A DEUS TODA A HONRA-Curso Bíblico em Paz com Deus

LIÇÃO 1

  1. Que visão majestosa teve João a respeito de Deus? Apocalipse 4:1 _________________________________________ ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ _________________________________________
    Deus merece toda a nossa honra e louvor por ser o Soberano Criador dos céus e da Terra. A glória e honra Lhe pertencem por direito próprio. Ele não precisa delas. Nós é que precisamos adorá-Lo e render-Lhe honra. Isso nos proporciona segurança e confiança diante das dificuldades da vida. Reconhecendo-O como Deus soberano e eterno, teremos consciência de que não estamos sós nesta vida. “O Senhor te guardará de todo mal; Ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre” (Salmo 121:7, 8).

    João viu Deus em Seu trono. Não era o trono de um ditador que obriga seus súditos a adorá-lo, mas o de um Rei misericordioso e Pai de amor que transmite vida a Seus filhos. Davi declara: “Justiça e juízo são a base do Teu trono; misericórdia e verdade vão adiante do Teu rosto” (Salmo 89:14).
  2. Na visão de João, o que faziam os querubins diante do trono? Apocalipse 4:8 _________________________________________________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
    O impacto do amor de Deus era tão grande que, na visão de João, os querubins se ajoelhavam e reconheciam a santidade desse Deus maravilhoso.
  3. Na mesma visão, o que faziam os anciãos ao ouvirem o louvor dos querubins? Apocalipse 4:10-12 ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
    Os 24 anciãos da visão de João também reconheciam esse amor e, por isso, declaravam: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas.” O amor e o poder de Deus são sempre motivos para adorá-Lo.
  4. Qual era a atitude de Adão e Eva, no Jardim do Éden, diante do amor de Deus?
    “Adão e Eva estavam encantados com as belezas de seu lar edênico. Eram deleitados com os pequenos cantores em torno deles, os quais usavam sua brilhante e graciosa plumagem, e gorjeavam seu feliz, jubiloso canto. O santo par unia-se a eles e elevava sua voz num harmonioso cântico de amor, louvor e adoração ao Pai e a Seu amado Filho pelos sinais de amor ao seu redor. Reconheciam a ordem e a harmonia da criação, que falavam de sabedoria e conhecimento infinitos” (Ellen G. White, História da Redenção, p. 23).* _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
  5. Deus precisa da adoração de Suas criaturas? Atos 17:24, 25 _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
    Deus não Se alimenta da adoração dos seres criados. Ele não precisa que O adoremos para ser Deus. Não é um ditador que obriga Seus súbditos a adorá-Lo para sentir-Se importante.
  6. Então, por que deveríamos adorá-Lo? Salmo 66:1-4 ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
    “Pela bondade de Deus, fomos circundados de inúmeras bênçãos. Há testemunhas do Seu amor por todo lado. Pode-se dizer que a natureza se regozija ao nosso redor. As belas coisas no céu e na Terra exprimem o amor e o favor do Senhor dos Exércitos para com os habitantes do mundo. A luz do Sol e a chuva descem sobre os maus e os bons. Os montes e os mares e as planícies falam todos eloquentemente ao coração do homem acerca do amor do Criador. É Deus que faz desabrochar o botão, frutificar a flor, e é Ele que nos supre as necessidades diárias. Nem uma andorinha cai sem que o Pai o note. Nosso espírito deve erguer-se em reconhecimento e adoração ao Doador de todo dom perfeito” (Para Conhecê-Lo, p. 141).
  1. Qual é a natureza do caráter de Deus? 1 João 4:7-9 _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
    “‘Deus é amor’, está escrito sobre cada botão que desabrocha, sobre cada haste de erva que brota. Os amáveis passarinhos, a encher de música o ar, com seus alegres trinos; as flores de delicados matizes, em sua perfeição, impregnando os ares de perfume; as altaneiras árvores da floresta, com sua luxuriante ramagem de um verde vivo – todos testificam da terna e paternal solicitude de nosso Deus, e de Seu desejo de tornar felizes os Seus filhos” (Caminho a Cristo, p. 10).
  2. Como o amor de Deus se manifesta em nossa vida?
    “A natureza e a Revelação, ambas dão testemunho do amor de Deus. Nosso Pai celeste é a fonte de vida, de sabedoria e de felicidade. Contemplem as belas e maravilhosas obras da natureza. Considerem a sua admirável adaptação às necessidades e à felicidade, não só do homem, mas de todas as criaturas viventes. O sol e a chuva, que alegram e refrigeram a terra; as colinas, e mares e planícies – tudo nos fala do amor de quem tudo criou. É Deus quem supre as necessidades cotidianas de todas as Suas criaturas” (Ibid., p. 9). _________________________________________ ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
  3. O que devemos fazer em vista do infinito amor de Deus? Salmo 96:7, 8; Provérbios 1:7 ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
    A palavra “temor” não se refere ao medo, mas ao respeito e à reverência conquistados pelo amor de Deus.
  4. O que farão os remidos pela eternidade? Apocalipse 5:13 ________________________________________ _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________
    Se os redimidos renderão glória e honra a Deus pela eternidade, é porque eles aprenderam a adorá-Lo neste mundo. Adorar é simplesmente reconhecer que Deus é Deus, que tudo o que somos e temos Lhe pertence; é render-Lhe a glória que Ele merece.
    MINHA DECISÃO: Reconhecendo que Deus é o meu Criador Soberano e Eterno e que cuida de mim, desejo render-Lhe glória e honra neste mundo para seguir louvando-O na vida eterna. _________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ______________________________________