INTERCESSÃO E GRATIDÃO


Texto bíblico: “Louvar-te-ei, Senhor de todo meu coração; contarei todas as tuas maravilhas” (Salmo 9:1).

Reflexão: Mais um ano chegou ao fim. Como está seu coração? Cheio de recordações tristes, dos problemas e sofrimentos que você passou este último ano ou cheio de gratidão pelas bênçãos que Deus derramou em sua vida a despeito das provações? E como você está encarando o ano novo? Como um ano cheio de desafios a enfrentar e possivelmente mais problemas ainda que no ano anterior, ou como um ano mais perto da volta de Jesus, um ano mais perto do Céu?

Quando Jesus ascendeu ao Céu, os discípulos iniciaram uma nova fase em sua vida. Havia passado aqueles três anos com seu querido Mestre. Haviam passado também muitas provações por escolherem ser Seus seguidores, principalmente nos dias antes de Sua morte e ressurreição. A previsão para o futuro também não era das melhores, pois já havia indícios de que a igreja seria perseguida se continuasse a pregar o evangelho. Mas qual foi a atitude deles naquele recomeço?

“Quando voltaram a Jerusalém, o povo olhava para eles com espanto. Pensava-se que, depois do julgamento e crucifixão de Cristo, se mostrariam abatidos e envergonhados. Seus inimigos esperavam ver-lhes no rosto uma expressão de tristeza e derrota. Ao invés disso, havia simplesmente alegria e triunfo. Sua fisionomia era iluminada por uma felicidade que não provinha da Terra. Não lamentavam malogradas esperanças, mas estavam cheios de louvor e ações de graças a Deus…

“Não mais tinham os discípulos qualquer desconfiança do futuro. Sabiam que Jesus estava no Céu e que continuavam a ser o objeto de Seu compassivo interesse. Sabiam que tinham um amigo junto ao trono de Deus e estavam ansiosos por apresentar ao Pai suas petições em nome de Jesus. Em solene respeito curvavam-se em oração, repetindo a firme Promessa: ‘Tudo quanto pedirdes a Meu Pai, em Meu nome, Ele vo-lo há de dar. Até agora nada pedistes em Meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra’. João 16:23, 24. Estenderam mais e mais alto a mão da fé, com o poderoso argumento: ‘Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós’. Romanos 8:34. (O Desejado de Todas as Nações, p. 589).

Assim como os discípulos fizeram naquele momento, precisamos olhar para as provações do passado com gratidão no coração, como lembranças de que temos um Deus que nos provê a libertação. Também precisamos olhar para o futuro com a esperança de que O mesmo Deus continuará nos guiando apesar de que, por vezes, pareça que estamos sozinhos.

“Devemos louvar mais a Deus ‘pela Sua bondade e pelas Suas maravilhas para com os filhos dos homens’. Salmos 107:8. Nossas devoções não deviam consistir só em pedir e receber. Não pensemos sempre em nossas necessidades, sem nunca nos ocuparmos com os benefícios recebidos. Não oramos demasiado, mas somos ainda mais econômicos em nossas ações de graças. Estamos a receber continuamente as misericórdias de Deus e, no entanto, quão pouco Lhe exprimimos nosso reconhecimento, quão pouco O louvamos pelo que por nós tem feito!” (Caminho a Cristo, p. 106). Você já percebeu que, quando recebemos um presente e não agradecemos ou agradecemos sem prestar muita atenção, normalmente nos esquecemos de quem foi o doador? O mesmo acontece em relação às bênçãos de Deus.

Agradecer a Ele por Suas bênçãos e Sua misericórdia nos ajuda a reconhecer Sua atuação em nossa vida e na vida daqueles por quem oramos. Quando não agradecemos pelas bênçãos recebidas, muitas vezes nos esquecemos delas e nos esquecemos principalmente de que foi Deus quem as concedeu.

Agradecer a Deus também nos ajuda a olhar para o futuro com mais certeza de Sua companhia e direção em nossa vida. Lembre-se que: “Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e Seu ensino em nossa história passada” (Testemunhos Seletos, v. 3, p. 315).



Atividade: Abra seu diário de oração e observe os pedidos que você anotou. Lembre-se das pessoas por quem você intercedeu. Agora comece a marcar ao lado as repostas que Deus enviou e agradeça a Ele por ter ouvido suas orações. Pode ser que algumas ainda não tenham sido respondidas. Essas você vai escrever no seu novo diário para continuar orando por elas no ano que vem.