A ESCOLA SABATINA: 166 ANOS FAZENDO DISCÍPULOS AO ESTILO DE JESUS

aniversario escola sabatina

A ESCOLA SABATINA: 166 ANOS FAZENDO DISCÍPULOS AO ESTILO DE JESUS “E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar” (Marcos 3:13, 14). O texto: Lemos Marcos 3:13, 14.

Fazer discípulos é a razão de ser da igreja. A Igreja Adventista do Sétimo Dia foi organizada com esse propósito supremo. A missão encomendada em Mateus 28:19, 20 continua sendo o desafio da igreja em todos os tempos. No entanto, essa tarefa permanece inacabada, e a igreja continua a trabalhar com o objetivo de cumprir fielmente a grande comissão. Assim, surge a questão do passado: Como vamos fazer isso? Se a questão é fazer discípulos, quem poderia ser nosso mestre e modelo? Quem fez discípulos e como os fez? A resposta é: JESUS, o Mestre. A Bíblia nos conta que Jesus fez, de doze homens comuns, discípulos de fé, homens que transtornaram o mundo (At 17:6) com esperança e fé. E tanto foi o impacto daqueles homens que Paulo diz em Romanos 1:8 que o mundo inteiro fala da fé dos discípulos. Todo mundo falava de Cristo! Propósito da mensagem: Conhecer como JESUS FEZ DISCÍPULOS e como a Escola Sabatina continua fazendo discípulos de acordo com o modelo de Jesus registrado em Sua Palavra através de Seus quatro objetivos. Nós os revisamos? (1) estudo da Bíblia, (2) confraternização, (3) testemunho e (4) missão mundial.

I. ENSINOU-LHES A COMUNHÃO “PARA ESTAREM COM ELE” (Marcos 3:14). O tema da comunhão é apresentado claramente por Marcos. João, o discípulo amado, também o faz. Em 1 João 1:3, o escritor inspirado argumenta que “nossa comunhão verdadeiramente é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo”. Aqui, “comunhão” (do grego koinonia) significa relacionamento, intimidade, e implica compartilhar algo com alguém. É exatamente assim que Deus quer viver conosco: em proximidade e comunicação. Em João 15, também encontramos uma compreensão clara do tipo de intimidade, ou relacionamento que Jesus Cristo deseja manter conosco. No versículo 4, Jesus Cristo afirma: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês”. A palavra “permanecer” é uma tradução do termo grego mena, que significa “permanecer ou manter contato por um tempo contínuo”. O que essa palavra sugere, então, é que os discípulos devem manter com Cristo um relacionamento íntegro, de total dependência dEle. Além disso, a palavra “permanecer” é precedida pelo condicional “se”. Isso implica responsabilidade por parte do discípulo a fim de que, obedecida a condição de permanência, a promessa seja cumprida. A comunhão começa com o ESTUDO DA BÍBLIA. Não podemos ter uma comunhão real que não inclua a Bíblia como ingrediente principal. Somos o povo da Bíblia. Aplicação: A Escola Sabatina tem como primeiro objetivo: O ESTUDO DA BÍBLIA. Desde suas origens, a Escola Sabatina nos motiva a ler a Bíblia, a examiná-la todos os duas a fim de encontrar a direção de Deus e ser fortalecidos. Isso é comunhão. O discípulo que não se alimenta diariamente através do estudo da Bíblia simplesmente morrerá, porque é isso que acontece com o ser humano quando ele não come. Por isso, Jesus disse: “NÃO SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM, MAS DE TODA PALAVRA QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS” (Mt 4:4). O estudo da Bíblia é o alimento do cristão. Se o cristão quer permanecer forte, deve comer a Palavra de Deus na primeira hora de cada manhã, estudando a Bíblia através da LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA. Nós, adventistas, não estudamos a lição, mas a Bíblia através do guia de estudo.

II. ORGANIZOU-OS COMO UNIDADE DE AÇÃO E EM DUPLAS DISCIPULADORAS:

“DESIGNOU DOZE” (Marcos 3:14). Provavelmente, o quadro mais impressionante de uma igreja que se relacionava intensamente é apresentado em Atos 2:42-47, que descreve a igreja apostólica. Ellen White escreve: “Não nos devemos manter afastados de nossos semelhantes, antes aproximar-nos bem deles; pois sua alma é tão preciosa como a nossa. É-nos possível levar-lhes a luz aos lares, pleitear com eles num espírito brando e submisso a Deus para que se elevem ao exaltado privilégio que lhes é oferecido, orar com eles quando parecer oportuno, e mostrar-lhes que podem atingir as mais altas realizações, falando-lhes então prudentemente das sagradas verdades para estes últimos dias” (Testemunhos Seletos, v. 1, p. 459, 460). O bom relacionamento tem o objetivo de compartilhar ricas bênçãos com as pessoas, entre elas: iluminar suas vidas com as orientações da Palavra de Deus; orar com elas; descobrir a vontade de Deus para suas vidas; obter conselhos necessários para o caminho rumo à eternidade. Como Jesus fez discípulos? • Organizou Seu grupo ou unidade – “Jesus chamou os seus discípulos” (Mc 8:1, NVI). Jesus não discipulou multidões, porque Ele não faz discípulos com muitos, mas com poucos. Em três anos e meio, Jesus ensinou-lhes tudo o que era necessário para que, quando Ele não estivesse com eles, com a ajuda do Espírito Santo, os discípulos fizessem uma obra maravilhosa (ver Romanos 1:8). Imagina? Todo mundo falava da fé dos cristãos. • Ele os enviou de dois em dois – “Chamou Jesus os doze e passou a enviá- los de dois a dois, dando-lhes autoridade sobre os espíritos imundos” (Mc 6:7). É impressionante ler a citação de Ellen G. White: “Teria muito mais êxito a obra evangélica em nossos dias, fosse esse exemplo mais estritamente seguido” (O Desejado de Todas as Nações, p. 242). O contexto da declaração está se referindo a como Jesus enviou Seus discípulos de dois em dois, em duplas discipuladoras em nosso jargão atual, para cumprir a missão de evangelizar. Simplesmente, a citação nos dá a chave para ter muito mais sucesso. E quem não gostaria de ter muito mais sucesso no cumprimento da missão? Então, sigamos fielmente os passos de Jesus, e somente assim a igreja alcançará o êxito que deseja.

Aplicação: O segundo objetivo da Escola Sabatina é CONFRATERNIZAÇÃO.

As Unidades de Ação ou Classes de Escola Sabatina têm esse fim. Jesus nos criou como seres sociais e relacionais. Portanto, para que a missão se cumpra, é importante o trabalho como Unidades de Ação da Escola Sabatina no templo e nos pequenos grupos nas casas. Assim como a comunhão é a base do discipulado segundo Jesus, o relacionamento é importantíssimo. O propósito do relacionamento ou confraternização é o cumprimento da missão.

III. ELE LHES DEU A MISSÃO DE “IR PREGAR ” (Marcos 3:14). Para que fomos chamados? Essa pergunta é muito séria. A Bíblia diz que quando Jesus chamou Seus discípulos, Ele os chamou com dois propósitos, de acordo com Marcos 3:13, 14.

(1) Para ESTAR com ELE e

(2) para ENVIÁ-LOS para pregar. Estar com ELE é COMUNHÃO. Porém, essa é a metade do chamado. Há outra parte que devemos fazer: IR PREGAR. Sempre que Deus chamou alguém, Ele lhe confiou uma missão. Todo chamado implica uma missão. Em outras palavras: NÃO HÁ CHAMADO SEM MISSÃO. Então, se você acredita e entende que Deus o chamou, Ele também fez isso para que você cumpra uma missão. Ellen G. White se refere bem quando dize: “Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. Aquele que bebe da água viva, faz-se fonte de vida” (O Desejado de Todas as Nações, p. 166). A função essencial da igreja é a proclamação do evangelho. Assim, a natureza essencial da proclamação apostólica se expressa em dois conceitos utilizados em todo o Novo Testamento, com as palavras gregas kerusso, “proclamar como um arauto”, e euangelizo, “dar boas-novas”. Nesse sentido, toda a igreja é chamada para cumprir a missão de pregar o evangelho; de compartilhar o evangelho com seus semelhantes.

E a forma é simples: ENSINANDO-LHES, e para ensinar, eu tenho que ABRIR A BÍBLIA, A PALAVRA DE DEUS. Dar ESTUDOS BÍBLICOS ou ensinar a Bíblia para nossos semelhantes não é uma tarefa opcional na Bíblia; é um MANDATO. É de vida ou morte. A MISSÃO PARA JESUS A Bíblia nos ensina que o cumprimento da missão para Cristo era de vida ou morte. Jesus disse: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra” (Jo 4:34). O que acontece se o ser humano não come? Mais cedo ou mais tarde ele vai morrer. Isso é o que Jesus queria nos ensinar. Que o discípulo de Jesus deve pregar o evangelho, deve cumprir a missão para não morrer.

O TERRENO MISSIONÁRIO É COMPOSTO PELOS MEUS AMIGOS, VIZINHOS E FAMILIARES.

Aplicação: O terceiro e o quarto objetivos da Escola Sabatina são testemunho e missão mundial. Claramente, os dois últimos objetivos têm a ver com a missão. Daí a grande importância do cumprimento da missão. E a Escola Sabatina é 100% missionária. “O único meio de crescer em graça é achar-se interessado em fazer exatamente a obra que Cristo nos ordenou fazer” (Serviço Cristão, p. 76). O discípulo precisa comer para viver. Precisa cumprir a missão. Então, Deus nos dá a missão porque quer que cresçamos. Discípulos fortes e produtivos é o que Deus quer e, portanto, Ele nos dá a missão. “O primeiro impulso do coração regenerado é levar outros também ao Salvador” (O Grande Conflito, p. 70). “Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário” (O Desejado de Todas as Nações, p. 128). Uma vida regenerada por Cristo quer naturalmente proclamar aos quatro ventos o que Jesus operou a seu favor. Essa pessoa não permanecerá em silêncio, mas desejará compartilhar essas boas-novas de salvação. Isso foi real com o gadareno endemoninhado (Marcos 5:18-20). Quando todos participam na missão, a colheita é abundante. Quando poucos participam, a colheita é pequena. Você quer ter uma campanha de colheita abundante? Então, envolva todos os membros de sua igreja. “Os cristãos cujo zelo, fervor e amor crescem constantemente não apostatam nunca” (Review and Herald, 7 de junho de 1887, em Serviço Cristão, p. 81). Se você quiser que sua igreja perca menos membros por apostasia, envolva-os na missão. É simples.

CONCLUSÃO Fazer discípulos de acordo com o modelo de Jesus não é uma tarefa complicada, e é que tudo o que Jesus nos ensinou é simples. Até as crianças e os menos entendidos poderiam entender. O problema acontece quando nós, seres humanos, queremos colocar tanta técnica e tantas coisas da nossa criatividade para deixar um legado que fazemos da missão uma tarefa titânica. E não deveria ser assim. É por isso que hoje vimos que um discípulo de acordo com Jesus deve VIVER EM COMUNHÃO, RELACIONAMENTO E MISSÃO. Fácil e simples. E o lugar ideal para essa tarefa é a ESCOLA SABATINA com seus quatro objetivos. Chamado: Você quer ser um discípulo? Então, você só precisa estudar a Bíblia todos os dias, vive rem comunidade em uma Unidade de Ação da Escola Sabatina aos sábados no tempo e durante a semana como um pequeno grupo em casas e, finalmente, cumprir a missão pregando a Palavra de Deus e levando as pessoas a ler e estudar a Bíblia, isto é, dando um estudo bíblico. Todos os ministérios e dons devem terminar abrindo a Bíblia. Oremos. Pr. Heyssen J. Cordero Maraví ESCOLA SABATINA UNIÃO PERUANA DO SUL