FIDELIDADE INQUEBRANTÁVEL

O desapontamento pode surgir de várias formas. Às vezes, acontece de repente. Outras vezes, nos pega desprevenidos gradualmente. Normalmente, ele vem quando esperamos por algo e outra coisa acontece.
Quando nossas expectativas não são atendidas, é fácil ficarmos desapontados. Os cristãos não estão imunes ao desapontamento.
Quando você foi batizado, não foi vacinado contra o desapontamento.

Fidelidade x Lealdade - Sexo Verbal

  1. O cristão que falha, comete erros, em um momento de provação pode decepcionar a si mesmo e a
    Deus.
  2. Os pais que esperam que seu filho seja um cristão fiel, mas este demonstra pouco interesse em relação à igreja e às coisas espirituais, podem se decepcionar.
  3. O membro da igreja que realmente deseja trabalhar para Deus, mas sente como se tivesse pouca
    oportunidade de servir na igreja, pode se sentir desapontado.
  4. O membro da igreja que espera ter um cargo na igreja, é qualificado para aquela posição, mas é preterido por alguém notavelmente menos qualificado, pode se sentir desapontado.
  5. O crente que vê ações hereges por parte do líder cristão pode se desapontar profundamente.
  6. O líder cristão dá o melhor conselho possível, o outro segue seu conselho, mas coisas dão errado.
    Esse líder pode se decepcionar.
  7. A casa que queríamos comprar vai por água abaixo, o trabalho que desejamos é dado para outra pessoa ou o relacionamento azeda. Uma ou todas essas coisas podem desencadear desapontamento.
    Podemos ficar desapontados conosco mesmos, com os outros ou com os resultados de circunstâncias inesperadas.
    A questão fundamental não é se o desapontamento virá ou o que o causa. A verdadeira questão é como lidar com ele.
    Não é difícil cultivar um espírito cristão quando as coisas vão bem. É muito mais difícil quando nossas expectativas não são atingidas, certo?
    Vamos abrir a Palavra de Deus e descobrir quatro maneiras de lidar com o desapontamento a partir da vida do apóstolo Paulo e duas maneiras de não lidar.
  8. O primeiro princípio é este: Quando você estiver enfrentando desapontamentos porque suas expectativas não foram atingidas, concentre-se novamente. Pergunte a si mesmo: Será que Deus está
    preparando algo especial aqui que eu ainda não entendo?
    Há momentos em que precisamos de uma mudança em nossa perspectiva.
    O apóstolo Paulo certamente teve que mudar sua perspectiva muitas vezes.
    Em Atos, no capítulo 16, vemos as esperanças de Paulo serem desapontadas e a necessidade de mudar a perspectiva.
    Por favor, abra em Atos 16, e começamos no verso 6: “E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.” (Eles provavelmente estavam
    indo para Éfeso.)
    Que decepcionante! Que preocupante! A Ásia estava precisando do evangelho. Suas grandes cidades estavam adiante deles, e o Espírito Santo os proibiu de pregar lá? Não parece fazer sentido algum.

Versículo 7: “E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permtiu”. (Ao norte de sua rota na Turquia e além.)
Eu imagino que Paulo estava não apenas desapontado, mas confuso quando chegou a Trôade. Ele estava perplexo. O que ele deveria fazer depois? Portas que ele achava que estariam abertas estavam sendo
totalmente fechadas.
Foi em Trôade que, de acordo com o verso 9, o Espírito Santo revelou a vontade de Deus: “Um homem da Macedônia estava em pé, e lhe rogava, dizendo: ‘Passe à Macedônia e ajude-nos. Assim que Paulo
teve a visão, imediatamente procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho’” (Atos 16:9, 10).
Quando Paulo estava explicando para a igreja de Corinto o que havia acontecido, ele descreveu desta forma: “Quando cheguei à cidade de Trôade para anunciar as boas-novas de Cristo, o Senhor me abriu uma porta de oportunidade” (2 Coríntios 2:12).
Deus fechou a porta para as cidades na Ásia, mas escancarou a porta para as cidades na Europa. Paulo acendeu o fogo do evangelho em Filipos, Tessalônica, Atenas e Corinto. A mensagem do evangelho se
espalhou, e o continente europeu inteiro foi abrasado por Deus.
Aqui está o ponto: Quando Deus fecha uma porta, Ele abre uma porta maior.
Pense em Daniel, um adolescente cativo em Babilônia que influenciou uma nação e levou Nabucodonosor à conversão.
Pense em José no Egito, que foi traído pelos próprios irmãos e impactou um império inteiro.
Pense em Martinho Lutero. Após seu julgamento em Worms, quando parecia que seu ministério havia acabado, ele foi levado para o Castelo de Wartburg e lá, na solidão da floresta alemã, traduziu o Novo
Testamento para a língua do alemão médio. Ele realizou mais em seu chamado “cativeiro” do que jamais poderia imaginar.
Pense no apóstolo Paulo, preso por causa de sua fé em Roma, redirecionando as lentes da vida para testemunhar para a casa de César.
Quando uma porta se fecha, redirecione as lentes da vida.
Pergunte-se: “O que Deus está fazendo aqui?” Ele está preparando algo especial porque Deus nunca fecha uma porta sem abrir outra?
Quando você se sentir desapontado, procure a porta aberta.
Quando você se sentir desencorajado, procure a porta aberta.
Quando você se sentir encurralado, bloqueado por todos os lados, procure a porta aberta.
Quando seus sonhos forem arruinados e seus planos falharem, procure a porta aberta.
Quando a esperança se esvair e o futuro parecer sombrio, procure a porta aberta.
O apóstolo Paulo enfrentou o desapontamento com a capacidade de reorientar sua perspectiva.

  1. O segundo princípio para enfrentar o desapontamento é a capacidade de ajustar suas expectativas e realinhar suas prioridades.
    Quando Deus abre uma porta, não significa que todos os problemas estão resolvidos. Significa que o Espírito Santo está lhe dando uma oportunidade incomum. Quando o apóstolo Paulo e sua pequena
    equipe, composta por Timóteo, Silas e Dr. Lucas, chegaram a Filipos, em pouco tempo eles tiveram sucesso evangelístico. Lídia, uma empresária próspera, e toda a sua família foram batizadas. Uma garota escrava veio a Jesus, e o carcereiro romano e sua família formaram o núcleo da igreja recém-plantada.
    Aproximadamente dez anos depois, Paulo escreveu para os crentes em Filipos de uma prisão romana.
    O livro de Filipenses é frequentemente chamado de “a epístola da alegria”. Desde a prisão, Paulo escreve: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” (Filipenses 4:4).
    Ele realinhou suas prioridades. Ele ajustou suas expectativas. Note como ele explica a situação em Filipenses 1:12-14:
    “Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho. Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou
    na prisão por causa de Cristo. E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor”.

Paulo realinhou suas prioridades. Ele afirma: Veja, por razão da minha prisão eu tive uma oportunidade de impactar o centro da civilização em Roma, e o evangelho até penetrou na guarda do palácio. Em
segundo lugar, meus colegas têm sido mais fervorosos em proclamar o evangelho e tiveram um sucesso incrível.
Em vez de se mergulhar no desapontamento, Paulo procurou a mão de Deus naquilo que estava fazendo, ajustou sua perspectiva e realinhou suas prioridades.
Quando você se encontra passando por um período de desapontamento na vida, faça esta segunda pergunta a si mesmo: Será que Deus tem prioridades diferentes para minha vida do que eu mesmo tenho? Passe tempo refletindo sobre quais podem ser as prioridades de Deus que podem ser diferentes das suas.
a. Programado para realizar uma reunião evangelística em uma cidade do centro-oeste. Encontrei–me com os pastores… encontrei-me com os membros da igreja… encontrei-me com a administração da Associação. Tudo parecia estar no caminho certo, mas Teenie e eu começamos a perceber que algo simplesmente não estava certo. A preparação para a série não estava acontecendo como desejávamos. Não havia um comprometimento total com as reuniões. Eu estava um pouco desapontado, mas reconheci que precisava realinhar minhas prioridades e ajustar minhas expectativas.
b. Após orar sobre aquilo, ficamos convencidos de que precisávamos cancelar as reuniões. Deus abriu a porta em Orlando, e tivemos uma das reuniões mais incríveis em todo o nosso ministério na América do Norte.
Há momentos em que Deus diz: Eu estou guiando você em uma direção diferente da que você pensava.
Então, realinhe suas prioridades para ouvir minha voz e seguir minha liderança.

  1. Aqui está o terceiro princípio para lidar com o desapontamento.
    Redirecione suas energias. Não fique aí sentado. Faça algo. Não se afunde na lama da autopiedade. Não comece a se concentrar naquilo que aconteceu com você, levantando dúvidas sobre por que Deus permitiu que aquilo acontecesse.
    “Na vida futura, os mistérios que aqui nos inquietaram e desapontaram serão esclarecidos. Veremos que as orações na aparência desatendidas e as esperanças frustradas têm lugar entre as nossas maiores bênçãos” (A Ciência do Bom Viver, p. 474).
    Quando o apóstolo Paulo foi colocado na prisão em Roma, ele não brincou de pôr a culpa. Ele redirecionou suas energias para pregar o evangelho.
    Teria sido muito fácil para Paulo culpar os outros por seu destino. Para começar, foram as ações dos líderes da igreja que o levaram à prisão. Pessoas boas às vezes cometem erros. Líderes excelentes às vezes se confundem.
    Abra em Atos 21 e vamos ver alguns versículos, do 15 ao 36.
    “E depois daqueles dias, havendo feito os nossos preparativos, subimos a Jerusalém” (verso 15).
    “Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali” (verso 18).
    Agora, quando você tem o Pastor Tiago e todos os anciãos, deve ser a voz de Deus, certo? Não necessariamente.
    Paulo dá um relatório das coisas maravilhosas que Deus estava fazendo entre os gentios, mas havia um problema. A liderança da igreja ouviu algo sobre Paulo. Foi alegado que ele estava ensinando os gentios a quebrar a Lei de Moisés (ver verso 21). Então, ele foi instruído a levar quatro homens ao templo para serem circuncidados de acordo com os costumes dos judeus, bem como seguir alguns dos costumes cerimoniais.
    Paulo cedeu ao julgamento da liderança da igreja e, como resultado, os judeus legalistas descaracterizaram suas ações, acusaram-no falsamente e, como consequência, Paulo foi preso.
    A liderança da igreja deu um bom conselho a Paulo? De maneira nenhuma, mas aqui está a coisa incrível. Paulo não fala uma palavra sequer contra aqueles que erroneamente lhe pediram para seguir os
    costumes judaicos.
    Ele redirecionou suas energias para ministrar onde quer que Deus o conduzisse. Quando você está decepcionado e seus planos parecem não dar certo, Deus tem outro plano.
    Paulo tinha essa sensação constante da grandeza de Deus, da grandiosidade de Deus, da genialidade da causa de Deus. Ele foi cativado por uma visão de alcançar os perdidos e onde quer que Deus o colocasse, essa era sua prioridade. O serviço era mais importante do que a posição.

Permita que seus desapontamentos se tornem insignificantes à luz do chamado de Cristo para ministrar, servir e abençoar os outros.
Permita que a visão de Cristo para sua vida ofusque as circunstâncias de sua vida. Você é especial para Deus. Ele tem um lugar para você. Ele lhe deu dons para o serviço Dele. Quando as portas se fecharem e quando o desapontamento vier, procure portas aberta e redirecione suas energias para as novas oportunidades de serviço para as quais Cristo o conduz.

  1. Repense o que tem valor para você. Concentre-se nas coisas que realmente são importantes.
    Nos julgamentos da vida, o apóstolo Paulo certamente refletiu na declaração de Jesus em João 13:7.
    2 Coríntios 4:7-9
    “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados”. Ser pressionado é ser atribulado. A palavra para desanimado é estar devastado emocionalmente ou abatido.
    O apóstolo continua: “ficamos perplexos, mas não desesperados”. Estamos incertos, confusos, nos questionando, mas não desencorajados ou completamente perdidos sem saber o que fazer.
    “Somos perseguidos.” A palavra significa rodeado, mas não forçado, capturado, atacado, abandonado.
    Paulo tinha este senso eterno de que, qualquer circunstância em que ele se encontrasse, Cristo jamais o deixaria ou abandonaria. Foi esse senso da presença eterna de Cristo que o sustentou.
    O livro de Salmos reflete isso provavelmente melhor do que qualquer outro livro da Bíblia.
    Tome, por exemplo, Salmo 30:8-12:
    “Mudaste o meu pranto em dança…”
    Servimos a um Jesus que pode transformar nosso “pranto em dança”. Um dia, todos os nossos sonhos desapontados, esperanças frustradas e aflições desta vida parecerão nada à luz da eternidade.
    2 Coríntios 4:16-18: “Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles”.
    O apelo urgente de Paulo àqueles que estão enfrentando o desapontamento ou estão passando por alguma provação é: “não perca seu senso da perspectiva eterna”. Permita que as circunstâncias o levem a uma confiança e fé mais profundas. Permita que o Espírito Santo modele e molde seu caráter por meio das experiências de sua vida.
    Há apenas mais dois princípios eternos que precisamos seguir:
    Salmos 30:11, 12
    DUAS COISAS PARA NÃO FAZER
  2. Muitas pessoas têm uma ótima memória para as coisas ruins.
    Deus tem uma memória longa ou curta?
    Leia Hebreus 8:12.
    Deus quer que você tenha:
    • uma memória curta para seus pecados;
    • uma memória curta para os erros dos outros;
    • uma memória curta para nossos próprios erros;
    • uma memória curta para a dor que os outros nos causaram.
    Se ficarmos pensando em nossos desapontamentos, perderemos a porta aberta da providência de Deus e a alegria das “coisas novas” que Ele fará em nossas vidas.
  3. Algumas pessoas têm uma memória fraca para as coisas certas.
    Agradeça a Deus por Sua bondade.
    Agradeça a Deus por Sua grandeza.
    Agradeça a Deus por Sua graça.
    Agradeça a Deus por Seu poder.
    Agradeça a Deus pelo dom de Jesus.

Agradeça a Deus pelo presente de Sua Palavra.
Agradeça a Deus pelo dom do Espírito Santo.
Graças a Deus, Jesus está voltando.
Quando sua vida estiver cheia de gratidão, o desapontamento desaparecerá da mesma forma que a noite desaparece antes do nascer do sol.

a d v . s t / s e m a n a d a e s p e r a n c a
FICHA TÉCNICA
Material produzido pela Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Coordenação Geral: Departamento de Evangelismo
Autor: Pr. Mark Finley
Colaboração: Luís Gonçalves e Bruno Raso
Capa e diagramação: Antonio Abreu
Fotos da capa: Shutterstock
Tradução e revisão: Departamento de Tradução da DSA
Ano: 2021