Esperança Segura

10 dias de oração – Tema 6

Joel 2:12-17

George Whitefield, pastor anglicano, ajudou a espalhar  o grande despertar espiritual na Grã-Bretanha e nas colônias britânicas norte-americanas. Ele era conhecido como o “príncipe dos pregadores ao ar livre” e foi o evangelista mais conhecido do século XVIII. Sempre que se hospedava na casa de alguém, ele costumava conversar sobre

o futuro da vida espiritual de cada membro da família anfitriã — pessoalmente com cada um deles.

Entretanto, certa vez, ele pernoitou na casa de um coronel que era tudo o que alguém poderia desejar, mas não era cristão. Whitefield ficou tão satisfeito com a hospitalidade e tão encantado com as qualidades do bom coronel, de sua esposa e de suas filhas, que achou muito difícil lhes dizer que tinham que tomar uma decisão a respeito

de Jesus. Afinal, eles haviam sido muito amistosos.

Ali ele ficou por uma semana, e, durante sua última noite, o Espírito de Deus o visitou, de modo que não conseguiu dormir. “Essas pessoas”, disse Whitefield consigo mesmo, “têm sido muito amáveis comigo, e eu não tenho sido fiel com elas; tenho de dizer que, apesar de todas as

suas boas qualidades, se não crerem em Cristo, elas estarão perdidas”.

Então, ele se levantou e orou. Após orar, ainda havia uma luta em seu espírito. Sua velha natureza dizia: “Não posso fazer isso”. Mas o Espírito Santo parecia dizer:

“Não saia daqui sem antes avisá-los do perigo”. Finalmente, pensou em um artifício e orou a fim de que Deus aceitasse sua ideia. Ele pegou seu anel e escreveu com ele as seguintes palavras, em um dos losangos de vidro da janela: “Falta-lhes uma coisa”.

Ele não conseguiu falar com a família, mas seguiu seu caminho, orando muito pela conversão daquelas pessoas. Pouco depois de ele ter saído, a boa senhora anfitriã da casa — grande admiradora de Whitefield —

disse: “Vou até o quarto de hóspedes, pois quero ver o lugar em que o homem de Deus ficou”. Ao chegar ao quarto, viu o que ele tinha escrito na vidraça: “Falta-lhes uma coisa”. Aquelas palavras a tocaram imediatamente com a convicção do arrependimento. “Ah!”,

exclamou. “Pensei que ele não havia se preocupado muito conosco, porque sabia que, por onde quer que ele passe, argumenta com seus anfitriões, e não havia feito assim conosco. Cheguei a pensar que havíamos irritado o sr. Whitefield, mas agora percebo como ele foi amável conosco, falando-nos dessa maneira.”

Em seguida, ela chamou suas filhas: “Subam, meninas.

Vejam o que o homem de Deus escreveu na vidraça: ‘Falta-lhes uma coisa!’. Chamem seu pai”. O coronel subiu ao aposento de hóspedes e também leu a frase: “Falta-lhes uma coisa!”. Assim, ao redor da cama onde o homem de Deus havia dormido, ajoelharam-se e pediram a Deus que lhes desse a coisa que faltava. E, ali mesmo, antes que deixassem o quarto, encontraram o que lhes faltava; e toda aquela família pôde regozijar-se em Jesus.

“Falta-lhes uma coisa!”

Irmãos e irmãs. Falta-nos uma coisa. Como assim?! Nós já temos Jesus Cristo. Então, o que nos falta? Falta-nos reavivamento e reforma!

O QUE É REAVIVAMENTO E REFORMA?

Ellen White afirma que “Reavivamento e reforma são duas coisas diferentes. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, uma vivificação das faculdades do espírito e do coração, um ressurgimento da morte espiritual”. Para sermos didáticos e claros, podemos dizer que o reavivamento ocorre internamente, enquanto a reforma

ocorre externamente. Graças a uma mudança interna, é possível uma autêntica mudança externa; ambos por obra do Espírito Santo. Na verdade, toda transformação duradoura de vida precisa desses dois aspectos: o reavivamento e a reforma.

PRECISAMOS MESMO DE REAVIVAMENTO E REFORMA?

Um dos mais poderosos e tocantes convites bíblicos para o reavivamento e a reforma está no livro de Joel 2:12-17. O profeta Joel nos convoca a uma mudança total e, no verso 13, lança as bases para o reavivamento e a reforma. Ele diz: “Rasguem o coração”. “Para um

judeu, rasgar sua roupa era um sinal de grande tristeza.

Isso significava que ele tinha sofrido alguma calamidade terrível. No entanto, como era possível a exibição de tais sinais exteriores de tristeza sem qualquer sentimento real íntimo, foi ordenado às pessoas que ao invés das roupas rasgassem o coração” (Comentário Bíblico Adventista, v. 4, p. 1042). Com isso, o profeta Joel estava ensinando

que a mudança interna – o reavivamento – produz autênticas mudanças externas; e que, sem uma real mudança interna, as manifestações de piedade externa não passam de comportamentos hipócritas, espiritualidade fingida.

CARACTERÍSTICAS DA PESSOA QUE EXPERIMENTOU O

REAVIVAMENTO E A REFORMA

1. A pessoa que experimentou o reavivamento e a reforma tem uma vida de oração e ação.

No tempo do fim, “pouco antes da segunda vinda de Cristo nas nuvens do céu, deve ser efetuada uma obra como a de João [Batista]. Deus chama homens [e mulheres] que preparem um povo para ermanecer em pé no grande dia do Senhor. … Para transmitir tal mensagem como a de João [Batista] precisamos ter uma experiência espiritual como

a dele. A mesma obra precisa ser efetuada em nós. Temos que contemplar a Deus, e, contemplando-O, perder de vista o próprio eu” (Eventos Finais, p. 63).

Não é apenas trabalhar, e não é apenas orar. São as duas coisas juntas, porque aquele que nada faz, senão orar, em breve deixará de orar. E aquele que não faz nada, a não ser trabalhar, em breve não verá mais graça nisso. Precisamos cultivar um espírito abnegado e generalizado de trabalho missionário, e uma vida de oração e total dependência de nosso Pai Celestial.

2. A pessoa que experimentou o reavivamento e a reforma tem sua vida moldada pelo Espírito Santo.

O ser humano somente experimentará a real felicidade quando se permitir ser moldado pelo Espírito de Deus.

O Espírito Santo renova nossa vida e nos transforma à semelhança de Jesus Cristo. Mediante a influência do Espírito Santo, a inimizade com Deus é mudada em fé e amor, e o orgulho é transformado em humildade. Graças ao Espírito Santo, a pessoa percebe a beleza da verdade, e Cristo é honrado em excelência e perfeição de caráter.

3. A pessoa que experimentou o reavivamento e a reforma tem sua vida pautada pela Palavra de Deus.

Nossa fé precisa estar fundamentada na Palavra de Deus.

Por quê? Porque vivemos dias solenes! Devemos estar preparados para aquilo que logo vai cair sobre o mundo como terrível surpresa, e essa preparação deve ser feita mediante diligente estudo da Palavra de Deus e pelo levar a vida em conformidade com Seus preceitos. Somente as pessoas que fortaleceram sua vida com as verdades da

Escritura poderão resistir no último grande conflito.

4. A pessoa que experimentou o reavivamento e a reforma guarda corretamente o sábado.

O quarto mandamento da imutável lei de Deus requer a observância do sábado do sétimo dia como dia de descanso, adoração e ministério, em harmonia com o ensino e a prática de Jesus, o Senhor do sábado. O sábado é um dia de deleitosa comunhão com Deus e uns com os outros. É um símbolo de nossa redenção em Cristo, um

sinal de nossa santificação, uma prova de nossa lealdade e

um antegozo de nosso futuro eterno no reino de Deus. O sábado é o sinal perpétuo do eterno concerto de Deus com Seu povo. A prazerosa observância deste tempo sagrado de uma tarde a outra tarde, do pôr do sol ao pôr do sol, é uma celebração dos atos criadores e redentores de Deus.

5. A pessoa que experimentou o reavivamento e a reforma é fiel nos dízimos e nas ofertas.

O dízimo é sagrado; é reservado por Deus para Si mesmo. O dízimo deve ser entregue à casa do Senhor, para ser empregado em manter os obreiros evangélicos que trabalham na missão de Deus. Por isso, o Senhor convida hoje os adventistas do sétimo dia de todas as partes

para que se consagrem a Ele, a fim de fazerem segundo sua capacidade, a fim de fazerem o máximo que lhes for possível para auxiliar Sua obra. Por sua liberalidade ao fazer donativos e ofertas, Deus deseja que Seus filhos e filhas revelem apreço por Suas bênçãos e gratidão por Sua misericórdia.

6. A pessoa que experimentou o reavivamento e a reforma deve ter seu culto pessoal e familiar diário.

O culto, na primeira hora do dia, é essencial para a vida espiritual. Começar o dia com Deus é a garantia de permanecer com Ele ao longo do dia. Estudar a Bíblia, estudar a lição da Escola Sabatina, estudar livros do Espírito de Profecia, orar, meditar, tudo isso é a respiração da vida espiritual.

Faça-se estas perguntas e pare para ouvir suas respostas:

• Tenho andado diariamente nos caminhos de Deus, fazendo Sua vontade em tudo?

• Tenho desenvolvido hábitos que amadurecem minha vida cristã (leitura da Bíblia, vida de oração, vida de testemunho, vida de serviço)?

• Sinto que a cada dia estou mais perto de Cristo e mais longe do pecado?

• Desfruto da certeza da salvação em/por Cristo?

CONCLUSÃO

Para terminar, eu gostaria de ler Apocalipse 3:14 a 16:

“Ao anjo da igreja em Laodiceia escreva: ‘Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. Conheço as obras que você realiza, que você não é nem frio nem quente.

Quem dera você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, e não é nem quente nem frio, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca’.

“A mensagem da Testemunha Fiel, não é apenas uma mensagem de justificação e de perdão; não é só um chamado ao arrependimento, mas também uma mensagem de conversão total, de santificação, de reforma de vida. Esta é a verdadeira reforma que deve ocorrer entre o povo de Deus, e que acelerará o derramamento do poder divino, na

forma da chuva serôdia, a pregação do evangelho eterno e o selamento. Esta é a reforma de vida que cada um de nós necessita para transpor triunfante o tempo de angústia e receber o Senhor com grande alegria. Esta é a experiência que nos permitirá estar preparados para viver com Deus e com Cristo pela eternidade” (Fernando Chaij, Preparação para a Crise Final, p. 47).

Irmãos e irmãs, “Reforma e Reavivamento dizem respeito à volta às antigas e sãs doutrinas e zelo ardente e cheio de amor por elas e pelo povo de Deus. Não é disso que precisamos novamente?” (Heber Carlos de Campos, “Crescimento de Igreja: Com Reforma ou com Reavivamento?”, disponível na internet).

Pr. Adolfo Soares

Teólogo, mestre e doutor em Ciências da Religião