VIDA PLENA

Em novembro de 1998, Charles Colson escreveu um artigo intitulado Astronauts Who Found God, A Spiritual View of Space (Astronautas que Encontraram Deus: Uma Visão Espiritual do Espaço).
O retorno do astronauta John Glenn para o espaço sideral 36 anos após sua inspiradora órbita ao redor da Terra é um lembrete do tipo de heroísmo que torna a exploração espacial possível. “Olhar para esse tipo de criação e não crer em Deus é, para mim, impossível”, disse Glenn aos repórteres em 1998, logo após retornar de sua última viagem ao espaço aos 77 anos. “Isso só fortalece minha fé. Entretanto, o que você provavelmente não sabe é que vários dos primeiros astronautas heróis tinham uma profunda fé religiosa. Sua visão do espaço infinito aumentou sua fé. De forma alguma ela foi diminuída. Neil Armstrong e Buzz Aldrin são bem conhecidos por serem os primeiros astronautas que pousaram na lua e deram aquele ‘grande salto para a humanidade’. Mas você provavelmente não sabe que antes de saírem da nave especial, Aldrin tirou uma Bíblia, um cálice de prata, e pão e vinho sacramentais. Lá na lua, seu primeiro ato foi celebrar a Santa Ceia.
Frank Borman foi comandante da primeira tripulação espacial a viajar além da órbita da Terra.
Olhando para a Terra a aproximadamente 402.336 quilômetros de distância, Borman enviou uma mensagem pelo rádio, citando Gênesis 1:1: “No princípio criou Deus o céu e a terra”. Mais tarde ele explicou:
“Eu tive uma sensação enorme de que deveria haver um poder maior do que qualquer um de nós, de que existia um Deus, de que houve de fato um começo”.
O falecido James Irwin, que caminhou na lua em 1971, mais tarde se tornou um ministro evangélico.
Ele frequentemente descrevia a missão lunar como uma revelação. Em suas palavras, “Senti o poder de Deus como nunca tinha sentido antes”.
Charles Duke, que seguiu Irwin até a Lua, mais tarde se tornou ativo no trabalho missionário. Como ele explicou, “Faço palestras sobre andar na Lua e andar com o filho”.
Guy Gardner é um astronauta veterano que fala em igrejas sobre a realidade de Deus. “Há algo sobre as maravilhas da criação, as belezas do universo, a fantástica natureza do cosmos que inspira nossos corações e nos leva a um senso de eterno.”
Muitos dos maiores pensadores deste mundo se sentiram tão tocados pelo incrível design, pela complexidade, ordem e imensidão do universo que desenvolveram uma fé alicerçada em Deus. Deixe-me dar
alguns exemplos.
Algumas pessoas pensam que a ciência é antagônica à fé. No entanto, a maioria das grandes personalidades que moldaram o empreendimento científico desde o começo foram crentes devotos—pessoas
como Copérnico, que descobriu que o Sol, e não a Terra, era o centro dos planetas; Isaac Newton, que descobriu a lei da gravidade; Blaise Pascal, que inventou a primeira calculadora, e James Maxwell, que formulou as leis do eletromagnetismo. Todos eram cristãos que sentiam que o estudo da natureza não desafiava sua fé, ao contrário, a fortalecia.
Meu tópico hoje é “Por que a Criação é Importante?” Três razões pelas quais a Criação é importante para cada um de nós pessoalmente.

  1. A CRIAÇÃO FALA DE UM DEUS DE INFINITA SABEDORIA E INCRÍVEL PODER.
    Começamos nosso estudo no livro dos princípios, em Gênesis 1, verso 1: “No princípio criou Deus o céu e a terra”. Esse verso é a base para todas as Escrituras. “No princípio criou Deus…” A palavra hebraica
    “criar” nessa passagem é bara. Ela se refere a algo que Deus fez. Esse verbo hebraico está sempre ligado à atividade criadora de Deus. . Deus tem a habilidade, o maravilhoso poder de criar algo a partir do nada.

Deus fala, e a terra passa a existir. Ele fala, e a terra é coberta com verde vivo. Ele fala, e árvores e flores aparecem. Ele fala, e o Sol, a Lua e as estrelas instantaneamente aparecem no céu. Vamos pausar por um
momento e considerar quão maravilhoso isso realmente é.
Para ter apenas uma pequena ideia de quão ilimitado é o poder de Deus, vamos considerar apenas um objeto no céu, o Sol. Deus criou o Sol? Certamente. Gênesis 1:14-16 conta a história de Deus criando duas
luzes para governar os céus, o Sol governa o dia e a Lua governa a noite. Então, estamos considerando apenas um lado do céu, o Sol. Nós existimos em um dos nove planetas que giram em torno do Sol. O Sol
produz mais energia em um segundo do que a raça humana já produziu em toda a sua existência. Pegue toda a energia elétrica, toda a energia produzida pelo Sol, carvão ou gás desde o início dos tempos. O Sol
produz mais que toda essa energia em um segundo.
O Sol tem o diâmetro de aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros e poderia conter um milhão de planetas do tamanho da Terra. Mas o Sol é apenas uma entre 100 bilhões de estrelas em nossa galáxia,
a Via Láctea. Uma estrela chamada Estrela da Pistola emite dez milhões de vezes a energia gerada pelo nosso Sol. Um milhão de estrelas do tamanho do nosso Sol podem facilmente caber na esfera da Estrela da Pistola. Alguns cientistas estimam que há dez trilhões de estrelas no universo. Alguém disse que há aproximadamente o mesmo número de estrelas no universo que o número de grãos de areia na praia.
O profeta Isaías nos convida a meditar no poder criador de Deus nestas palavras: “Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará” (Isaías 40:26). A criação revela um Deus de poder incrível e poder ilimitado.
Seu poder criativo não apenas trouxe os céus e a Terra à existência, mas também trabalhou em favor de Seu povo ao longo dos séculos.
Foi o poder criativo de Deus que libertou Israel da escravidão do Egito e abriu o Mar Vermelho. Duas semanas atrás, navegamos no Mar Vermelho. Fiquei profundamente impressionado com sua imensidão e com o poder de Deus em abrir aquelas águas para libertar Seu povo. Seu poder eterno ainda abre as águas turbulentas de nossa vida. Ele ainda é o Deus que nos liberta da mão do opressor. Seu poder ainda é exercido em favor de Seu povo de maneiras extraordinárias.
Foi o poder criativo de Deus que criou o maná e alimentou os israelitas por quarenta anos no deserto.
Foi Seu poder criativo que supriu suas necessidades em suas peregrinações pelo deserto. Ele ainda é o Deus da criação que proporciona, ainda é o Deus que cuida, ainda é o Deus cujo poder criativo atende às nossas necessidades.
Foi o poder criativo de Deus que cobriu Israel com a nuvem durante o dia para protegê-los do calor escaldante do deserto e proporcionou uma coluna de fogo para aquecê-los do frio da noite. Ele ainda é o Deus da criação que guia nossas vidas.
Ao longo dos séculos, Ele foi e ainda é o Deus da criação que não Se esqueceu de Sua criação. Ele é o Deus dos princípios que está conosco até o fim dos tempos. Ele é o Deus que começou este mundo, está sempre presente neste mundo e jamais abandonará Seu povo deste mundo.
Ele é o Deus que liberta, o Deus que provê e o Deus que guia. O Deus da criação é o Deus de poder ilimitado. Ele é o Deus do impossível.


ILUSTRAÇÃO: MENINO VIAJANDO DE AVIÃO
Um menino que viajava de avião para visitar seus avós sentou-se ao lado de um homem que, por acaso era professor do seminário teológico. O garoto estava lendo a lição infantil da escola dominical, e o professor achou que ele se divertiria um pouco com o garoto. “Jovem”, disse o professor, “se você puder me dizer algo que Deus possa fazer, eu vou te dar uma maçã grande e brilhante”. O garoto pensou por um momento e então respondeu: “Senhor, se você conseguir me dizer algo que Deus não pode fazer, eu lhe
darei uma caixa inteira de maçãs!”
O Deus da criação, o Deus que trouxe à existência o Sol, a Lua e as estrelas, o Deus cujo poder maravilhoso criou este planeta e o encheu de coisas vivas, o Deus que libertou Seu povo dos egípcios, que os guiou em suas perambulações pelo deserto, que fez cair maná do céu, que derrubou as muralhas de Jericó, que derrotou os inimigos de Israel, esse Deus está interessado em você e em mim, e libera o poder da criação para derrotar o inimigo que luta por nossa alma, e isso faz toda a diferença.
Cada um de nós enfrenta batalhas com a tentação diariamente. Eis a incrível boa-nova: o mesmo Deus que liberou Seu poder infinito para criar o mundo libera esse poder infinito para derrotar as forças do inferno que travam as batalhas por nossas almas. Jesus tem algo muito maior para oferecer do que uma derrota frustrada. Ele tem algo muito maior para oferecer do que falhas repetidas. Ele tem algo muito maior para oferecer do que cair na mesma questão vez após vez. A quem nós servimos? Ao criador todo-poderoso com poder infinito e ilimitado que é nosso quando o agarramos pela fé. Somos transformados, convertidos, renovados pelo poder do Criador.
Há uma verdade incrível em 2 Coríntios 5:17: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Vamos tornar isso mais prático. Esta semana, peça a Deus para ajudá-lo a compreender de forma mais profunda e completa como Seu poder criativo pode mudar sua vida. Aqui vai uma simples oração para fazer:
“Querido Senhor, Tu és o Criador deste mundo e de tudo que nele há. Tu és o Deus de grande poder. Pela fé, eu creio que Tu podes fazer de minha vida uma nova criatura. Eu entrego tudo que não esteja em harmonia com
Tua vontade e peço que recries Tua imagem em mim”.
A criação fala do infinito poder de Deus disponível na batalha entre o bem e mal em cada uma de nossas vidas; por isso, a Criação é importante. Aqui vai a segunda razão pela qual a criação é importante.

  1. A CRIAÇÃO FALA DE UM DEUS DE DESIGN SOFISTICADO E PLANEJAMENTO CUIDADOSO
    O livro dos princípios, Gênesis, nos conta a história da criação de Deus. Os planetas orbitam o Sol em um padrão previsível e ordenado. As marés sobem e descem em um padrão previsível e ordenado. As
    árvores frutíferas produzem previsivelmente conforme sua espécie. As laranjeiras produzem laranjas, e as macieiras produzem maçãs. Considere apenas dois aspectos do design sofisticado e do planejamento cuidadoso na Criação. O voo dos pássaros e as maravilhas de se observar.
    Pássaro, penas e voo:
    O Olho:
    A Criação fala de um plano divino. Desde que Ele nos criou, somos valiosos aos olhos Dele. De acordo com Salmo 33:16, Deus nos moldou individualmente. Não importa as circunstâncias de nossa vida, somos especiais para Deus, e dia após dia Ele está executando Seu plano. Aquele que nos criou jamais se esquecerá de nós. O salmista compartilha estes maravilhosos pensamentos:
    “Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte” (Salmo 48:14).
    Você entendeu o significado dessa verdade divina? Nosso Criador está sempre presente em nossa vida.
    Ele é o Deus onipotente, onisciente e onipresente.
    “E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo” (Salmo 139:17, 18).
    Você entendeu o significado das palavras de Davi? Deus pensa em nós mais vezes por dia do que o número de grãos de areia que há na praia. Em outras palavras, não há um momento sequer que não estejamos na mente de Deus.
    “Certeza maior não há: existe um lugar preparado nas mansões celestiais e há um lugar especial para trabalhar para Deus na Terra.”
    Deus tem um propósito para sua vida… O Criador tem um plano divino mesmo quando as coisas parecem não estar certas. Esses pensamentos já inundaram sua mente? “Eu comprometi minha vida a Cristo.
    Estou tentando viver para Deus e servir a Igreja. Então por que há tantos obstáculos? Por que o inimigo parece atacar minha família e eu? Eu simplesmente não entendo. Ao longo das circunstâncias da vida, nosso amoroso Criador está executando Seus planos divinos, mesmo que não reconheçamos ou entendamos.
    ILUSTRAÇÃO DO SERMÃO
    Quando Bruce Olsson tinha 19 anos, ele foi para a selva na fronteira da Colômbia com a Venezuela para levar o evangelho para as pessoas da tribo Bari. Os Bari eram uma tribo aborígene e primitiva que
    ficava isolada nas densas florestas da América Central. Eles eram conhecidos por suas habilidades de lutar agressivamente e pelas táticas bárbaras e violentas ao lutarem contra tribos guerreiras. Bruce estava inabalável diante da reputação deles, e se fosse necessário, estaria disposto a dar sua vida para compartilhar o evangelho com eles. Ele passou semanas tentando conquistar sua confiança. Um ocidental jamais havia entrado naquele território antes. Com o passar do tempo, aos poucos, os Bari aprenderam a amar aquele gentil e cuidadoso estrangeiro. À medida que Bruce compartilhava o evangelho com aqueles nativos primitivos, eles vivenciavam uma nova vida em Cristo. O Criador todo-poderoso mudou suas vidas.
    Então, aquela tribo antes violenta e guerreira tornou-se uma força pela paz em toda a região. Justamente quando Bruce estava fazendo um progresso real para o evangelho, o inesperado aconteceu. Guerrilheiros colombianos o sequestraram e o mantiveram em um esconderijo secreto nas profundezas da selva.
    O exército colombiano tentou recrutar os Bari para guerrear contra os guerrilheiros. Eles se recusaram dizendo: “Violência apenas gera violência”. Bruce foi mantido em horríveis condições por cinco meses,
  2. mas foi capaz de superar as circunstâncias. Ele ganhou a confiança de seus capturadores. Por fim, eles lhe deram uma Bíblia. Dia após dia, ele compartilhou a Palavra de Deus com eles. Mais de 100 daqueles
  3. guerrilheiros rebeldes aceitaram a Cristo e abandonaram a tropa da guerrilha, depuseram suas armas e
  4. voltaram à sociedade como cidadãos colombianos produtivos. Apesar das forças malignas posicionadas
  5. contra Bruce Olsson, o Criador todo-poderoso tinha um plano para sua vida, e todos os poderes do inferno não podiam destruí-lo. Nosso Criador não tinha apenas um plano para a vida de Bruce Olsson; Ele
  6. tem um plano para nossa vida, mas é ainda melhor do que isso.
  1. A CRIAÇÃO FALA DE UM DEUS QUE DESEJA COMUNHÃO PESSOAL E
    RELACIONAMENTO ÍNTIMO

    Salmo 139:18…. Ele forma seus corações individualmente…
    O Desejado de Todas as Nações, p. 125: “Nosso Redentor tem sede de reconhecimento. Tem fome da simpatia e do amor daqueles que comprou com Seu próprio sangue”.
    O sábado é um memorial da criação e um símbolo de Seu poder, amor e cuidado.
    Apelo:
    Segure-se em Seu poder, busque Seu plano e desfrute de Sua comunhão.

a d v . s t / s e m a n a d a e s p e r a n c a
FICHA TÉCNICA
Material produzido pela Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Coordenação Geral: Departamento de Evangelismo
Autor: Pr. Mark Finley
Colaboração: Luís Gonçalves e Bruno Raso
Capa e diagramação: Antonio Abreu
Fotos da capa: Shutterstock
Tradução e revisão: Departamento de Tradução da DSA
Ano: 2021