O Último Evangelho

10 dias de oração – Tema 10

Estamos terminando hoje estes 10 dias de ênfase na oração. Nosso objetivo é que sigamos todos os dias buscando ao Senhor e abrindo o coração a Ele.

A mensageira do Senhor nos lembra: “É impossível à pessoa prosperar enquanto a oração não for o especial exercício da mente”

(Testemunhos Para a Igreja, v. 2, p. 189).

Por isso, primeiro Deus sempre a cada dia, todos os dias, até o último dia.

Texto: Apocalipse 14:6

Em seu livro Truth or Propaganda [Verdade ou Propaganda], o Pastor George Vandeman conta esta história:

“Alguns anos atrás, um pastor guiava um grupo de jovens em uma excursão pelos vales dos valdenses na região do Piemonte, na Itália. Uma noite, enquanto cantavam ao redor da fogueira e contavam histórias de missões, alguns valdenses se aproximaram e, na escuridão, ficaram escutando. Comoveram-se ao ouvir o testemunho daqueles

jovens cantando sobre a volta de Jesus.

Quando as canções e as histórias terminaram, um ancião valdense foi até a fogueira e disse: ‘Continuem! Nós, os valdenses, temos uma herança da qual nos orgulhamos.

Temos muito orgulho da história do nosso povo, de como ele lutou para preservar a luz da verdade no alto destas montanhas e também nestes vales… Essa é nossa grande herança do passado. Mas realmente não temos um futuro.

Abandonamos os ensinamentos nos quais uma vez acreditamos. O triste é que não estamos prosseguindo com a coragem necessária para enfrentar o futuro. Vocês têm que levar isso adiante!”’

Sim, alguém tem que levar a mensagem adiante, carregar a tocha da verdade pela qual Cristo morreu e fielmente preservá-la. Alguém tem que permanecer em vigilância até que Ele venha.

As palavras daquele velho valdense ainda ecoam nesta geração: “Vocês têm que levar isso adiante”. Não falhemos justamente agora.

O termo evangelho significa boas-novas. Na literatura grega, evangelho se referia tanto à morte do inimigo como à chegada do imperador romano a uma batalha para libertar e salvar os seus da tribulação. Evangelho é vitória!

Apocalipse nos ensina que, antes do fim do mundo de pecado, Deus enviaria um agente que, em Seu nome, daria o último grito de vitória chamando os homens do mundo inteiro a adorar a Deus, o imperador!

A maioria dos religiosos concordam que Jesus morreu por nossos pecados. Porém, não conseguem se unir a um único significado quanto ao que é o evangelho.

Uma das várias formas de definir o que é o evangelho é fazermos três perguntas:

Por que Jesus veio à Terra? Por que Ele morreu? E qual é o propósito ou objetivo do evangelho?

ARGUMENTAÇÃO

1. Por que Jesus veio?

a. Ele veio Para salvar Seu povo dos seus pecados (ver Mateus 1:21).

Os pecados são do povo, mas o povo não pertence ao pecado. O povo tem Dono, e Jesus veio revelá-Lo!

Portanto, se o pecado é sua sepultura, Jesus é a ressurreição!

Em nossa vida, há muita coisa que não pertence a Deus, e o propósito do evangelho é tirar de nós tudo o que não é de Deus. Ou nos tirar de tudo o que não Lhe pertence!

b. Ele veio para destruir as obras do diabo (ver 1 João 3:8): matar, roubar, destruir, mentir…

c. Veio para nos fazer viver além do limite de tempo com que estamos acostumados (eternidade – ver João 10:10).

Porque o evangelho olhou para baixo com esperança, nós podemos olhar para cima com certeza!

d. Transformados pelo evangelho, os seres humanos são trazidos de volta à obediência. Transformados pelo evangelho, os seres humanos saem da impureza para a pureza. Transformados pelo evangelho, os seres humanos migram de uma vida de pecado para uma vida de santidade.

2. Por que Jesus morreu? (Tito 2:14)

a. Jesus deu a Si mesmo por nós, para nos remir (termo comum no mercado de escravos) de toda (totalidade e inclusão) iniquidade (sem lei);

Ilustração: Na Roma Antiga, a escravidão não era baseada na raça. Um escravo era um objeto possuído, não tinha nenhum direito. O dono possuía o direito sobre sua vida e sua morte. Toda criança nascida de mulher escrava tornava-se também escrava.

O evangelho é um ato de concerto de uma relação quebrada/transgredida pela negação da lei de Deus.

Jesus morreu por aqueles que, vivendo sem lei, reconheceram que essa forma de vida é suicida (ver Tito 2:14).

b. Para purificar, para Si, um povo exclusivamente Seu (leprosos eram retirados do convívio social e religioso. Quando curados, eles eram trazidos de volta à comunidade e eram reconhecidos como todos os outros santos.)

A purificação ocorria através de banhos. Por isso, o homem limpo é o que se lava no sangue do cordeiro!

Ou seja, Jesus morreu como um ato de cura para o homem!

O Evangelho é a forma como Deus recria o mundo a partir do homem.

O evangelho é Deus substituindo o “haja luz” pelo “haja homem”.

Através da morte de Jesus, Deus está formando uma nova comunidade que vive como Ele vive.

3. O propósito do Evangelho (Apocalipse 14:6)

a. O propósito do evangelho eterno é ser um antídoto vitalício para nunca mais cairmos em pecado.

Enquanto o evangelho existir, nem o pecado nem o diabo terá poder sobre nós.

b. O propósito do evangelho é mais do que o perdão dos pecados; seu propósito é remover nossas impurezas e preencher o vácuo muito profundo que só o INFINITO pode ocupar.

Por isso, Paulo cantou: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê [tem fé]” (Romanos 1:16).

CONCLUSÃO

Cristo não apenas veio em nossa direção. Ele veio nos redirecionar!

1. Jesus veio para revelar quem é Deus a fim de que os homens e as mulheres soubessem quem eles poderão ser.

2. Jesus morreu para nos libertar da escravidão do pecado.

3. O Evangelho é eterno, e, por isso, todo aquele que está nele também será eterno.

Se você visitar a Boys Town [Cidade dos Meninos], fundada pelo Padre Flanagan, perto de Omaha, estado de Nebraska, verá uma interessante estátua, logo na entrada.

Essa estátua representa dois meninos que um dia foram encontrados pelo padre. Um menino, com um sorriso radiante, carrega nas costas outro menino, mais novo, que não pode andar. O padre perguntou ao mais velho se ele nunca se cansava de carregar seu companheiro. A resposta do menino é a memorável inscrição gravada na estátua: “Ele não é pesado; ele é meu irmão”.

A essência do cristianismo é o amor, expresso em palavras de ânimo, atos de bondade e ações caridosas. O amor sempre se revela através de ações. O apóstolo João escreveu: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; portanto, também nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos” (1 João 3:16). Jesus revelou Seu amor na cruz. Cada gota de sangue nos fala de um amor que vai até o limite. À luz desse amor, depomos nossa vida em amor, derramando-a em sacrifício por outros. Na cruz, também nós nos entregamos. Entregamo-nos não apenas a Jesus em sacrifício, mas à vasta comunidade cristã, por meio do serviço. “O mais forte argumento em favor do evangelho é um cristão que sabe amar e é amável” (A Ciência do Bom Viver, p. 470). “O amor não pode existir sem revelar-se em atos exteriores, assim como o fogo não pode ser mantido aceso sem combustível” (Testemunhos Para a Igreja, v. 1, p. 695). “O dever tem um irmão gêmeo – o amor” (Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 62).

O amor sem ação ou sem dever é mero sentimentalismo.

O dever sem amor é enfadonho. É rígido legalismo. O amor de Cristo transbordando em nosso coração alcança as pessoas ao nosso redor com atos de bondade. Nossa maior alegria provém de sermos bênçãos para os outros.

Levar seus fardos não é um jugo irritante; é uma oportunidade muito bem-vinda de servir. O serviço é um glorioso ministério quando andamos nas pegadas Daquele ‘que não veio para ser servido, mas para servir’ (Mateus 20:28).

Como o garoto da Cidade dos Meninos, digamos sobre nosso semelhante: “Ele não é pesado; ele é meu irmão”.

APELO

Ler Apocalipse 14:6.

E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

Apocalipse 14:6 Este é o último evangelho. O último evangelho é o primeiro na vida de quem quer experimentar recomeçar!

Como escreveu a mensageira do Senhor, Ellen White:

“É obra que dá prazer, abrir aos outros as Escrituras”

(Serviço Cristão, p. 109).

Hoje é o dia de começar a dar estudos bíblicos na América do Sul, para quem ainda não começou…

Nosso desafio é fazer com fervor a oração de Colossenses 4:2-6 e ver o milagre de Deus abrir as portas para darmos estudos bíblicos.

“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos” (João 15:7, 8).

“Se tentarmos ganhar outros para Cristo, manifestando em nossas orações preocupação por eles, nosso coração palpitará pela influência vivificadora da graça de Deus; nossos próprios afetos arderão com mais divino fervor; toda a nossa vida cristã será mais e mais uma realidade, mais sincera e mais devota” (Parábolas de Jesus, p. 354).

Quantos desejam experimentar isso em sua vida nestes próximos dias?

Pr. Marcos Santiago

Departamental do MIPES e da ASA – USeB