8 – O verdadeiro evangelho – As três mensagens angélicas


Margarete Rampinelli Knopp Quiroga
Verso bíblico: “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas
as nações, e então virá o fim”. Mateus 24:14

Semana Jovem Infantil


Você já recebeu alguma mensagem? Seus pais, tios ou avós talvez já tenham recebido alguma
mensagem pelos Correios. O carteiro vem até a casa das pessoas pelo endereço escrito no envelope
das cartas. Hoje, recebemos mensagens pelo celular, pelas redes sociais ou aplicativos que existem.
Mas também é gostoso receber um recadinho escrito pela professora ou por alguém da nossa família.
Você gosta de falar com alguém que ama e que está longe de você?
As pessoas sempre enviaram mensagens para quem estava longe. E alguns animais as ajudavam
nessa tarefa. Um dos mais conhecidos é o pombo-correio. Ele já foi usado em muitos lugares,
situações e épocas diferentes. Pequenas mensagens eram amarradas nos seus pezinhos, e ele
voava de volta para casa levando-as para o seu dono. Mas você sabia que, além de pombos, cães
também foram usados como mensageiros durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918)? O pastor
alemão mensageiro transportava mensagens, munição e outras coisas, que eram fixadas à coleira
do cachorro. Como são muito velozes e ágeis, eram alvos difíceis para os atiradores inimigos.

Desde a antiguidade, as mensagens também eram levadas por pessoas durante longas distâncias,
e os mensageiros viajavam por muitos dias. Podiam ser amigos, escravos, comerciantes e viajantes.

Havia, então, um sistema na comunidade local para que os mensageiros pudessem descansar,
comer e até trocar o cavalo durante o percurso, se fosse esse o caso. E as cartas já foram escritas
em vários materiais antes do papel, como tábulas de argila e pergaminhos de papiro.
De qualquer maneira, não era fácil receber essa missão de levar uma mensagem para outro lugar.
(https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-1442/as-cartas-e-correspondencia-na-antiguidade/ Acesso
em 21 jun. 2022)
No Brasil, há uma carta muito famosa, escrita ao Rei de Portugal por Pero Vaz de Caminha, onde
ele fala do descobrimento do Brasil. É um longo e bonito texto que fala de muitas experiências e
novidades que aconteceram na viagem e na chegada aqui.
Com o tempo, muitas invenções ajudaram a melhorar a comunicação: telégrafo, telefone, internet.
Graças à tecnologia, hoje em dia, as mensagens são enviadas pelo celular ou computador de
maneira bem rápida por meio de textos, áudios ou vídeos. Podemos também falar pessoalmente em
uma ligação em tempo real, utilizando a imagem e/ou a voz.


Mensagem bíblica: Apocalipse 14:6-12
Deus tem uma grande mensagem para nós na Bíblia, Sua carta de amor, e, no Apocalipse,
encontramos o último convite para este mundo. Um convite de salvação: o Evangelho Eterno. E os
mensageiros que Deus enviou são rápidos e muito poderosos para fazerem essa tarefa.
João viu, e está escrito no Apocalipse (14:6-12), três anjos que voavam pelo meio do céu, e cada um
tinha uma mensagem importante para falar bem alto ao mundo.
Os anjos anunciaram a salvação e o fim. Eles convidam que as pessoas escolham a vida eterna ao
aceitarem o convite de Deus.
O primeiro anjo fez um chamado à adoração!
O primeiro anjo “tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda
nação, e tribo, e língua e povo” (Apoc. 14:6) e dizia “com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória;
porque é chegada a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes
das águas.” (Apoc. 14:7).
O que é esse evangelho eterno que o primeiro anjo tinha para proclamar a todas as pessoas?
Evangelho: É o poder de Deus para salvar. São boas notícias!
Eterno: É o que sempre existiu e nunca deixará de existir.
E para quem é essa mensagem? Para todos, em todos os lugares.
Para que serve essa mensagem? Essa mensagem serve para que aqueles que quiserem sejam
salvos. É um convite especial enquanto ainda há chance de aceitar o evangelho eterno, um chamado
à adoração do Deus Vivo, do Deus Criador.
Então, o primeiro anjo traz essa mensagem linda de salvação para todas as pessoas. Ninguém ficaria
de fora, independente da língua, da origem e de onde morasse no mundo todo. O convite é para que
possamos temer a Deus, respeitá-lo como Criador, dar glória ao Seu nome, pois está chegando a
hora da Justiça ser feita, a hora do juízo de Deus, o fim de todas as coisas que existem como as
conhecemos.

O segundo anjo fez um chamado para defender a verdade!

“Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: — Caiu! Caiu a grande Babilônia que fez com que todas
as nações bebessem o vinho do furor da sua prostituição.” Apocalipse 14:8
Babilônia significa confusão e a adoração a outros deuses. Foi um afastamento da verdade. Por
muito tempo, os países e povos seguiram os ensinos errados que ela ofereceu, como se oferece um
copo de suco para alguém beber. No caso, ela ofereceu vinho, um suco que virou bebida alcoólica,
que deixa a pessoa bêbada, sem saber direito o que está fazendo. E isso é bem diferente da igreja
de Deus, representada pela noiva de Jesus, que é fiel. Prostituição significa ter muitos maridos ou
homens. A noiva de Jesus, Sua igreja, é fiel a Ele, vive com Ele, segue Sua Palavra e o aguarda
para o grande casamento quando o noivo voltar. A Babilônia representa o oposto: ela segue e ensina
diferente do que está na Palavra de Deus, praticando costumes e crenças pagãs.
Esse segundo anjo diz que essa confusão irá acabar em breve, porque ele traz a notícia de que
Babilônia caiu. E isso é muito necessário acontecer, pois muitas pessoas ficam confusas quando
ouvem tantas ideias diferentes do que Deus orientou e acabam não entendendo a vontade dEle que
está em Sua Palavra. Por isso, Jesus vai voltar para acabar com essa confusão que sempre
atrapalhou o conhecimento da vontade de Deus.


O terceiro anjo fez um chamado à fidelidade!
“Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo com voz forte: — Se alguém adora a besta e a sua
imagem e recebe a sua marca na testa ou na mão, também esse beberá do vinho do furor de Deus,
preparado, sem mistura, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos
santos anjos e na presença do Cordeiro. A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre. E os
adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do nome da besta não têm
descanso algum, nem de dia nem de noite.” Apocalipse 14:9-11
Sabemos que a besta é um poder que há no mundo, que não segue a Deus, mas quer se colocar no
lugar de Deus, fazendo com que todos sigam a sua vontade e deixem de fazer a vontade de Deus,
Que quer que sejamos fiéis a Ele.
Deus é poderoso, verdadeiro e justo. Ele não pode deixar algo errado durar para sempre. Esse
terceiro anjo traz a mensagem de que o que está errado terá um fim, e que Deus irá novamente
governar o mundo como era antes do pecado entrar aqui.
A besta tem uma marca, um sinal que mostra obediência ao que ela mandou fazer, que é diferente
do que Deus mandou fazer. Então, para ninguém sofrer as consequências da justiça que virá sobre
ela em forma de castigo eterno, com fogo e enxofre, é preciso que não tenham esse sinal, essa
marca do seu nome. Receber a marca da besta na testa ou na mão significa aprender e aceitar seus
ensinos e agir e trabalhar com base nisso. Então, é necessário aprender de Deus e obedecer ao que
Ele diz. Conhecer e seguir os mandamentos do Senhor é algo muito importante.
O último verso dessa parte de Apocalipse 14, o 12 fala exatamente de quem escolheu ter a marca
de Deus, o Seu selo, porque Ele criou todas as coisas e deixou a marca de Quem ele é quando
separou o Sétimo Dia, o Sábado, o abençoou e santificou. Esse é o Selo que deixou para nós. “Aqui
está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”.

Jesus é o Salvador de todos que querem, mas, quem não o aceita e despreza Seus mandamentos
precisa responder por seus próprios pecados.
O que fazer diante dessas mensagens?
O convite foi feito, mas cabe a cada pessoa aceitar ou não. Você, criança, pode tomar sua decisão
a cada dia, e decidir fazer o que o primeiro anjo nos convida:
Temer a Deus: ter pensamentos e um comportamento que mostram que estamos sempre diante de
Deus, bem pertinho dEle.
Dar glórias a Ele: ser grato a Deus e reconhecer Sua graça e poder. Louvar, orar, estudar Sua
palavra e ter uma vida que o represente diante de todos e em todas as situações.
Adorar o Criador do céu, da terra, do mar e das fontes das águas. Muitas pessoas não acreditam
na criação de Deus, e precisamos ser fortes para continuarmos ao lado dEle até o fim, mesmo
quando formos adultos.
O sábado é um sinal da criação, uma marca de que obedecemos aos mandamentos de Deus, que
não escolhemos fazer a nossa própria vontade ou seguir os falsos ensinamentos da besta, o poder
que vai contra o que Deus disse em Sua Palavra. O quarto mandamento é tão importante quanto os
outros nove, e é o selo de Deus, pois é como se fosse a assinatura do Criador.
E nós? Podemos ser mensageiros também? É possível anunciar o Evangelho Eterno mesmo não
sendo um anjo?
Com certeza! Conhecer essa mensagem nos torna mensageiros também, porque muitas pessoas
não sabem ainda desse lindo convite e das consequências de aceitá-lo ou não para o seu destino
eterno. Elas precisam ter essa oportunidade de escolha. E podemos ajudá-las. Você quer aceitar
esse convite de adorar a Deus conforme Ele quer e de anunciar as boas-novas de salvação, o
evangelho eterno, a todas as pessoas?


Vamos orar?
Senhor Deus. Que grande alegria recebermos o convite da salvação. Queremos aceitar esse convite,
viver com o Senhor todos os dias de nossa vida, e ajudar outras pessoas a também se prepararem
para o grande encontro com Jesus em Sua volta. Que possamos ser Seus mensageiros. Em nome
de Jesus, pedimos e agradecemos. Amém!