduzir um julgamento pré-advento vindicando Seu povo e fazendo justiça contra todo o mal (Lv 16; Dn 7:9, 10, 21; 8:14).

Para os pioneiros adventistas, “o tema do santuário foi a chave que desvendou o mistério da decepção de 1844”.

Ele se abriu para ver um sistema completo de verdade, conectado e harmonioso, mostrando que a mão de Deus havia dirigido o grande movimento do advento e revelando o dever presente ao trazer à luz a posição e o trabalho de Seu povo.

A mensagem do santuário não é apenas uma doutrina entre muitas na teologia adventista do sétimo dia. Em 1906, Ellen White escreveu: “A correta compreensão do registro no santuário celestial é o fundamento de nossa fé” (O Grande Conflito, p. 423).

Estudiosos adventistas, tanto do passado como do presente, mostraram como o santuário é o centro de todas as principais verdades doutrinárias da Bíblia. A mensagem do santuário é uma revelação da beleza, verdade e bondade de Deus (Sl 27:4, 13). Em contraste com a maioria dos sistemas teológicos cristãos, construídos em torno da noção platônica de um Deus atemporal que é incompatível com a realidade espaço-temporal as Escrituras revelam um Deus que entra no espaço e no tempo, que habita em um lugar real no universo, seu templo/palácio celestial: Isaías 6:1-9 é apenas um de múltiplos exemplos.

Desde o tempo em que o universo foi criado, mesmo antes da ascensão do pecado e do mal, Deus nos convidou a entrar em comunhão pessoal e íntima com Ele mesmo. O santuário terrestre de Israel era uma “representação em miniatura” do original celestial, tinha esta mesma função principal (Êx 25:8, 9). Assim, a doutrina

do santuário é a encarnação do princípio de Emanuel –“Deus conosco” (Is 7:14).

A doutrina do santuário enfoca Jesus no santuário, incluindo:

1. Sua obra de expiação na cruz, que funciona como o altar sacrifical do santuário celestial (ver Hebreus 13:10);

2. Seu ministério celestial de intercessão por nós (ver Hebreus 7:25);

3. Sua obra de vingança de Seu povo durante o julgamento pré-advento (Daniel 7:22).

 Se realmente queremos nos concentrar em Jesus, então precisamos nos concentrar em onde Jesus está agora, aplicando os benefícios de Sua obra de expiação no Calvário para nós pessoalmente no santuário celestial (ver Hebreus 7-10). A mensagem do santuário é uma janela para o coração do Deus Trino e envolve a obra unida do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

A maioria das pessoas hoje estão fascinadas pelo conceito de santuário, mas, paradoxalmente, pouca atenção é dada à mensagem do santuário da Bíblia. O santuário bíblico é um lugar sagrado – tanto aqui na Terra como no Céu – onde os seres vêm para adorar a Deus (Sl 150:1); é o centro de comando do universo onde as hostes angélicas vêm e vão no serviço amoroso de seu Comandante (Is 6:6-7). O santuário é também um lugar de refúgio onde Deus está empenhado em salvar a humanidade (Sl 27:5).

O santuário é um lugar de segurança e tranquilidade onde Deus convida Seu povo a vir pela fé e escapar do ritmo agitado e ameaçador da vida atual (Hb 4:16; 10:19-22).

A certeza em Jesus, não o medo do inferno

A mensagem de julgamento pré-advento do santuário tem sido às vezes compreendida de tal forma a trazer medo ao coração daqueles que não se sentem suficientemente bons para enfrentar o Juiz Divino. Mas a mensagem bíblica desse juízo é uma boa notícia sobre Jesus (Ap 14:6,7).

Cristo no Santuário

Na verdade, do santuário vemos que Jesus é:

1. nosso Substituto, que pagou o preço por nossos pecados (Is 53:6);

2. nosso Advogado, que nunca perdeu um caso (1Jo 2:1);

3. nossa Testemunha, que testemunha em nosso favor contra as falsas acusações de Satanás (Ap 3:4);

4. nosso Juiz, que está do nosso lado (Jo 5:22);

5. nosso Purificador, assumindo a responsabilidade por nossa limpeza moral (Ez 36:25-27);

6. nosso Vindicador, que pronuncia julgamento “em favor dos santos” e traz justiça retributiva contra aqueles que maltrataram e maltratam o povo de Deus (Dn 7:22, 26) e;

7. o Vindicador do caráter de Deus, para que todo o universo acabe declarando: “Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos! (Ap 15:3).

O julgamento e o santuário

 Para o povo de Deus, o verbo “julgar” na Bíblia tem implicações positivas: “justificar” (Rm 3:22-26;5:6-11);

“salvar” (Is 35:4); “libertar” (Sl 9:7-10); “vindicar” (Sl 135:14). Neste mundo de injustiça, opressão, abuso, sofrimento, calúnia e maldade, o Deus de justiça e misericórdia está no santuário celestial, trabalhando tudo isso para trazer justiça a todos os males feitos no universo, e salvação e vindicação a todos aqueles que confiam Nele.

A graça e o santuário

Cada móvel, símbolo e atividade no santuário aponta para Cristo.

Cristo é o Cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo, a luz do mundo que ilumina todos, o pão vivo que desceu do Céu para nos dar a vida eterna. Cristo é nosso intercessor contra as acusações de Satanás.

Cristo é o véu do templo que carregou nossos pecados em Sua carne.

Tudo isso foi revelado no santuário, a expressão da graça de Deus através do santuário e do serviço sacerdotal.

O santuário era onde Deus encontrava os pecadores; hoje Ele nos encontra em Cristo. O santuário foi onde Deus Se revelou aos pecadores; hoje Ele Se revela a nós em Cristo. O santuário era onde Deus habitava com os pecadores; hoje, Ele habita conosco em Cristo. O santuário era onde Deus aceitou os pecadores; hoje Ele nos aceita em Cristo. O santuário era onde Deus perdoou os pecadores; hoje Ele nos perdoa em Cristo. Como não podemos encontrar graça no santuário?

Conclusão

Alguns cristãos temem o presente julgamento, pois olham para si mesmos e não para Cristo. Deus não nos pede que estejamos preocupados com nossa própria perfeição, mas com a Dele. É de Sua veste de retidão que precisamos. Portanto, o julgamento pré-advento é centrado em Cristo e não centrado no ser humano. Não é tanto o que os indivíduos têm ou fizeram por si mesmos que é decisivo; ao contrário, é se eles aceitaram ou rejeitaram o que Cristo fez por eles quando foi julgado em seu lugar na cruz (Jo 12:31). Aqueles que se apegam a Cristo irão para o Céu; aqueles que não o fazem não irão. Deus Se mostra assim amoroso e justo, permitindo que a liberdade de escolha humana seja decisiva. As duas fases do ministério de Cristo são o evangelho igualmente porque não há redenção sem a resolução da controvérsia.

Richard Davidson é professor de Interpretação do Antigo Testamento no Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia, em Berrien Springs, Michigan.