ORANDO POR PAZ

Hands on a globe — Image by © Royalty-Free/Corbis


Texto bíblico: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz” (Jeremias 29:7).

Reflexão: Deus é um Deus de paz, e não de guerra. Apesar de muitas histórias bíblicas estarem marcadas por sangue, essas guerras não eram uma representação do caráter de Deus, mas consequências da desobediência de Seu povo. No entanto, após terem desobedecido e recebido consequências, Deus ainda provia um meio de escape para aqueles que eram fiéis a Ele, como foi o caso dos judeus exilados no período em que Ester foi rainha da Média-Pérsia.

Deus já havia concedido várias oportunidades para eles voltarem a seu lar. Um grande número voltara, mas milhares estavam acomodados àquele país estrangeiro e decidiram permanecer na Medo-Pérsia. Entre eles, estava Mardoqueu, primo da rainha Ester, aquele que a criara desde que ela se tornara órfã.

Mardoqueu amava a Deus, e mesmo vivendo em meio a um povo pagão, demonstrava aos outros sua fidelidade a Deus. Quando Hamã, um oficial do rei, exigiu que todos se curvassem diante dele, Mardoqueu se recusou e, ainda que soubesse que as consequências poderiam ser perigosas, permaneceu firme em adorar somente ao Deus do Céu. Isso enfureceu muito Hamã que, movido por Satanás, enganou o rei e conseguiu promulgar uma lei que permitiria o massacre de todos os judeus dispersos nas províncias da Média-Pérsia.

Apesar de Mardoqueu saber que uma lei assim seria quase impossível de ser revogada, ele cria que Deus estava no controle de tudo e entendeu que, através de sua sobrinha Ester, Deus operaria um milagre. Afinal, por que uma menina judia, teria sido escolhida como rainha?

Mardoqueu poderia ter se acomodado com o pensamento de que Ester, em sua posição de rainha, poderia salva sua própria vida e a dele como parente mais chegado, mas seu coração se movia pelos milhares de judeus que talvez nem estivessem tão perto de Deus assim. Portanto, só havia uma coisa a fazer agora: jejuar e orar. Mardoqueu convocou os judeus que viviam em Susã, e eles jejuaram e oraram por três dias, para que Deus libertasse Seu povo.

O que aconteceu nos dias seguintes foi uma série de incidentes miraculosos desde a entrada não autorizada de Ester na presença do rei até o desvendamento do plano maquiavélico de Hamã durante o banquete. Em todas essas coisas, Deus estava operando, e o milagre aconteceu: o povo judeu recebeu autorização para se defender e salvar sua vida.

Mardoqueu queria apenas poupar a vida de seu povo, mas Deus honrou sua fé e lhe concedeu muito mais do que a libertação do povo. A Bíblia relata que ele “foi o segundo depois do rei Assuero, e grande para com os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos” (Et 10:3).

Ao nos aproximarmos de mais um final de ano, frequentemente nossos pensamento se voltam para a palavra “paz”. Ela é muito comentada em jornais e programas de televisão, mas a realidade pode ser bem diferente. Assim como Mardoqueu e seus compatriotas, muitos dos filhos de Deus já têm sido perseguidos por serem fiéis a Ele, e sabemos que todo aquele que for fiel será igualmente provado. Nós temos a promessa de que Deus nos protegerá e de que seremos vitoriosos, mas precisamos buscar uma fé inabalável para suportar as provas e paz para manter nossa confiança inteiramente em Deus.


Atividade: Pense nas leis e movimentos que ameaçam a paz e a liberdade religiosa do povo de Deus. Anote em seu diário de oração e ore regularmente para que Deus nos conceda tempo para levar mais pessoas aos pés de Cristo, e que Ele nos dê paz para suportar a crise final.