BENÇÃOS E MAIS BÊNÇÃOS - Curso Bíblico em Paz com Deus

Não existe um justo desamparado, nem os seus filhos passando necessidade, porque Deus é manancial de bênçãos, e as derrama em abundância sobre Seus fi lhos fiéis. No entanto, Ele não deseja que O sirvamos apenas por interesse nas bênçãos, mas porque O reconhecemos como nosso soberano Criador e Sustentador. O Senhor não compra a lealdade dos Seus filhos. Ele espera que eles estejam dispostos a devolver-Lhe voluntariamente a glória e honra que Lhe pertencem. O filho que faz assim será como uma árvore frutífera.

  1. Com o que Jeremias compara o homem que confia em Deus? Jeremias 17:7, 8 ________________________________________ ________________________________________
    Deus não nos criou para viver uma vida improdutiva. A pobreza e a miséria são frutos da entrada do pecado. Enquanto Adão e Eva caminhavam com Deus,

    eram felizes e abençoados: “O Senhor colocou nossos primeiros pais no Jardim do Éden. Cercou-os de tudo aquilo que lhes poderia trazer felicidade, e lhes ordenou que O reconhecessem como o possuidor de todas as coisas. Fez crescer, no jardim, toda a árvore agradável à vista ou boa para comer; mas, dentre elas, fez uma reserva. De todas as demais, Adão e Eva poderiam comer livremente; mas, sobre essa única árvore, disse Deus: ‘Dela não comerás.’ Aí estava a prova de sua gratidão e lealdade a Deus” (Conselhos Sobre Mordomia, p. 39). Infelizmente, eles não cumpriram o pacto de fidelidade a Deus. O pecado os separou de Seu Criador, trazendo pobreza e miséria. Apesar disso, se formos a Jesus e aprendermos a confiar nEle, desfrutaremos das bênçãos divinas.
  2. Abraão foi um desses homens abençoados por Deus. O que Deus tinha nos Seus planos ao abençoá-lo? Gênesis 12:1 ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
    Deus abençoou Abraão para que ele fosse uma bênção aos outros. Quando Deus nos abençoa não é apenas para o nosso próprio bem, mas também para que nos tornemos canais de bênçãos.
  3. O que Deus prometeu àqueles que compartilham as bênçãos com outros? João 6:38 ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
    Aquele que compartilha mais, receberá mais. Esse é um princípio de vida. Embora o ser humano natural acredite que se entregar mais ficará com
    menos, Deus ensina que a maneira de multiplicar o que se possui é compartilhando aquilo que se recebe de Deus.
  4. Deve o cristão evitar a riqueza?
    “A Bíblia não condena o rico porque é rico; não declara que a aquisição de riqueza é pecado, tampouco diz que o dinheiro é a raiz de todos os males. Pelo contrário, declaram as Escrituras que é Deus quem dá poder para adquirir riqueza. E essa capacidade é um precioso talento, uma vez que seja consagrada a Deus e empregada no avanço de Sua causa” (Conselhos Sobre Mordomia, p. 86). ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
  5. De que jeito a riqueza transforma-se em perigo?
    “Ensinam as Escrituras que a riqueza só é uma posse perigosa quando posta em competição com os tesouros imortais. É quando o que é terreno e temporal absorve os pensamentos, as afeições, a devoção que Deus requer, que se torna uma cilada. Os que estão trocando o peso eterno de glória por um pouco do brilho e dos ouropéis da Terra, as eternas habitações por um lar que na melhor das hipóteses poderá ser seu apenas por alguns anos, fazem insensata escolha” (Ibid.). ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
  6. Qual foi a advertência divina a Seu povo antes de ele entrar na terra prometida? Deuteronômio 8:11-18 ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
    “Não é a taça vazia que nos é difícil carregar; é a taça cheia até à borda que deve ser cuidadosamente equilibrada. A aflição e a adversidade podem causar muitos inconvenientes e podem trazer grande crise; mas a prosperidade é que é perigosa para a vida espiritual. A menos que o súdito humano esteja em constante submissão à vontade de Deus, a não ser que seja santificado pela verdade, e tenha a fé que opera por amor e purifica a alma, a prosperidade certamente despertará a inclinação natural para a presunção” (Conselhos Sobre Mordomia, p. 92).
  7. Qual deve ser a motivação em tudo aquilo que o cristão fizer?
    “O amor precisa ser o móvel de ação. O amor é o princípio básico do governo de Deus no Céu e na Terra, e deve ser o fundamento do caráter cristão. Isto unicamente pode torná-lo e guardá-lo inabalável; habilitá-lo a resistir às provas e tentações” (Ibid., p. 120). ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
  8. De que forma esse amor é revelado na vida do cristão?
    “E o amor será revelado no sacrifício. O plano de salvação foi estabelecido através de sacrifício, um sacrifício tão profundo, amplo e alto, que é incomensurável. Cristo entregou tudo por nós; e os que aceitam a Cristo estarão prontos para sacrificar tudo pela causa de seu Redentor. O pensamento de Sua honra e glória terá precedência sobre todas as outras coisas” (Ibid.). ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
  9. O que dá sentido a tudo que fazemos?
    “É o motivo que imprime cunho às nossas ações, assinalando-as com ignomínia ou elevado valor moral. Não são as grandes coisas que todos os olhos veem e toda língua louva, que Deus reputa mais preciosas.


Os pequenos deveres cumpridos com contentamento, as pequeninas dádivas que não fazem vista, e podem parecer destituídas de valor aos olhos humanos, ocupam muitas vezes diante de Deus o mais alto lugar. Um coração de fé e amor é mais precioso para Deus que os mais custosos dons” (Conselhos Sobre Mordomia, p. 109). ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________

  1. Que promessa extraordinária Deus fez a Daniel, antes de o profeta descansar? Daniel 12:13 ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
    Todos nós descansaremos um dia, se Jesus não regressar antes; porém, se tivermos sido fiéis a Deus e generosos com Sua igreja, nos levantaremos na manhã da ressurreição para receber a nossa herança.
    MINHA DECISÃO: Reconhecendo que Deus é o meu Criador e Salvador, decido ser fiel a Ele na devolução de meu ser inteiro, da minha vida, do meu corpo, dos dízimos santos e das minhas ofertas liberais. ________________________________________ ________________________________________ __________________________________