A MILHA DO AMOR - Curso Bíblico em Paz com Deus

Numa tarde quente de verão, o pai pediu ao filho que lhe trouxesse um copo com água. O garoto demorou, mas quando apareceu trazia juntamente com o copo com água outro com suco de laranja. O pai, emocionado, perguntou: – Eu não lhe pedi apenas um copo com água? – Sim, meu pai, mas eu amo você tanto que decidi lhe preparar um copo com suco. Os dízimos são o copo com água. As ofertas, o suco de laranja.

  1. O que reconhecemos quando devolvemos o dízimo a Deus?
    “Deus tem direito sobre nós e tudo o que temos. Seu direito está acima de qualquer outro. E, em reconhecimento desse direito, ordena que Lhe demos uma parte proporcional fixa de tudo o que Ele nos dá. Essa parte específica é o dízimo. Sob a direção do Senhor, foi-Lhe consagrado nos tempos mais remotos” (Conselhos Sobre Mordomia, p. 43).

    Embora tudo que o cristão faz seja movido pelo amor, a devolução dos dízimos não é precisamente uma demonstração de amor, e sim, de obediência. ________________________________________ ________________________________________
  2. Como demonstrou Deus Seu amor para conosco? Romanos 5:8; João 3:16 ________________________________________ ________________________________________
    “O espírito de liberalidade é o espírito do Céu. O abnegado amor de Cristo é revelado na cruz. Para que o homem pudesse ser salvo, deu Ele tudo quanto possuía, e em seguida Se deu a Si mesmo. A cruz de Cristo apela para a beneficência de todo seguidor do bendito Salvador” (Ibid., p. 8).
  3. De que forma devemos responder a esse amor?
    “A cruz de Cristo apela para a beneficência de todo seguidor do bendito Salvador. O princípio ali ilustrado é dar, dar. Isto levado a efeito em real beneficência e boas obras, é o verdadeiro fruto da vida cristã. O princípio dos mundanos é adquirir, adquirir, e assim esperam conseguir felicidade; mas, levado a efeito em todos os seus aspectos, o fruto é miséria e morte” (Ibid.). O amor do ser humano a Deus, por tudo o que Jesus fez na Cruz do Calvário, se manifesta nas ofertas que Lhe entregamos. Os dízimos são o nosso dever, as ofertas são a expressão de nosso amor e gratidão. ________________________________________ ________________________________________
  4. Como podemos demonstrar que temos um coração generoso e agradecido a Deus? Êxodo 35:29 ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________

    Os filhos de Israel tinham o coração grato e traziam oferta voluntária a Deus. “Para que o homem não perdesse os benditos resultados da caridade, nosso Redentor formou o plano de alistá-lo como coobreiro Seu. Deus poderia ter atingido o Seu objetivo de salvar pecadores, sem o auxílio do homem; mas sabia que o homem não poderia ser feliz sem desempenhar uma parte na grande obra. Por uma cadeia de circunstâncias que haveriam de despertar no homem os sentimentos de caridade, concede-lhe Ele os melhores meios de cultivar a beneficência, e o conserva dando habitualmente para ajudar os pobres e para avançar Sua causa” (Conselhos Sobre Mordomia, p. 7).
  5. Como devemos nos apresentar diante de Deus para adorá-Lo? Deuteronômio 16:16, 17, 10 ________________________________________ ________________________________________
    O povo de Israel nunca se apresentava diante de Deus com as mãos vazias. Sempre levava uma oferta de amor. “O ouro e a prata pertencem ao Senhor; e Ele os poderia fazer chover do Céu, se o quisesse. Mas em vez disso fez Ele do homem o Seu mordomo, confiando-lhe recursos não para que fossem acumulados, mas usados em benefício de outros. Deste modo torna o homem o meio pelo qual distribui Suas bênçãos na Terra. Deus planejou o sistema de beneficência, a fim de que o homem se pudesse tornar como seu Criador: de índole benevolente e abnegada, e ser finalmente co-participante de Cristo, da eterna, gloriosa recompensa” (Ibid., p. 8).
  6. Que critério devemos seguir ao ofertar? 2 Coríntios 9:7, 8; Provérbios 11:24, 25 ________________________________________ ________________________________________
    As ofertas são voluntárias. Cada um entrega ao Senhor segundo as bênçãos recebidas. A promessa divina é que quem der mais, mais receberá. O povo de Israel dava como ofertas o equivalente a um segundo dízimo. “A fim de promover a reunião do povo para serviço religioso, bem como para se fazerem provisões aos pobres, exigia-se um segundo dízimo de todo o lucro” (Beneficência Social, p. 273).
  7. Qual é o conselho do Espírito de Profecia aos ricos?
    “Deve o rico consagrar tudo a Deus, e aquele que é santificado pela verdade no corpo, na alma e no espírito, também dedicará a Deus sua propriedade, e se tornará o instrumento pelo qual outras pessoas serão alcançadas. Em sua experiência e exemplo, será demonstrado que a graça de Cristo tem poder para vencer a cobiça e a avareza, e o rico que devolve a Deus os bens que lhe foram confiados será considerado mordomo fiel, e poderá apresentar aos outros o fato de que em cada real dos bens que acumulou estão estampadas a imagem e a inscrição de Deus” (Conselhos Sobre Mordomia, p. 17, 18). ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
  8. Qual é o conselho aos pobres?
    “As ofertas do pobre, dadas com abnegação para ajudar a difundir a preciosa luz da verdade salvadora, não somente serão um cheiro suave a Deus e a Ele inteiramente aceitável como dádiva consagrada, como também o próprio ato de dar expande o coração do doador e o une cada vez mais ao Redentor do mundo. Ele era rico, mas por amor de nós Se fez pobre, para que pela Sua pobreza enriquecêssemos. As menores quantias dadas alegremente pelos que estão em condições limitadas são plenamente aceitáveis a Deus, e até de maior valor, à Sua vista, do que as ofertas dos ricos que podem dar seus milhares, sem, contudo, exercerem abnegação ou sentirem falta” ( Conselhos Sobre Mordomia, p. 20). ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
  9. Por que o Senhor nos dá bênçãos materiais?
    “Nenhum daqueles cujo caráter estiver maculado com a nódoa imunda do egoísmo, poderá entrar no Céu. Portanto, Deus nos prova aqui, concedendo-nos posses temporais, para que o uso que disso fizermos possa revelar se nos poderão ser confiadas as riquezas eternas” (Ibid, p. 13). ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
  10. No final, o que levaremos deste mundo? 1 Timóteo 6:7 ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
    MINHA DECISÃO: Tendo entendido que as ofertas são uma expressão do meu amor a Deus, desejo ser cada vez mais generoso nas minhas ofertas e crescer a cada dia na minha experiência de fé (2 Pedro 3:11). ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________